Por que graças aos aquedutos foi possível levar água limpa de boa qualidade para grandes cidades onde a população crescia em ritmo acelerado . Se os engenheiros que fizeram os primeiros aquedutos não tivessem pensado nessa idéia muitas cidades acabariam sucumbindo a doenças e tragédias por falta de água e talvez nem seriam o que são hoje pois não poderiam crescer muito populacionalmente . Foi portanto um grande feito da engenharia.
2006-08-14 08:37:50
·
answer #1
·
answered by Thomaz 3
·
1⤊
0⤋
Considere que voce está vivendo na época dos romanos. Não existe energia elétrica, computadores ou máquinas de calcular, teodolitos e outros recursos que temos atualmente.
Voce vive em uma cidade razoavelmente grande (50000 habitantes) e a fonte de água potável disponível está a 50 quilometros da cidade (que normalmente está proxima de um grande rio, que provavelmente é poluido pelos esgotos e lixo gerados pelos próprios habitantes da cidade).
Os aquedutos eram obras de engenharia bastante complexas, capazes de trazer esta água de uma fonte distante, por canais abertos, e sem necessidade de bombas ou sistemas pressurizados.
O formato do canal aberto, a inclinação do aqueduto, a vedação para reduzir as perdas, tudo isto são sinais de uma grande capacidade de planejamento e conhecimento técnico. Mesmo nos dias atuais, com os recursos tecnológicos de que dispomos, a construção de aquedutos não seria tarefa simples. Pense na turma que fazia os aquedutos 2500 anos atrás....
2006-08-16 00:17:05
·
answer #2
·
answered by Paulo M G C 6
·
1⤊
0⤋
Porque eram capazes de transportar água para as cidades, correspondem às adutoras de hoje.
2006-08-15 16:29:00
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Por que foram feitos sem engenharia. Quer dizer, eles se estendem por quilômetros em linha reta, em declive constante, sem perder uma quantidade significativa de água. Isto foi feito sem o auxílio de teodolitos, e as torres e arcos foram feitas sem o auxílio de cálculo estrutural. Aliás, eles não faziam idéia se os arcos estava com uma margem de segurança razoável, ou superdimensionados, eles não sabiam nada sobre resistência dos materiais e coisa do tipo, tudo que eles tinham era os desenhos de arcos que não caíram e o "teorema dos cinco minutos" (se alguma coisa fica em pé durante cinco minutos depois de você tirar o escoramento, então ela vai ficar em pé para sempre). Quer dizer, eles tinham que responder as seguintes perguntas:
1. quantas pedras/operários/alimento/transporte precisaremos?
2. como construir uma calha em linha reta?
3. como construir os arcos para sustentar a calha em linha reta?
4. como manter a inclinação da calha constante?
5. qual a diferença de altura que a calha terá entre as extremidades?
6. qual a distância que a calha terá de vencer?
7. qual a distância entre as colunas que sustentam a calha?
8. como vencer os acidentes geográficos (morros, pântanos, pedreiras, bosques, rios, estradas, etc.) entre o início e o fim da calha?
Não obstante, eles tiveram a engenhosidade para resolver estes problemas.
P.S.: apenas por curiosidade, existe um aqueduto no Rio de Janeiro, e, que eu saiba, um em Candelária - RS, construída no tempo da escravidão (já tentei visitar ela, mas parece que tem que marcar hora antes de aparecer lá, senão só os cachorros que te recebem).
2006-08-16 15:39:27
·
answer #4
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
1⤋
Porque são grandes, foram feitos, e eram obras de engenheiros.
2006-08-14 16:01:30
·
answer #5
·
answered by afonsotm 4
·
0⤊
1⤋