Mesmo antes de os europeus começarem a explorar o continente americano, a escravização de africanos já era uma atividade muito comum.
Eu infelizmente não tenho informações muito claras e detalhadas a respeito desse processo mas o fato é que, enquanto na Europa a escravidão caiu em desuso ao longo dos séculos que se seguiram à desestruturação política e econômica do Império Romano, em outras regiões do planeta, o uso deste tipo de mão-de-obra continuou, inclusive na África, mas não só nela. Acredito que os europeus tenham feito uso da mão-de-obra escrava africana porque ela lhes parecia mais acessível, por conta, dentre outras coisas, da existência de um já tradicional mercado de escravos nesse continente.
Ao contrário do que disseram aí, a mão-de-obra escrava indígenas foi preterida não porque os índios não gostassem de trabalhar ou porque eles fossem incapazes de se adaptar ao trabalho nas fazendas. O problema teve a ver com o decréscimo populacional que atingiu as populações indígenas por causa das epidemias (que mataram 50 dos 54 milhões de índios que habitavam o continente por volta de 1492), com a resistência à escravidão (que não foi maior nem menor do que a dos negros), e por conta, principalmente, de uma campanha empreendida por importantes teóricos jesuítas (ex: Bartolomeu de las Casas, da Espanha) pela proibição da escravização dos povos ameríndios, que, depois de devidamente catequizados e cristianizados, passariam então a ser legalmente súditos das Coroas portuguesa e espanhola. Na visão dos jesuítas, os índios eram "inocentes" pois não poderiam ter tido contato com a mensagem de Cristo; já os africanos, eram "bárbaros", "pagãos" ou "infiéis" (no caso aí dos muçulmanos), que deveriam ser integrados à cristandade pela força e/ou pelo trabalho.
Como eu já havia dito, a escravidão é uma forma de trabalho compulsório muito antiga e muito comum. Era freqüente as civilizações da Antigüidade escravizarem os seus presos de guerra. A cultura da Roma Imperial (em contraposição com a da Roma Republicana) era toda estruturada a partir de uma mentalidade escravagista, em função da qual a sociedade era vista como um mundo dividido entre senhores, pobres livres e escravos. (Você acha que essa história de Jesus/Deus ser chamado de "Senhor" pelos cristãos vem de onde?)
Sobre a questão da raça, não tem nada a ver uma coisa com outra. Isto é, foi só com a implantação da escravidão africana na América é que a escravidão passou a estar ligada a idéia de "dominação sobre uma raça inferior". Até então, no próprio Império Romano por exemplo, a cor da pele da pessoa era o que menos fazia diferença.
2006-08-15 15:06:20
·
answer #1
·
answered by Drika 3
·
7⤊
3⤋
A escravidão não foi exclusividade dos negros, é só você pegar uma Bíblia que você verá que desde tempos remotos os povos faziam uns aos outros de escravos: judeus, gregos, espartanos, negros, muçulmanos e outros menos cotados. O problema é que no início da Idade Moderna já estava dificil de se encontrar mais escravos, com isso, todos olharam para o lado de baixo do mapa e viram a África alí, soltinha...
Não se pode também cair na mesmisse de colocar os negros como os pobres coitados da história. Já se sabe que na maioria das vezes, os negros levados a Europa e Américas eram recolhidos no litoral africano como moedas de troca, isso mesmo, moeda. Nas guerras tribais, os perdedores eram vendidos aos europeus, ou seja, negros escravisando negros e vendendo-os aos brancos.
Claro que houve campanhas de aprisionamento conduzidas pelos próprios europeus, não se pode é generalizar.
2006-08-15 14:25:38
·
answer #2
·
answered by Mauricio 4
·
6⤊
3⤋
Sim existiam sim, muitos outros, alguns faziam escravos os prisioneiros de querra, inclusive os africanos também se escravisavam entre si, uma escravidão diferente da que a gente conhece, é claro, e ainda hoje no Brasil e no mundo existe diversas formas de escravidão. Uma das coisas que contribuiu para a escravidão negra além de outras coisas, foi que eles foram feitos escravos fora de suas terras o que tornava mais difícil a resistência
Pesquise sobre o assunto vc vai descobrir muita coisa interessante.
Abraço
Sombra.
2006-08-15 13:23:16
·
answer #3
·
answered by sombra 2
·
1⤊
1⤋
pintooooooooooooooo
2014-08-27 07:06:25
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
porque eram os brancos que comandavam e os indios nunca gostaram de trabalhar.por um lado é ruim ser escravos, mas todos os povos do mundo em algum momento da história passaram por esse momento.
se os índios tivessem aceito serem escravos milhões deles tinham sobrevivido e a sua descendência estaria aqui.
como eles não aceitaram tribus tão importantes como os tupis e os guaranys foram quase que totalmente extintas,por tanto ser escravo as vezez é a condição que é imposta para a nossa sobrevivência no planeta
2006-08-15 13:34:36
·
answer #5
·
answered by A.OLIVEIRA 6
·
1⤊
3⤋
Os negros não foram escolhidos. Os dominadores geralmente colocavam os dominados como escravos. Assim foi sempre, com os brancos também. No caso brasileiro, os índios não serviam para isso. Não conseguiram adaptar o nosso selvagem e fazer dele um trabalhador. Ele era um caçador. Trouxeram os negros escravos por causa disso. O índio preso morria, mas não trabalhava. Os negros que vieram para aqui já eram escravos na África, por terem perdido a guerra com outras tribos.
2006-08-15 13:26:39
·
answer #6
·
answered by Poeta N 3
·
0⤊
2⤋
puro racismo e preconceito, so porque os negros tem a pigmentacao da pele mais escura, escolheram para serem escravos, e acho isso um absurdo, porqe dizem (ningeum comprova se realmente e), mas continuando dizem que nossa senhora da aparecida e negra, rsss ate hj depois que nao existe mais escravidao, os negros ainda sao discriminados, o que e uma completa arrogancia dos brasileiros.
2006-08-16 14:53:32
·
answer #7
·
answered by carol 2
·
4⤊
7⤋
Por definição escravo é todo povo dominado por outro.
2006-08-15 14:44:41
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋
Não é so os negros..Todos os povos mais fracos são feitos escravos, é a lei da vida humana igual a lei da vida animal.
Os negros foram feitos escravos por causa do lucrativo comércio de escravos que reinava naquela época, e tambem saia muito mais vantajoso e lucrqtivo trafico negreiro do que colonizar e escravizar índios.
Tambem os jesuítas, a religião católica muito contribuiu para isso pois protegia os indios e não fazia nada para proteger os negros.
2006-08-15 14:02:42
·
answer #9
·
answered by gffam1973 6
·
0⤊
3⤋
Eles capturaram os negros na África porque eles não tinham como se defender eram pobres de marré marré, o que podia uma lança contra espingardas?
2006-08-15 13:16:44
·
answer #10
·
answered by magrão 7
·
0⤊
4⤋