English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-14 06:54:54 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Física

11 respostas

Bom, tem uma pergunta exatamente igual a sua logo a 3h atrás...
Mas não custa nada =) vou responder a sua... se der na telha, respondo a outra também...rss

Não vou mentir. O que vou explicar aqui é complicado e difícil de engolir... peço que fiquem com as mentes abertas. Verão como o que se ensina sobre as partículas (elétrons, prótons, etc) é algo tão incompleto que dá até arrepios. Mas tem que ser assim, pois se não fosse, ninguém entenderia =)

Primeiro as bases:

O elétron é uma dos 24 férmions elementares. São partículas indivisíveis com "spin" (uma espécie de rotação em torno de si mesma, vou explicar melhor depois) igual à 1/2 (meio). Os 12 férmions elementares da matéria são esses:

Os 6 Léptons de matéria:

elétron, neutrino eletrônico
múon, neutrino muônico
táuon, neutrino tauônico

Sendo que o táuon foi o último a ser descoberto e o neutrino tauônico foi visto indiretamente. Por ser recente, tem um artigo bem legal (em inglês) sobre o táuon na Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tau_lepton

Os 6 Quarks de matéria:

up, down
charm, strange
top, bottom

(os nomes são estes mesmo, eu juro!)

Para cada um destes 12, existem um parceiro de Anti-matéria. Assim somam-se 24.

As partículas chamadas "Bárions" são como pequenos átomos formados por quarks. Os prótons e nêutrons são bárions.

Agora, vamos voltar ao elétron. Tudo que for dito sobre ele, vale para todas as 24 partículas desta lista, a menos que eu diga o contrário.

O elétron chamado de "elétron-nú" é uma partícula pontual. Ele tem uma carga elétrica negativa (que NÃO é o conhecido 1,6x10^-19 C). A questão é que um elétron nunca está "nú" na natureza.

Conforme um elétron se movimenta, ele sofre sucessivas "auto-interações" onde ele cria fótons (partículas de luz) e as reabsorve logo em seguida. Se levarmos em conta esta "nuvem" de luz "virtual" ao redor do elétron, ele não é mais pontual. Usamos a palavra "virtual" pois essa luz viola a CONSERVAÇÃO DA ENERGIA !!! Calma... é assim mesmo. O princípio da incerteza diz que podemos violar esta lei, desde que seja por um tempo curto... inversamente proporcional à quantidade de energia violada. Por isso os fótons "virtuais" TÊM que retornar ao elétron e não podem sair voando por aí. Ainda assim eles existem.

Ainda não acabou:

Cada fóton virtual pode criar um par virtual de elétron e anti-elétron, pelo mesmo mecanismo descrito acima (ou seja, desde que o par se "aniquile" rapidamente e volte a ser o fóton, o qual também vai retornar ao elétron original logo em seguida).

Então, a nuvem virtual em torno do nosso elétron nú também tem partículas carregadas. Quando dois elétrons, e suas respectivas nuvens, se aproximam e interagem, as nuvens também interagem. Então, a carga total do elétron depende da distribuição de carga da nuvem...

O elétron real é uma bagunça... ele é tudo, menos pontual. Essa nuvem de fótons e "pares" (elétrons e anti-elétrons) à sua volta altera sua carga e sua massa (a massa dos pares contribui para a massa total). O conjunto elétron nú + nuvem virtual é o elétron que conhecemos (com carga 1,6x10^-19 C).

Ao realizarmos experimentos de alta energia, dois elétrons pode interagir a distâncias realmente muito pequenas, de forma que eles "penetram" um na nuvem do outro. Neste caso, o resultado é uma interação com um valor total de carga elétrica diferente da carga conhecida... uma carga maior. Quanto mais chegamos perto do elétron nú, maior é a carga experimentada. A nuvem causa um efeito chamado "blindagem" (já conhecido de quem trabalha com física do átomo: os elétrons das camadas mais externas blindam a carga das camadas internas).

Neste sentido, a carga do elétron (a carga total medida) depende da energia.

Além de tudo isso, o elétron se comporta como partícula e como onda: ele pode colidir (interagir) com outras partículas como bolas de sinuca, e ao mesmo tempo pode penetrar barreiras intransponíveis, como ondas do mar que sobem pela areia até molher seus pés, longe da água. Com isso ele pode fazer coisas fantáscas, como passar por dois lugares ao mesmo tempo! ou modificar seu padrão de onda para formar orbitais (as camadas do átomo).

Ufa... tem muito mais, mas acho que isso basta sobre o elétron.
Essa descrição é vista na chamada Eletrodinâmica Quântica, desenvolvida por Tomonaga, Schwinger e Feynman.
Para saber mais sobre a teoria (é bem técnico, eu garanto), veja aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletrodin%C3%A2mica_qu%C3%A2ntica

Para concluir, basta dizer que: se cada patícula é praticamente pontual e elas NUNCA se tocam (pois se penetrarem muito na nuvem umas das outras, as cargas "núas" irão repelir com força tendendo ao infinito), então SOMO TODOS VAZIOS e NUNCA TOCAMOS NADA!!!!

Mas acho que ainda vamos poder dormir sabendo disso.
Valeu pelo espaço! Espero ter "complicado" bastante.

2006-08-14 08:34:34 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 1

O vazio da matéria

· A maioria dos objetos com os quais estamos familiarizados são realmente espaço vazio. Os átomos e as moléculas que constituem os objetos diários que vemos, tais como tijolos, madeira, vidro, e assim por diante, são na maior parte espaço vazio, muito embora os próprios objetos pareçam tão duráveis e sólidos.

Um átomo consiste em um centro bastante denso chamado núcleo, e uma nuvem de elétrons que cercam o núcleo. Dependendo do tipo do átomo que se considere, a nuvem de elétrons tem um raio de cerca de 10.000 vezes maior que o núcleo. Se o núcleo fosse do tamanho de uma bola de pingue-pongue, a nuvem de elétrons se estenderia por uns 320 metros de diâmetro. A maior parte desta distância estaria vazia.

O núcleo, muito embora seja parte muitíssimo pequena do átomo, constitui a maior parte do peso do átomo. O fato de que a maior parte do espaço vazio que constitui os objetos se deve à nuvem de elétrons é que os faz ser tão leves. Se tivesse uma xícara cheia de núcleos, desprovidos de suas nuvens de elétrons, de modo que os núcleos pudessem ser compactados na xícara, essa xícara de matéria nuclear pesaria cerca de 50.000.000.000 de toneladas.

2006-08-14 16:24:51 · answer #2 · answered by Marcelo Pinto 4 · 1 0

são partículas eletricamente carregadas que orbitam os núcleos atômicos, semelhante a lua orbitando a terra.

2006-08-14 14:00:11 · answer #3 · answered by Mario Tanaka 5 · 1 1

Num átomo, os elétrons rodeiam o núcleo atômico, composto de prótons e neutrons ... A eletricidade estática não é um fluxo de elétrons. É mais correto denominá-la de "carga ..., mais resposta vá um site de busca e digite a pergunta ai voce vai encontra a resposta.

2006-08-14 14:02:54 · answer #4 · answered by SABER 3 · 1 3

Os elétrons são uma parte do átomo que se encontram nas camadas eletronicas (k, l, m, n, o, p, q) ao redor do átomo.

2006-08-14 14:01:45 · answer #5 · answered by !*! KaKah!*! 2 · 1 3

O elétron ou electrão é uma partícula sub-atómica de carga negativa. No modelo padrão ele é um lépton, junto com o muão o tau e os respectivos neutrinos. O electrão foi proposto como partícula sub-atômica por J. J. Thompson em 1897. A carga do elétron é de , e a sua massa é de , ou . Normalmente, em física nuclear, a carga do elétron é definida como sendo uma unidade.

O electrão é responsável pelo balanceamento de carga dos átomos. Nas escalas de distâncias dos átomos o comportamento da partícula é regido pela mecânica quântica. Segundo esta, os electrões ficam "espalhados" pela maior parte do átomo, o que é às vezes descrito como uma "nuvem electrônica". Por outro lado, o núcleo comporta a carga positiva do átomo é bem localizado no centro deste.

O electrão, além de interagir com outras partículas pela força electromagnética, também interage pela força nuclear fraca, onde normalmente vem acompanhado do seu neutrino associado. Sua antipartícula é o posítron, com a mesma massa, mas carga positiva. O elétron' ( do grego elektron, âmbar), geralmente representado como e - ), é uma partícula sub-atômica. Num átomo, os elétrons rodeiam o núcleo atômico, composto de prótons e neutrons.

2006-08-14 14:01:40 · answer #6 · answered by Sonatta 4 · 1 3

SÃO CARGAS NEGATIVAS CONCENTRADAS EM UM ELEMENTO QUIMICO, SEJA METAL,A AMETAL OU HIDROGENIO.

2006-08-14 13:59:32 · answer #7 · answered by faixa preta em tae-kwon-do 2 · 1 3

Cara, eles são aqueles personagenzinhos azuis do clipe do crazy frog. Sabe aquele sapinho bem rapido que fica apostando corrida?

2006-08-14 14:05:34 · answer #8 · answered by JW 2 · 0 3

Num tenho nem idea!

2006-08-14 13:58:46 · answer #9 · answered by Bianca 3 · 1 4

não sei, eu nunca vi um elétron!

2006-08-14 14:05:39 · answer #10 · answered by Nikolas 2 · 0 4

fedest.com, questions and answers