English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na minha opinião, nada do DNA pode ser considerado "lixo" ou trecho sem função, afinal, evolutivamente e funcionalmente tudo aquilo que "não tem função" naturalmente se perde. Esse "lixo" até seria entendível nos seres humanos, entretanto, Íntrons são encontrados em quase todas as espécies. Acredito que esta seria uma definição erronea.

2006-08-17 03:13:04 · 3 respostas · perguntado por Gustavo K 1 em Ciências e Matemática Biologia

3 respostas

O nome "lixo" genético se dava quando se descobriu os Íntrons, hoje já sabemos que apesar de não codificarem proteínas eles são fundamentais para dar estrutura ao DNA, além de terem nucleotídeos onde a DNApolimerase e a Primase se liga para se ter codificar uma nova fita de DNA, então não podem ser consideradas "lixo", além disto define diferenças entre os indivíduos, qual seria mais fácil analizar éxons que possui já definidos nucleotídeos para dar origem ao indivíduo ou os Íntrons que variam muito mais entre os índividuos, daí são melhores para exames genéticos.

Na síntese proteíca os introns são eliminados em um processo que se denomina Splicing, e o RNAmensageiro é origem de éxons apenas, por isto só se codifica éxons.

Em relação à evolução, nunca ouvi falar mas vc tocou um assunto interessante, moneras apresentam apenas Éxons, e outros organismos tem também Introns, a evolução é muito bela, e pode ter certeza se não descobriram o Porque ainda descobriremos, Teologia não tem muito haver com evolução, mas acho que Deus escreve certo em linhas tortas e aos poucos vamos montando este quebra-cabeça.

Espero ter ajudado,
Um abraço.

2006-08-17 08:10:24 · answer #1 · answered by julio_cesabh@yahoo.com.br 3 · 0 0

Pq os intron são retirados da sequencia na formação do RNAm. No RNAm só há exons.

Os introns são retirados da sequencia de RNAm em um processo chamado splicing

2006-08-17 17:24:52 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Primeiramente, considerando evolução, acredito que os introns existem justamente porque não têm função. Ora, se eles não tem função nem boa nem ruim, então não tem porque serem eliminados já que não faz diferença eles existirem. Se fossem ruins, aí sim, poderia haver uma pressão seletiva. E eles não são decodificados em proteina porque quando o RNAm é feito, ocorrem vários processos antes de se tornar apto a ser transcrito. Um desses processos é a eliminação dos introns, ou seja, um RNAm "maduro" não possui introns.

2006-08-17 14:49:19 · answer #3 · answered by Celinha 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers