Li apenas "Terra Sonâmbula", sobre o qual fiz minha monografia de final de curso, na universidade, e amo tanto essa obra que me emociono só de lembrar.
Outros trabalhos dele tenho lido contos, que encontro na internet. Gosto muitíssimo de tudo o que tenho encontrado, e é um dos meus escritores favoritos, atualmente.
2006-08-16 03:56:05
·
answer #1
·
answered by Andréa 4
·
0⤊
0⤋
Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, livro do moçambicano Mia Couto que vou lendo agora, é desses que, no modo de narrar os fatos, descrever as pessoas, lugares e tramas, amplia as margens e possibilidades da própria lÃngua. Não é à tôa que Mia Couto é situado pela crÃtica entre Guimarães Rosa e José Saramago.
Veja nesse trecho como ele trata o desprezo que polÃticos contemporâneos, de qualquer lugar, inspiram nas pessoas comuns:
“Cruzamo-nos com um luxuoso automóvel enterrado no areal. Quem traria viatura da cidade para uma ilha sem estrada?
- Olha, é o Tio UltÃmio! - e acenam.
Meu Tio UltÃmio, todos sabem, é gente grande na capital, despende negócios e vai politicando consoante as conveniências. A polÃtica é a arte de mentir tão mal que só pode ser desmentida por outros polÃticos. UltÃmio sempre espalhou enganos e parece ter lucrado, acumulando alianças e influências. No entanto, ele ali se apresenta frágil, à mercê de uma pobre mão. No tractor comentam vastamente o carro afocinhado, rodas enfronhadas na areia. Mas não param. Ainda há alguns que insistem nos deveres solidários. Mas Fulano Malta é terminante:
- Ele que se desenterre - é sua arreganhada sentença.”
2006-08-16 10:53:52
·
answer #2
·
answered by neisimples 5
·
1⤊
0⤋
Eu comprei "Terra Sonâmbula" mas ainda não tive tempo de ler. Porém fiz Letras e na minha faculdade tem a disciplina Literatura Africana, pra quem faz o curso de Literaturas, que foi o que eu fiz.
Ele já é um autor consagrado e conhecido internacionalmente.
Pena que a Literatura (a boa literatura) seja tão mal divulgada.
2006-08-16 11:01:22
·
answer #3
·
answered by ***Mãe da Camila*** 5
·
0⤊
0⤋