Com base nas variedades estruturais e diversidades de formas topográficas, foram distintas as seguintes unidades geomorfológicas na área de estudo.
Terraços Aluviais
São trechos às margens do Rio São Francisco e alguns de seus afluentes, cujo material, principalmente arenoso, é de origem colúvio-aluvial e de deposição recente (Holoceno). São terrenos planos onde podem ocorrer microrrelevos possuindo 350 a 400 m de variação altimétrica.
Planalto Ocidental
Constitui um grande planalto que ocupa praticamente a metade de toda a área estudada, onde se distingue os três seguintes aspectos:
Plataforma aplainada - representa o grande núcleo elevado (Espigão Mestre) com relevo predominantemente plano, compreendendo altitudes de 700 a 900 m.
Baixadas - constituem áreas rebaixadas com altitudes entre 450 e 700 m, em forma de calhas suaves que recortam o planalto do Espigão Mestre.
Encostas de Planaltos - abrange as superfícies irregulares, por vezes bastante erodidas, que fazem parte do contorno do Planalto nos seus limites orientais, ou penetrando um pouco pelos seus vales. O relevo nessas áreas é bastante variável, ocorrendo desde escarpas muito íngrimes até áreas suavemente onduladas, onduladas e forte onduladas. Suas altitudes oscilam entre 500 e 700 m.
Planície Oriental
Assim pode ser designada uma grande superfície aplainada, compreendida entre a frente oriental do Planalto Ocidental e o Rio São Francisco. O relevo nessas áreas é predominantemente plano com algumas partes suaves onduladas. Compreende desde o sopé do Planalto até o conjunto das serras do Boqueirão, Muquém, Ponta do Morro e o Rio São Francisco. Com variação altimétrica de 400 aos 600 m.
Planícies e Pediplanos Setentrionais
Foi assim considerada a área mais estreita que se estende para o norte, abrangendo o que se pode chamar de uma planície irregular intermontana com setores pediplanados, situando-se entre as serras que limitam a Planície Oriental e os limites da área de estudo.
Serras e Incelbergs
Constituem os maciços residuais elevados, com encostas ora mais, ora menos íngremes, apresentando relevo que varia de predominantemente ondulado a montanhoso. No entanto, podem ser encontradas superfícies aplainadas, no topo de alguma serra. Suas altitudes variam de 500 a 800 m.
2006-08-15 03:35:31
·
answer #1
·
answered by Delfys 2
·
0⤊
0⤋
Principais Sistemas Geomorfológicos
- Sistema Encosta
- Sistema de transição Encosta - Baixada
- Sistema Baixada
III- Morfodinâmica Ambiental
- Relação morfologia e morfogênese.
- Processos Naturais e Antrópicos e o desequilíbrio ambiental.
- Causas e efeitos ambientais.
- Áreas de riscos e potenciais ambientais.
IV- Mapeamento Geomorfológico
- A geomorfologia como parâmetro-mestre de uma base de dados.
- Levantamento das categorias geomorfológicas.
- Definições operacionais e aplicação geoambiental
V- Aplicação às avaliações ambientais por geoprocessamento (Relação das feições e processos geomorfológicos com situações ambientais)
- Áreas Riscos Ambientais
- Áreas Potências Ambientais
- Áreas Impactos Ambientais
- Áreas Críticas
- Áreas de Incongruências de Uso.
VI- Aplicação aos prognósticos ambientais
- Simulações e Cenários
- Normas e Unidades de Manejo Ambiental.
- Zoneamento Ambiental.
2006-08-18 17:23:11
·
answer #2
·
answered by Andy 1
·
0⤊
0⤋