English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-15 09:33:36 · 32 respostas · perguntado por Jefferson 3 em Computadores e Internet Internet

32 respostas

A História da Internet - Como Tudo Começou...

Kellen Cristina Bogo




A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.

Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.

Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.

Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.



Histórico

Desenvolvida pela empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, com o objetivo de conectar os departamentos de pesquisa, esta rede foi batizada com o nome de ARPANET.

Antes da ARPANET, já existia outra rede que ligava estes departamentos de pesquisa e as bases militares, mas como os EUA estavam em plena guerra fria, e toda a comunicação desta rede passava por um computador central que se encontrava no Pentágono, sua comunicação era extremamente vulnerável.

Se a antiga URSS resolvesse cortar a comunicação da defesa americana, bastava lançar uma bomba no Pentágono, e esta comunicação entrava em colapso, tornando os Estados Unidos extremamente vulnerável a mais ataques.

A ARPANET foi desenvolvida exatamente para evitar isto. Com um Back Bone que passava por baixo da terra (o que o tornava mais difícil de ser interrompido), ela ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.

Nos anos 1970, as universidades e outras instituições que faziam trabalhos relativos à defesa tiveram permissão para se conectar à ARPANET. Em 1975, existiam aproximadamente 100 sites. Os pesquisadores que mantinham a ARPANET estudaram como o crescimento alterou o modo como as pessoas usavam a rede. Anteriormente, os pesquisadores haviam presumido que manter a velocidade da ARPANET alta o suficiente seria o maior problema, mas na realidade a maior dificuldade se tornou a manutenção da comunicação entre os computadores (ou interoperação).

No final dos anos 1970, a ARPANET tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado de Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado. Em um sistema de comutação de pacotes, os dados a serem comunicados são divididos em pequenas partes. Essas partes são identificadas de forma a mostrar de onde vieram e para onde devem ir, assim como os cartões-postais no sistema postal. Assim também como os cartões-postais, os pacotes possuem um tamanho máximo, e não são necessariamente confiáveis.

Os pacotes são enviados de um computador para outro até alcançarem o seu destino. Se algum deles for perdido, ele poderá ser reenviado pelo emissor original. Para eliminar retransmissões desnecessárias, o destinatário confirma o recebimento dos pacotes.

Depois de algumas pesquisas, a ARPANET mudou do NCP para um novo protocolo chamado TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol) desenvolvido em UNIX. A maior vantagem do TCP/IP era que ele permitia (o que parecia ser na época) o crescimento praticamente ilimitado da rede, além de ser fácil de implementar em uma variedade de plataformas diferentes de hardware de computador.

Nesse momento, a Internet é composta de aproximadamente 50.000 redes internacionais, sendo que mais ou menos a metade delas nos Estados Unidos. A partir de julho de 1995, havia mais de 6 milhões de computadores permanentemente conectados à Internet, além de muitos sistemas portáteis e de desktop que ficavam online por apenas alguns momentos. (informações obtidas no Network Wizard Internet Domain Survey, http://www.nw.com).



Histórico da Internet no Brasil

A história da Internet no Brasil começou bem mais tarde, só em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).

Até hoje a RNP é o "backbone" principal e envolve instituições e centros de pesquisa (FAPESP, FAPEPJ, FAPEMIG, etc.), universidades, laboratórios, etc.

Em 1994, no dia 20 de dezembro é que a EMBRATEL lança o serviço experimental a fim de conhecer melhor a Internet.

Somente em 1995 é que foi possível, pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, a abertura ao setor privado da Internet para exploração comercial da população brasileira.

A RNP fica responsável pela infra-estrutura básica de interconexão e informação em nível nacional, tendo controle do backbone (Coluna dorsal de uma rede, backbone representa a via principal de informações transferidas por uma rede, neste caso, a Internet).



O surgimento de um Mercado Comercial

No meio dos anos 80, havia um interesse suficiente em relação ao uso da Internet no setor de pesquisas, educacional e das comunidades de defesa, que justificava o estabelecimento de negócios para a fabricação de equipamentos especificamente para a implementação da Internet. Empresas tais como a Cisco Systems, a Proteon e, posteriormente, a Wellfleet (atualmente Bay Networks) e a 3Com, começaram a se interessar pela fabricação e venda de roteadores, o equivalente comercial dos gateways criados pela BNN nos primórdios da ARPANET. Só a Cisco já tornou-se um negócio de 1 bilhão de dólares.

A Internet está tendo um crescimento exponencial no número de redes, número de hosts e volume de tráfego.

Outro fator primordial que existe por trás do recente crescimento da Internet é a disponibilidade de novos serviços de diretório, indexação e pesquisa que ajudam os usuários a descobrir as informações de que precisam na imensa Internet. A maioria desses serviços surgiu em função dos esforços de pesquisa das universidades e evoluíram para serviços comerciais, entre os quais se incluem o WAIS (Wide Area Information Service), o Archie (criado no Canadá), o YAHOO, de Stanford, o The McKinley Group e o INFOSEEK, que são empresas privadas localizadas no Vale do Silício.

Commercial Internet eXchange (CIX) Association, Inc: criado após o NFS limitar o acesso comercial à rede.

Wide Area Information Servers (WAIS), inventado por Brewster Kahle, e lançado pela Thinking Machines Corporation

Gopher lançado por Paul Lindner e Mark P. McCahill da Univ de Minnesotta.

World-Wide Web (WWW) lançado pelo CERN;
Tim Berners-Lee desenvolveu.

PGP (Pretty Good Privacy) lançado por Philip Zimmerman

US High Performance Computing Act estabelece o National Research and Education Network (NREN)

Backbone da NSFNET sofre upgrade para links T3 (44.736Mbps)

Tráfego da NSFNET ultrpassa 1 trilhão de bytes/mês e 10 bilhões pacotes/mês

Início da JANET IP Service (JIPS): sinaliza a mudança dos padrões do Coloured Book para TCP/IP na rede acadêmica do Reino Unido.
IP era encapsulado inicalmente sob X.25.

2006-08-15 16:42:41 · answer #1 · answered by marcos 2 · 3 3

Foi este:

http://www.w3.org/History/19921103-hypertext/hypertext/WWW/TheProject.html

na verdade é uma cópia do original, que foi ao ar em 1991.

no Brasil, eu não sei.

2006-08-15 09:40:16 · answer #2 · answered by Luiz Alves 3 · 4 0

www foi o primeiro endereço acessado !!!


No brasil primeiro site de troca de mensagens está nessa pesquisa: http://www.google.com/search?hl=en&hs=xFS&lr=&client=opera&rls=en&sa=G&q=%22www.putaquepariu.com%22

Existe um site que arquiva todos os outros sites da internet desde 1996 onde você pode pesquisar algum de seu interesse:

http://web.archive.org/collections/web.html

2006-08-15 12:08:51 · answer #3 · answered by São Ninguém 6 · 3 1

Sabe que eu não sei!
gostaria de saber também, mas acho difícil!

2006-08-16 01:53:14 · answer #4 · answered by Guiomar F 3 · 1 1

O que eu lembro de entrar era o JB (Jornal do Brasil) Com quase certeza o Primeiro site dos EUA era de uma divisão do ARMY (Ex. Americano)

2006-08-15 13:23:59 · answer #5 · answered by Tyburcio Das Couves 2 · 0 1

a globo

2006-08-16 02:29:25 · answer #6 · answered by paulo s 1 · 0 2

Que pergunta dificil essa... Mais muito interessante.

2006-08-16 00:32:40 · answer #7 · answered by TATI 5 · 0 2

www.deusfezaluz.br(por que todo mundo sabe que Ele é brasileiro,e sem o ".com " por que Ele não é capitalista.)

2006-08-15 15:20:17 · answer #8 · answered by Aprendiz_Eterno 3 · 0 2

o dos faristeus

2006-08-15 14:08:07 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 3

O primeiro meado do surgimento da internet foi nos EUA, quando Washingtow, Los Angeles e Chicago tinham um serviço de trocas de mensagens, e-mails, mais demorava mais tempo para chegar

2006-08-15 11:12:42 · answer #10 · answered by Cl󶩳 G 1 · 1 3

fedest.com, questions and answers