Os discos compactos (Áudio Compact Discs (CD-DÁ)) foram introduzidos no mercado de áudio pela primeira vez em 1980 da mão de Philips e Sony como alternativa aos discos de vinil e do cassettes.
Em 1984 ambas companhias estenderam a tecnologia para que se pudesse armazenar e recuperar dados e com isso nasceu o disco CD-ROM. Desde então o compact disc mudou de um modo significativo o modo no que escutamos música e armazenamos dados.
Estes discos têm uma capacidade de 650 Megabytes de dados ou 74 minutos de música de muito alta qualidade. De um modo genérico podemos dizer que o Compact Disc revolucionou o modo em que hoje dia se distribui todo tipo de informação eletrônica.
Em 1990 foram de novo Philips e Sony os que ampliaram a tecnologia e criaram o Compact Disc grabable (CD-R). Até então todos os CDS que se produziam se faziam mediante o processo industrial de estampação de uma maqueta pregrabada.
O disco assim gravura se protege com uma capa muito tênue de alumínio, o qual lhe dá a cor típica plateado. Hoje em dia estas técnicas se utilizam para quantidades superiores a 1000 unidades, enquanto para quantidades inferiores é mais barato, rápido e conveniente utilizar a gravação de discos grabables.
Estes também levam uma capa de recubrimento característica. Ao princípio esta era de ouro e derivados, o qual para que o disco tivesse essa cor. Hoje em dia se utilizam outros compostos mais versáteis, duradouros e baratos.
Na atualidade, quando passaram 14 anos desde que Sony e Philips desenvolveram o formato digital do Compact Disc (CD) e ofereceram ao mundo a primeira expressão do "entretenimento digital", chega-nos um novo e revolucionário produto : o Digital Video Disc (DVD). Depois do CD, vieram o CD-ROM, Photo CD, CD-i, DCC, MiniDisc, ... mas nenhum criou as espectativas que criou o DVD. Nesta evolução se produziram avanços significativos em tecnologias que suportam estes formatos : laser ópticos, películas reflectivas, replicação de discos, ... e sobretudo , os algoritmos de compressão e codificação de video, áudio e dados.
Indiscutivelmente os avanços nos circuitos integrados (VLSI) e os mecanismos de controle fizeram possível que as novas tecnologias se fizessem realidade. Foi em setembro de 1995 quando Sony, junto com outras nove companhias (Philips, Mashusita, Toshiba, ...) uniram seus esforços e criaram um estandar unificado para o formato DVD. Respaldado pelas grandes companhias eletrônicas e do mundo da multimídia (estudos cinematográficos entre outros), começou sua andadura...
Espero que tenha ajudado beijossssssssss.........
2006-08-14 23:47:32
·
answer #1
·
answered by cida 3
·
0⤊
0⤋
Na década de 80.
Foi uma invenção muito boa, né!
2006-08-14 23:54:52
·
answer #2
·
answered by Rô 3
·
0⤊
0⤋