Eu adoro África tanto que eu vivo nela portanto a África em geral esta em via de desenvolvimento quanto a política de Moçambique eu acho que ela é muito estreita tanto que não é muito divulgada mas e um pais que eu muito admiro e espero conhecer em breve visto que não se encontra em longas distancias com o meu (Angola) quanto a cultura Moçambicana e uma cultura linda como as dos outros países africanos e eu amo o povo Moçambicano bjs
2006-08-16 21:58:19
·
answer #1
·
answered by *Mercedes* 3
·
1⤊
1⤋
As pessoas quando ouvem falar de África pensam que lá so tem guerra, fome, miseria tudo de mal.
em todo mundo há isso também.
penso que em africa (Moçambique) é como os outros paises tem bons momentos e tem os maus. não pensem que em africa não vivem pessoas comus, os de africa como os do resto do mundo são pessoas iguas. beijos
2006-08-17 06:02:17
·
answer #2
·
answered by jandira 1
·
0⤊
0⤋
Dados Básicos
Data da Independência 25 de Junho de 1975
Chefe do Estado Armando Emílio Guebuza
Sistema político Multipartidário (Constituição de 1990 e 2004 )
Assembleia da República 250 lugares (3ªs eleições gerais de 2004 ).
Localização Moçambique é localizado estrategicamente na costa oriental de África Austral, e é a porta de entrada para 6 países do interior.
Area 799 390 km2 (13 000 km2 de águas interiores)
População 19.420.036 (Ano: 2005 - Fonte: INE )
Clima Sub-tropical até tropical (de sul para norte)
Capital Cidade de Maputo (estatuto de província)
Províncias Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Tete, Zambezia, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza, Maputo
Línguas Português (oficial)
Religiões Tradicional africana, Cristã (Católica e Protestante), Islâmica, Hindú
Recursos naturais Energia hidroeléctrica, gás, carvão, minerais, madeiras, terra agrícola
Exportações principais Camarão, algodão, cajú, açucar, chá, copra
Moeda Metical (MT)
Câmbio US$1= 19.663,00 MT (Fonte Banco de Moçambique 14/04/2005)
PIB per capita US$ 236.9 (1998)
PIB crescimento 9% (1999)
Vistos Vistos de entrada podem ser tratados antecipadamente, nas missões Diplomáticas de Moçambique no estrangeiro ou directamente junto da Direcção Nacional de Migração. Vistos de trabalho ou de residência são obrigatoriamente solicitados à Migração.Entretanto, visitantes de Paises onde não existe uma Representação Diplomática Moçambicana, podem comprar Vistos na fronteira.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
Preâmbulo
A Luta Armada de Libertação Nacional, respondendo aos anseios seculares do nosso Povo, aglutinou todas as camadas patrióticas da sociedade moçambicana num mesmo ideal de liberdade, unidade, justiça e progresso, cujo escopo era
libertar a terra e o Homem.
Conquistada a Independência Nacional em 25 de Junho de 1975, devolveram-se ao povo moçambicano os direitos e as liberdades fundamentais.
A Constituição de 1990 introduziu o Estado de Direito Democrático, alicerçado na separação e interdependência dos poderes e no pluralismo, lançando os parâmetros estruturais da modernização, contribuindo de forma decisiva para a
instauração de um clima democrático que levou o país à realização das primeiras eleições multipartidárias.
A presente Constituição reafirma, desenvolve e aprofunda os princípios fundamentais do Estado moçambicano, consagra o carácter soberano do Estado de Direito Democrático, baseado no pluralismo de expressão, organização partidária e no respeito e garantia dos direitos e liberdades fundamentais dos
cidadãos.
A ampla participação dos cidadãos na feitura da Lei Fundamental traduz o consenso resultante da sabedoria de todos no reforço da democracia e da unidade nacional.
2006-08-17 05:53:06
·
answer #3
·
answered by Dilma G 3
·
0⤊
0⤋
Vou lhe falar um pouco de Moçambique.
Entermos de vida: O custo de vida é muito elevado. Um estrangeiro que vai a Moçambique trabalhar recebe mais que o nacional.
2º Cultura: Ultimamente É uma mistura de cultura, um pouco de Brasil, Portugal e o nacional. Mix.
3º Musíca: Esta tudo avançado.
4º Politica Dizem eles " DEIXA ANDAR. Isto é quem esta no poder trata apenas de encher os seus bolços e a população e o País que se dane e se um dos chefes tenta denuciar o outro não adianta porque político não entra na cadeia apenas transferem de cargo se a acusação for grave contratam marginais para matar o queixão. Currupção 100%.
5º Os estrangeiros tem previlegios em moçambique basta ter dinheiro para comprar o que desejar - Hoteis, casa, terras, lojas entre outros. É so sorrir com uma nota no bolço dos chefes que tudo se resolve.
6º Racismo não existe em moçambique.
7º Divertimento é a valer.
8º Muitos estrangeiros descobriram esses pontos e chegam em massa para residirem no País Molesa. Portuguêses, Paquistaneses, Chinese (foram apelidados por FUNCUM), Nigerianos, Indios, Somalenses, Alemãos, Italianos é o que há de mais. Pessas de outros países existem, não são tantos assim.
8º A paissagem é interesante.
10º As Pessoas são totalmente simpaticas.
11º Descriminação não há.
12º Racismo não há.
13º Salári de um chefe em qualquer sector é elevadicimo
14º Quase tudo em Moçambique o governo privatizou e ainda continua privatizando. Lógico para quem tem dinheiro, seja nacional ou estrangeiro. Uma das razões pela existencia de vários estrangeiros.
2006-08-17 05:30:02
·
answer #4
·
answered by Nadira 3
·
0⤊
0⤋
Que é um pais bacana com uma boa diversão, mas para fazer a vida nem pensar,pois é cheia de corrupção e vandalismo,tem gente boa e hospedeira,cultura altamente Africana e boa. Política está caminhando apesa de tantas desavenças só que uma coisa te digo, não existe e nunca existiu um partido se quer da oposição em Moçambiqueo, os que ali estão Sãoa so farsantes da oposição.Com a FRElLMO e o GUEBUZA Moçambiqueo desenvolvera.
2006-08-17 04:46:24
·
answer #5
·
answered by Tanuchamba 3
·
0⤊
0⤋
Em termos gerais a AFRICA interessa e muito aos brasileiros, uma vez que estamos ligados por laços de cultura e muitos usos e costumes.
O problema é que não há divulgação suficiente dos paises africanos, inclusive Moçambique, de sorte que não é bastante quanto eu gostaria
o conhecimento sobre este país.
2006-08-17 04:41:47
·
answer #6
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋