Apesar de seu aspecto Retrô, o piercing que circula hoje nos grandes centros urbanos tem um aspecto muito mais pop e é apresentado como um dos símbolos do primitivismo moderno. Apesar de atual, a origem do piercing está ligada aos ritos de passagem e costumes. Descobertas científicas apontam que há mais de 2000 anos o homem já usava apetrechos para furar a pele e celebrar rituais carregados de simbolismo. Porém hoje, é difícil dizer que alguém coloque um brinco no nariz pensando nos guerreiros de uma tribo asiática qualquer. O curioso é saber como essa prática, hoje ou ontem, aqui ou lá no Xingú, colabora para a construção de uma identidade, isso quer dizer, em outras palavras, que o piercing ajuda a traduzir a personalidade dos povos e das culturas.
No antigo Egito o piercing no umbigo era sinal de realeza. Na Índia, o brinco no nariz tinha relação com a classe social da pessoa. Para os romanos, o piercing no mamilo significava coragem e virilidade. Enfim, havia sempre um valor agregado à pratica daquilo que hoje muita gente chama de ousadia. Moda ou não, o piercing hoje trouxe para as cidades a consagração de uma nova tribo urbana. Alguns o querem como adorno por ser simplesmente "bonito", outros até encaram como um valor pessoal, mas há quem veja o piercing também como fetiche.
2006-08-15 12:54:40
·
answer #1
·
answered by Tsunami 5
·
0⤊
0⤋
Nas culturas primitivas que se enfeitavam para parecer melhores que os outros.
2006-08-18 13:51:13
·
answer #2
·
answered by PRESIDENTE 4
·
0⤊
0⤋
Body piercing vem sendo praticado por mais de 5000 anos e sempre foi usado como uma expressão pessoal, ritual espiritual, como uma distinção de realeza, e mais recentemente como moda.
Fruto da vontade de se ornamentar, os piercings foram trazidos da cultura underground da costa da Califórnia (USA) por jovens que viram nele uma nova forma de exaltar o corpo e as suas zonas erógenas. Outrora os piercings tinham conotações sagradas, dramáticas e classicistas. Para alguns povos primitivos era uma prática clandestina, utilizada tanto para preservar a castidade, como para provocar a estimulação sexual. Nos templos Astecas e Maias, os sacerdotes faziam piercings em suas línguas como parte de um ritual de comunicação com os deuses.
E em 1990 finalmente atingiu a atenção de todo o planeta fechando o elo entre o primitivo e o moderno.
Perfurar o corpo é estilo adquirido através de várias culturas. Foi utilizado pelos egípcios antigos alguns tipos de piercing no umbigo e só podiam ser usados por mulheres da realeza. Na Índia, o piercing no nariz mostrava a qual classe social a pessoa pertencia. Os romanos antigos perfuravam os mamilos como um sinal de coragem, os guarda-costas de Cesar furavam seus mamilos como símbolo de virilidade e coragem. Índios nativos da amazônia, perfuravam o corpo para serem mais atraentes para as amazonas e como parte em rituais e crenças religiosas.
Hoje perfurar o corpo é popular, depois de o piercing ter sido difundido mundialmente através de modelos de moda e estrelas de cinema. Antes disto, a maioria dos corpos perfurados eram limitados a grupos pequenos, punks, skatistas, cyber´s tecno e outras comunidades.
Assim surgiu o piercing atual, a partir de influências culturais do Mundo Antigo e as técnicas indolores e higiênicas do Mundo Moderno.
2006-08-16 12:10:18
·
answer #3
·
answered by Agulha3al 3
·
0⤊
0⤋
eu acho horriél. Sem preconceito
2006-08-15 19:57:43
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Indigena ou africana.
2006-08-15 19:51:38
·
answer #5
·
answered by Lady of Moon 5
·
0⤊
0⤋