Assessoria de Comunicação e Imprensa - UNICAMP Região Sudeste tem a maior incidência de raios do PaÃs (Correio Popular - Cidades - 12/12/2004)
Estudo do Inpe aponta que o fenômeno atinge principalmente as grandes metrópoles
Rodrigo Maia
Especial para a Agência Anhangüera
rodrigom@rac.com.br
Quantos raios caem em sua cidade? Qual região mais propensa a essas descargas elétricas? Um estudo divulgado na última quarta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos, revelou que a região Sudeste registra a maior incidência de raios do PaÃs. São Caetano do Sul, no ABC Paulista, foi a cidade campeã. E todos os dez municÃpios com mais ocorrências deste fenômeno metereológico estão localizados na Grande São Paulo, incluindo a Capital. Para realizar a pesquisa, o Inpe instalou sensores de descargas elétricas intensas em 25 pontos do Brasil.
De acordo com o coordenador, no Brasil caem entre 50 milhões e 70 milhões de raios por ano. “Isso acarreta um prejuÃzo em torno de R$ 500 milhões e causa cerca de cem mortes, sendo 25 só no Estado de São Paulo”, afirmou. O PaÃs é o campeão mundial de descargas elétricas. “Não sabÃamos exatamente em quais regiões e épocas isso acontecia. Agora, teremos um levantamento preciso”, acrescentou.
No passado, os dados sobre raios eram levantados por observadores, mas sem exatidão. “O estudo que se tinha era a quantidade de ocorrências de raios por dia. Mas se caÃsse um ou 10 mil raios era contabilizado apenas um dia”, disse ***** Júnior. A pesquisa do Inpe levou uma década para ser realizada. “Terminou em 1999. Esperamos mais um ano, porque há uma variação neste perÃodo. Depois começamos a analisá-la”, explicou.
Curiosidades
1 - Em um segundo, cem raios iluminam o céu em todo o planeta. Em um dia, ocorrem 3 milhões raios. No ano, são 8 bilhões.
2 - O brilho de um raio dura cerca de meio segundo.
3 - A temperatura de um raio chega a 30.000ºC. O ar à sua volta se expande, ocasionando um estrondo, o trovão.
4 - A corrente elétrica de um raio varia de 2 mil a 200 mil ampéres. A corrente de um chuveiro é de 25 ampéres.
5 - Para saber qual a distância de um raio, conte quantos segundos leva entre o aparecimento do raio e o barulho do trovão. Divida o resultado por três. O resultado é a distância em quilômetros do raio.
Fonte: Guia dos Curiosos, Companhia das Letras
2006-08-15 19:10:04
·
answer #2
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
1⤋