Olá, Léo.
Eles não tinham muitas opções não, cara.
A única provável era o trabalho ou morrer tentando escapar. Normalmente, os escravos recapturados "apenas" apanhavam muito, pois, era um "bem" muito caro.
Os escravos, quando conseguiam escapar, se reuniam nos chamados Quilombos, como o mais famoso deles tendo sido Palmares (que, na verdade, era um conjunto de quilombos), mas mesmo assim, não duravam muito tempo, tendo sido extremamente reprimidos quando descobertos.A idéia, ao que destruir um quilombo, era justamente servir de mostra para todos aqueles que tentassem a empreitada. Isso, sem falar, que a própria reação era algo complicado, tendo em vista que os escravos eram trazidos de diversas tribos e culturas, e, propositadamente misturados, para dificultar a comunicação.
A situação não mudou muito desde a década de1860 até a de 1880, quando começaram os planos para a abolição total da escravatura. Lembrando que: Muitos livros didáticos se referem a períodos anteriores a 1880 como "tráfico" de escravos. Não era tráfico, era COMÈRCIO, passando a ser tráfico apenas depois deste período, sendo considerado atividade ilegal, portanto.
2006-08-16 10:18:03
·
answer #1
·
answered by Henrique M 3
·
0⤊
0⤋
Como um escravo desarmado, mal alimentado, cansado, sujo, fedido, muitas vezes doente e sem chances de vitória reagiria "à grande exploração,praticada contra eles na região de minas sec: XVIII"?
Trabalhando até morrer, pois só assim encontrariam a liberdade... fala sério...
2006-08-15 21:07:31
·
answer #4
·
answered by Mauricio 4
·
0⤊
0⤋