English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Sim, pois de certa forma a caridade pressupõe entendimento dos outros e respeito às leis e normas sociais. Assim pelo menos se um não ajudasse ativamente o outro, não atrapalharia, o que já seria uma benção pra humanidade.

2006-08-17 02:59:05 · answer #1 · answered by NONAME 2 · 0 0

o amor entre as pessoas salva o mundo
marcia1402

2006-08-19 03:30:09 · answer #2 · answered by marcia regina 4 · 0 0

A caridade material e a caridade moral
9. "Amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que quereríamos nos fizessem eles." Toda a religião, toda a moral se acham encerradas nestes dois preceitos. .


Desejo compreendais bem o que seja a caridade moral, que todos podem praticar, que nada custa, materialmente falando, porém, que é a mais difícil de exercer-se.

A caridade moral consiste em se suportarem umas às outras as criaturas e é o que menos fazeis nesse mundo inferior, onde vos achais, por agora, encarnados. Grande mérito há, crede-me, em um homem saber calar-se, deixando fale outro mais tolo do que ele. É um gênero de caridade isso. Saber ser surdo quando uma palavra zombeteira se escapa de uma boca habituada a escarnecer; não ver o sorriso de desdém com que vos recebem pessoas que, muitas vezes erradamente, se supõem acima de vós, quando na vida espírita, a única real, estão, não raro, muito abaixo, constitui merecimento, não do ponto de vista da humildade, mas do da caridade, porquanto não dar atenção ao mau proceder de ou trem é caridade moral.

Essa caridade, no entanto, não deve obstar à outra. Tende, porém, cuidado, principalmente em não tratar com desprezo o vosso semelhante. Lembrai-vos de tudo o que já vos tenho dito: Tende presente sempre que, repelindo um pobre, talvez repilais um Espírito que vos foi caro e que, no momento, se encontra em posição inferior à vossa. Lembrai-vos de que Jesus disse que todos somos irmãos e pensai sempre nisso, antes de repelirdes o leproso ou o mendigo.

10. Meus amigos, a muitos dentre vós tenho ouvido dizer: Como hei de fazer caridade, se amiúde nem mesmo do necessário disponho?

Amigos, de mil maneiras se faz a caridade. Podeis fazê-la por pensamentos, por palavras e por ações. Por pensamentos, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem se acharem sequer em condições de ver a luz. Uma prece feita de coração os alivia. Por palavras, dando aos vossos companheiros de todos os dias alguns bons conselhos, dizendo aos que o desespero, as privações azedaram o ânimo e levaram a blasfemar do nome do Altíssimo: "Eu era como sois; sofria, sentia-me desgraçado, mas acreditei no Espiritismo e, vede, agora, sou feliz." Aos velhos que vos disserem: "É inútil; estou no fim da minha jornada; morrerei como vivi", dizei: "Deus usa de justiça igual para com todos nós; lembrai-vos dos obreiros da última hora." As crianças já viciadas pelas companhias de que se cercaram e que vão pelo mundo, prestes a sucumbir às más tentações, dizei: "Deus vos vê, meus caros pequenos", e não vos canseis de lhes repetir essas brandas palavras. Elas acabarão por lhes germinar nas inteligências infantis e, em vez de vagabundos, fareis deles homens. Também isso é caridade.



Caridade! sublime palavra que sintetiza todas as virtudes, és tu que hás de conduzir os povos à felicidade. Praticando-te, criarão eles para si infinitos gozos no futuro e, enquanto se acharem exilados na Terra, tu lhes serás a consolação, o prelibar das alegrias de que fruirão mais tarde, quando se encontrarem reunidos no seio do Deus de amor.
12. Sede bons e caridosos: essa a chave dos céus, chave que tendes em vossas mãos. Toda a eterna felicidade se contém neste preceito: "Amai-vos uns aos outros." Não pode a alma elevar-se às altas regiões espirituais, senão pelo devotamento ao próximo; somente nos arroubos da caridade encontra ela ventura e consolação. Sede bons, amparai os vossos irmãos, deixai de lado a horrenda chaga do egoísmo. Cumprido esse dever, abrir-se-vos-á o caminho da felicidade eterna. Ao demais, qual dentre vós ainda não sentiu o coração pulsar de júbilo, de íntima alegria, à narrativa de um ato de bela dedicação, de uma obra verdadeiramente caridosa? Se unicamente buscásseis a volúpia que uma ação boa proporciona, conservar-vos-íeis sempre na senda do progresso espiritual. Não vos faltam os exemplos; rara é apenas a boa-vontade. Notai que a vossa história guarda piedosa lembrança de uma multidão de homens de bem.

2006-08-17 03:08:10 · answer #3 · answered by Jaqueline K 3 · 0 0

A caridade salva as pessoas, não o mundo. Nós é que devemos melhorar a vida na terra, construindo a Cidade de Deus, segundo Sto. Agostinho, e devemos fazê-lo com responsabilidade, com nosso trabalho, com nossas ações, com nossa participação e com nosso amor (caridade)

2006-08-17 03:03:30 · answer #4 · answered by meb6o 2 · 0 0

A Caridade é uma virtude que pode ajudar, mas com excesso, pode levar o beneficiado a não produzir nada e viciá-lo.

2006-08-17 03:01:16 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Só será salvo quando for totalmente compartilhado o melhor presente ou a maior das 'caridades':
O amor q Jesus teve em morrer na cruz para q este mundo podesse encontrar nele essa salvação.
Lógico q temos q fazer algo pelo nosso próximo...
Mas naum só basta dar o pão q só alimenta o corpo.
E a fome espiritual, carências, amparo mental e traumas naum tratados???
.
a cura para o mundo naum está apenas em obras, mesmo q elas sejam um 'escape' na hra do desespero.
O q fica aterno só é a palabra e o aliemnto do Pai.
Entaum, vamus sair da nossa zona de conforto e se mexer p fazer algo...

2006-08-17 03:00:34 · answer #6 · answered by #Diego# 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers