O processo de produção das células vermelhas se chama eritropoiese.
A eritropoiese em adultos ocorre na medula óssea. Especificamente ocorre a partir dos Pro-eritroblastos, que são grandes células com nucléolos e citoplasma discretamente disformes. A partir desta célula originam-se por reprodução celular o Eritroblasto basófilo, que após 24/48 horas se transforma por maturação em Eritroblasto policromático. Esta célula vive em média 24 horas e se diferencia em Eritroblasto ortocromático que 12 horas depois, perde o seu núcleo e dá origem ao reticulócito. O reticulócito é um eritrócito grande e imaturo, com RNA ribossômico em variáveis quantidades em seu citoplasma. O reticulócito tem um período de vida médio de 3 dias, após o que se transforma em eritrócito e é liberado da medula óssea para o sangue circulante.
2006-08-15 03:10:37
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
1⤊
0⤋
As células vermelhas ou hemácias, são produzidas na medula óssea através de um processo chamado diferenciação celular. Uma célula indiferenciada (tutipotente) ou seja que pode transformar-se em qualquer tipo celular e sem função definida, transforma-se em células vermelhas, logo da medula ela migra para a corrente sangüínea.
2006-08-15 11:55:30
·
answer #2
·
answered by Thiago F 1
·
0⤊
0⤋
As "células vermelhas" de que você fala são os glóbulos vermelhos do sangue (hemácias)? Se forem, lá vai:
As hemácias são produzidas através de um processo chamado eritropoese, que começa na medula óssea, em ossos grandes como o fêmur, por exemplo.
Não sei explicar maiores detalhes sobre o processo, mas encontrei informações a respeito na Wikipedia, em inglês. Segue abaixo.
Espero ter ajudado em algo!
2006-08-15 06:54:47
·
answer #3
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋