O regime das cheias e vazantes do rio Nilo está ligado ao derretimento da neve nas altas montanhas do interior africano, bem como às chuvas que abundam nas cabeceiras do rio. O volume de água aumenta consideravelmente por volta do mês de julho e as águas barrentas arrastam sedimentos, que são depositados nas margens alagadas: o húmus. Com isso, o solo torna-se fértil ao ponto de permitir uma ótima colheita e os canais de irrigação, construídos desde o período Neolítico, ampliaram a área de aproveitamento agrícola. Dotado de uma abundante flora (papiros, palmeiras e trigo selvagem) e fauna (íbis, crocodilos e hipopótamos), o Nilo sustentou uma das mais antigas civilizações do mundo: o Egito
2006-08-16 06:41:39
·
answer #1
·
answered by Arioli 4
·
0⤊
0⤋
Os fatores geográficos tiveram grande importância para o estabelecimento das populações que se fixaram nas diversas regiões do oriente médio. Quando da estiagem que varreu o interior africano, conseqüência da última grande retração dos gelos em direção aos pólos, os animais começaram a migrar em busca de água, movidos pelo instinto de sobrevivência; atrás deles iam os seus dependentes, os homens pré-históricos, que viviam quase exclusivamente da caça e da pesca. E assim todos foram buscar refúgio no nordeste da África, no vale do rio Nilo.
É preciso levar em conta o modo particularíssimo de povoamento do vale do rio Nilo, para compreendê-lo melhor. Em primeiro lugar, esse vale não foi ocupado desde o início por uma migração homogênea. Na época Paleolítica, toda a África do Norte, coberta pela selva tropical, era percorrida por tribo de caçadores, à exceção do vale do Nilo, devastado periodicamente pelas inundações de um rio mais formidável que o de hoje infestado de animais ferozes. Essas tribos eram das mais diversas origens.
Depois, com a seca produzida na África, durante um período glaciário mais recente, essa parte do continente passou progressivamente de floresta a estepe e, em seguida, de estepe a deserto. Para escapar à seca, sua população nômade se estabeleceu primeiramente em volta dos lagos interiores e depois dos afluentes do Nilo; enfim, quando também estes secaram, foram ocupar as esplanadas dos penhascos que dominam a imensa vala onde corre o rio.
Foi preciso que esses povos, agrupados em famílias reunidas em torno de um chefe, começassem por conquistar uma natureza hostil - a porção do vale que lhes ficava defronte. Quando afinal o conseguiram e se transferiram para seus novos domínios, o Egito de então achou-se dividido em uma grande quantidade de pequenos principados independentes uns dos outros.
Cavando seu leito na rocha, cruzando todo um deserto em busca do mar Mediterrâneo, está o rio Nilo, nascido no interior da África. Em suas margens praticava-se a agricultura, a qual está intimamente ligada ao comportamento do rio, uma vez que o nordeste da África é uma região seca e desértica, em que a água é obtida somente através de açudes e canais de irrigação. A ciclotimia do rio é que vai contribuir inclusive para a formação de uma civilização peculiar, como foi a egípcia.
O regime das cheias e vazantes do rio Nilo está ligado ao derretimento da neve nas altas montanhas do interior africano, bem como às chuvas que abundam nas cabeceiras do rio. O volume de água aumenta consideravelmente por volta do mês de julho e as águas barrentas arrastam sedimentos, que são depositados nas margens alagadas: o húmus. Com isso, o solo torna-se fértil ao ponto de permitir uma ótima colheita e os canais de irrigação, construídos desde o período Neolítico, ampliaram a área de aproveitamento agrícola. Dotado de uma abundante flora (papiros, palmeiras e trigo selvagem) e fauna (íbis, crocodilos e hipopótamos), o Nilo sustentou uma das mais antigas civilizações do mundo: o Egito.
Você está certa!
2006-08-16 06:42:22
·
answer #3
·
answered by Carol 4
·
0⤊
0⤋