Se esquecessemos a sociedade alguém nos levaria a fazer psicanálise para o tal psicanalista te dizer o que eu já sei: quem esquece regras de etiqueta ou comportamento, imposições de famílias e julgamento alheio tem tendencia a cortar mulheres às fatias e a ser personagem principal de filmes como: Silence of the Lamb e Psycho!!! São os SOCIOPATAS!!! Jovem, o que dizes não faz sentido... As sociedades existem, umas mais complexas, capitalistas, monogâmicas outras de caçadores recolectores, matrilineares, patrilineares, o que queiras... Isto porque uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade, um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada. Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Cristã, Oriental, Ocidental etc.). Até sociedades comerciais encontras. Depois encontras pessoas como a Thatcher que negam a existência de sociedade e Teóricos marxistas como Louis Althusser, Ernesto Laclau e Slavoj Zizek que argumentam que a sociedade nada mais é do que um efeito da ideologia dominante e não deveria ser usada como um conceito sociológico.
E. Durkheim, em Da Divisão do Trabalho Social, de 1893, coloca duas questões sobre as relações entre os indivíduos e a coletividade:como pode um conjunto de indivíduos constituir uma sociedade? como este conjunto de indivíduos consegue obter um consenso para a convivência? Para Durkheim, qualquer crença ou prática religiosa é semelhante às práticas totêmicas.
Mas por que a própria sociedade torna-se objecto de crença e culto?Se a sociedade só obtivesse de nós essas concessões e esses sacrifícios por imposição material, não poderia despertar em nós senão a idéia de força física à qual devemos ceder por necessidade, e não a idéia de força moral do gênero das que as religiões adoram. Mas na realidade, o domínio que ela exerce sobre as consciências vincula-se muito menos à supremacia física de que tem o privilégio do que à autoridade moral de que está investida. Se nos submetemos às suas ordens, não é simplesmente porque está armada de maneira a triunfar das nossas resistências, é, antes de tudo, porque constitui o objeto de autêntico respeito...
Agora, tudo depende do que queres na realidade... O que propões não é ausência de sociedade... é antes presença de uma patologia social. Não aconselho! Se queres outra sociedade que não a ocidental-capitalista em que te inseres... Tens Cuba, Rússia, Coreia do Norte, Blah. blah... Não recomendo!!!Experimenta Tokelau, a norte de Samoa e a leste da Austrália. Ou os Dani, ao sul do vale de Baliem na indonésia... Garanto que clarificas as ideias...
PS:Anarquia não é ausência de regras e sim ausência de governo e de actividade parlamentara, isto é, uma sociedade fundada sobre o livre e voluntário acordo, na qual ninguém possa impor sua vontade a outrem, onde todos possam fazer como bem entenderem e concorrer voluntariamente para o bem-estar geral. Seu triunfo só poderá ser definitivo quando universalmente os homens não mais quiserem ser comandados ou comandar outras pessoas e tiverem compreendido as vantagens da solidariedade para saber organizar um sistema social no qual não mais haverá qualquer marca de violência ou coação. A actividade do anarca, do socialista utópico (em sua sublime acepção de conquista da Esperança possível) não é violenta nem repentina, mas gradual, pedagógica, passo a passo. Seria o teu ideal (e o meu)
2006-08-15 15:43:05
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sempre quis esquecer mas fazemos parte dela, se um se rebelar a sociedade cai mantando ,mas se todos ou uma grande maioria se rebelar ninguem vai poder fazer nada, eu faço parte desses q querem ser a maioria, mas muita gente não...infelizmente
2006-08-19 14:04:07
·
answer #2
·
answered by LE®ØU$ P®Ø$T DØ BØND LØ$ QUENGØ$ 4
·
0⤊
0⤋
seria excelente pois so pensam em regras e ficar criticando as pessoas so fofoqueiras .**********
2006-08-19 09:13:53
·
answer #3
·
answered by HULK 6
·
0⤊
0⤋
Seria uma anarquia total!!!!!!!
Creio que não seriamos felizes assim, temos que ter regras, padrões a seguir, são como espelhos sabe, se não temos normas parece que não é certo, não é legal não sei se você me entendeu mas acho que é assim.
2006-08-15 15:23:17
·
answer #4
·
answered by siiiiiiiii 2
·
0⤊
0⤋
Assim estaríamos presos a anarquia completa. Não existencia sem o minimo de regra. Veja pelos animais selvagens até mesmo eles tem regras e principalmente leis.
2006-08-15 15:20:30
·
answer #5
·
answered by Mago 5
·
0⤊
0⤋
A beleza da vida está em nossos semelhantes, sejam eles quem forem, ricos ou pobres mas se não existissem para a gente seriamos como o planeta lua, querendo ser o planeta terra.
é isso ai.....valeu....abraços!......
2006-08-15 15:16:47
·
answer #6
·
answered by ruangarcia 4
·
0⤊
0⤋
Ia ser uma balbúrdia total... mas muita gente ia ser mais feliz, com certeza!
""""Eu vou ficaaaarrrr ficar com certeza malucaaa belezaaaa"""
2006-08-15 15:13:58
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋