English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-14 13:35:50 · 9 respostas · perguntado por Ch3m1c@l 1 em Ciências e Matemática Física

9 respostas

Os buracos negros são uma das mais importantes descobertas científicas de todo o século XX. Em seu interior as leis que regem o universo parecem desmoronar-se, junto com nossos conceitos sobre tempo e espaço. O inexplicável, o desconhecido reside nas entranhas desse monstro, capaz de alimentar-se de outras estrelas e, para alguns, acabar por engolir todo o universo.

QUANDO O SOL EXTINGUIR SUA LUZ, daqui a cerca de cinco bilhões de anos, o destino da Terra e de todo o sistema solar interior será bastante cruel.

Nossa estrela mãe não tem massa suficiente para terminar seus dias explodindo como uma supernova, mas seu desequilíbrio final vai transformá-la numa estrela gigantesca, que engolirá os planetas mais próximos, calcinando-os.

Mas pelo menos eles não serão derretidos por uma supernova. Não haverá um buraco negro no lugar do Sol. Buracos negros são o último estágio na evolução de uma estrela com muita massa, em média 10 vezes mais que o Sol.

As estrelas surgem de imensas nuvens compostas de pequenas partículas de matéria – comumente chamadas simplesmente de poeira – e de gás hidrogênio, que existe em abundância no universo. Muitas vezes essas nebulosas permanecem em equilíbrio, tranqüilas como as nuvens em nosso céu. Mas é preciso pouco para lhes tirar deste estado, fazendo com que a própria atração gravitacional produza uma contração incessante em certos pontos, ou nódulos da nuvem de gás e poeira.

A nebulosa também começa a girar e à medida que aumentam a temperatura e a pressão em seu interior forma-se um ou mais corpos, tão quentes e massivos, que em dado momento passam a acontecer reações termonucleres em seu interior, produzindo muita luz e energia. Assim nasce uma estrela.

Surge um buraco negro
DEPOIS DE PERMANECER UM LONGO TEMPO BRILHANDO FORTE e convertendo o seu hidrogênio em hélio, as estrelas entram em colapso. É aí que seus destinos dependem de quão grandes elas são. As muito massivas, como já vimos, explodem. No lugar das supernovas o núcleo original da estrela, que serviu de “apoio” para a explosão, se contraí. Às vezes surge em seu lugar uma pequena estrela que gira como um farol: é o pulsar.


Buraco negro distorce o espaço ao redor, agindo como uma lente gravitacional. Concepção artística.

Outras vezes o núcleo não pára mais de se contrair e nasce um buraco negro. Mesmo sendo invisível, sua presença é palpável. A matéria adicionada em um disco ao redor de um buraco negro emite raios X – e foi assim que sua existência foi confirmada. Uma fonte denominada Cygnus X-1, na constelação de Cisne, foi provavelmente o primeiro buraco negro descoberto pelos astrônomos, em 1971.

Hoje, há fortes suspeitas que o centro da Via Láctea, a galáxia onde vivemos, abrigue mais de um deles.

e então, será que vc ficou satisfeito? espero que sim, bjs.

2006-08-14 17:07:32 · answer #1 · answered by grazia brasiliana 4 · 0 0

Cada estrela tem um ciclo parecido, mas a duração e o modo como morrem pode variar bastante (assim como os seres vivos!). Diz-se que uma entre cada cem estrelas que chegam ao seu último momento de existência faz de seu “canto de cisne” um evento formidável. Elas explodem violentamente difundindo de uma só vez energia equivalente a um bilhão de sóis e se fazem notar entre as estrelas de toda a galáxia. São as supernovas.

Após a explosão das supernovas de grande massa, pensa-se que o núcleo da estrela original seria capaz de se contrair, sob ação da força de gravidade, até se transformar num buraco negro. No interior de um buraco negro a concentração de matéria é tão grande que nada pode escapar. Nem mesmo a luz (daí porque é chamado “negro”) que é um tipo de radiação, formada por partículas chamadas fótons.

Os buracos negros são uma das mais importantes descobertas científicas de todo o século XX. Em seu interior as leis que regem o universo parecem desmoronar-se, junto com nossos conceitos sobre tempo e espaço. O inexplicável, o desconhecido reside nas entranhas desse monstro, capaz de alimentar-se de outras estrelas e, para alguns, acabar por engolir todo o universo.

2006-08-14 23:25:58 · answer #2 · answered by Lucas C 1 · 0 0

Buraco negro é um conjunto formado por uma densidade infinitamente grande com uma imensa quantidade de massa, fazendo com que isso atraia corpos para seu interior, inclusive a luz ( por isso o termo buraco negro).

2006-08-14 21:12:02 · answer #3 · answered by Lucas 1 · 0 0

Não sei

LHP
H
P

2006-08-14 20:45:36 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Buraco negro clássico é um objeto com campo gravítico tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz. Isso implica que nada, nem mesmo a luz, pode escapar do seu interior, por isso o termo negro (se não há luz sendo emitida ou refletida o objeto é invisível). O termo buraco não tem o sentido usual mas traduz a propriedade de que os eventos em seu interior não são vistos por observadores externos. Teoricamente pode ter qualquer tamanho, de microscópico a astronómico, e com apenas três características: massa, momentum angular e carga elétrica. Uma vez que depois de formado o seu tamanho tende para zero, isso implica que a densidade tenda para infinito.

2006-08-14 20:44:53 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fendas com a cor negra :).
Na verdade, eu estudei isso quando fui fazer a Olimpíada Brasileira de Astronomia há uns dois ou três anos. Deixa ver se eu me lembro:
- Estrelas cerca de 3 vezes maiores que o sol, ao morrerem, não explodem e sim, se "auto-engolem" e aumentam muito a sua gravidade, causando pertubações nas estrelas vizinhas (tipo, sugando tudo que estiver próximo pra dentro de si e os relativamente próximos têm sua órbita um pouco alterada e perturbada - como a dos três últimos planetas do sistema solar que possuem órbitas tangenciadas).
Há, mas como o universo possui muita substância negra (ele é escuro), não podemos realmente ver um buraco negro. Sabemos que ele está lá por causa dessas pertubações.
Respondido?

2006-08-14 20:43:32 · answer #6 · answered by jeff_alves22 2 · 0 0

estrelas q aumenta muito a sua densidade e com isso aumenta sua força gravitacional,quando essa força é superior a velocidade da luz ,nem o luz consegue escapar da força gravitacional da mesma..fazendo com q fiquem com a aparência de um buraco negro,mas na verdade é uma massa de matéria muito condensada ,aquela historias de outras dimensão é tudo ficção

2006-08-14 20:40:18 · answer #7 · answered by Nina 5 · 0 0

Um buraco negro clássico é um objeto com campo gravítico tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz. Isso implica que nada, nem mesmo a luz, pode escapar do seu interior, por isso o termo negro (se não há luz sendo emitida ou refletida o objeto é invisível). O termo buraco não tem o sentido usual mas traduz a propriedade de que os eventos em seu interior não são vistos por observadores externos. Teoricamente pode ter qualquer tamanho, de microscópico a astronómico, e com apenas três características: massa, momentum angular e carga elétrica. Uma vez que depois de formado o seu tamanho tende para zero, isso implica que a densidade tenda para infinito.


Entendeu ?!

2006-08-14 20:39:47 · answer #8 · answered by São Ninguém 6 · 1 1

nao sei.

2006-08-14 20:40:45 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers