English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

plantas, animais, fungos, bactérias imortais
Envelhecimento e evolução
Genética

2006-08-14 19:17:10 · 7 respostas · perguntado por Horácio 1 em Ciências e Matemática Biologia

7 respostas

Dizem que as baratas podem sobreviver a uma guerra atômica...Deve ser por que elas podem comer restos de cadáveres.

2006-08-14 19:29:07 · answer #1 · answered by Gabriel S 2 · 0 2

Do começo:
Se não for ser vivo, não pode ser nem mortal nem imortal.
Se for ser vivo, é mortal, pois que vida é o espaço compreendido entre o nascimento e a morte.
Bactérias não são imortais. Apenas conseguem se reproduzir em alta velocidade.
O resto, não entendi...

2006-08-15 03:05:41 · answer #2 · answered by JSOS 4 · 1 0

Imortal (do ponto de vista indivíduo que não morre nunca) não existe nenhum ser. O que existem são seres que não possuem um "limite de vida", ou seja, que se não forem mortos, viveram indefinidamente até que algum erro natural (mutação) torne o ser incapaz de continuar vivendo. Este é o caso de muitas bactérias (como vc citou) e de alguns fungos (espécies mais simples). Já para todos os seres pluricelulares, se eles não envelhecessem, morreriam de câncer (o câncer é o estágio final alcançado por qualquer organismo pluricelular, caso ele não morra por outras causas).

Agora se vc considerar o seguinte: clones são cópias de um indivíduo e para que o indivíduo deixe de existir é necessário que todos os seus clones sejam eliminados, então muitas bactérias e fungos são imortais, pois cópias existirão indefinidamente (até que um evento em escala suficiente para extinguir aquele indivíduo).



OBS: Apesar de determinados fatores aumentarem a chance de um indivíduo vir a desenvolver câncer, esta doença é naturalmente causado pelo acúmulo de mutações (que são inevitáveis) durante a vida do indivíduo.

Vírus e príons não são seres vivos sob nenhum conceito biológico. Se os vírus pudessem ser considerados vivos, então o "tamagochi" (um dos primeiros bichinhos virtuais inventado pelos japonseses) também seria vivo!!!

2006-08-18 17:22:07 · answer #3 · answered by Kotaeru 2 · 0 0

Não existem nenhum ser vivo biologicamente imortal nem mesmos as bactérias

2006-08-18 14:26:40 · answer #4 · answered by leandrovapinheiro 1 · 0 0

Imortais mesmo , ´so os vírus: São formas especiais de vida que não seguem o ciclo vital: Nascer, crescer, reproduzir e morrer. Os vírus , são considerados seres vivos por realizarem somente a penúltima etapa do ciclo vital - Reproduzir - Eles não nascem, não crescem e não morrem - apenas são replicados (um processo que seria tipo um xerox molecular do Dna ou Rna conforme o tipo de vírus). Se naõ fosse esta capacidade de replicar - estariámos apenas diante de umas móleciulas orgânicas -mais nada . Veja como é tênue o limiar do que é matéria e o que é vida !
Observação : As bactérias , são mortais e seguem o ciclo vital. Imortais mesmo , sóoos vírus e Deus..
OBS : Sou Biólogo

2006-08-17 00:12:48 · answer #5 · answered by Pedro F 4 · 0 0

Essa é nova, quer dizer que as bactérias são imortais? Quer dizer que quando se toma antibiótico elas não morrem saem correndo. Não existe ser vivo imortal a menos que seja um espírito o que foge ao assunto.

2006-08-16 18:08:47 · answer #6 · answered by magrão 7 · 0 0

Como não é consenso, mas alguns consideram os vírus como seres vivos, então eles podem ser considerados biologicamente imortais.

Há árvores que vivem mais de 500 anos (algumas árvores do Brasil são até mais velhas que o Brasil). EX: Sequoia (não é brasileira, mas foi a que eu me lembrei)

2006-08-15 11:35:27 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers