English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-14 05:14:14 · 11 respostas · perguntado por Zepikenu 2 em Artes e Humanidades História

11 respostas

Olá, tudo bom :-)
Vamos lá!
Sempre que pensamos em causa, temos que voltar algumas décadas atrás.
Em 1918, terminava a PGM (Primeira Guerra Mundial), na qual a Alemanha, só pra variar, tomou um "couro"...imediatamente, os paises vencedores se uniram e "fatiaram" o território alemão e austríaco. O povo alemão estava desmoralizado e em péssias situações, dependendo do dinheiro que vinha do exterior, principalmente Inglaterra e França, e marginalmente, os EUA. Onze anos depois, veio a chamada "quebra da bolsa de Nova Iorque", ou, o "Crack de 29", no momento em que a economia mundial acabou se transformando em pó! (dá uma olhadinha na wikipedia ou no google sobre a crise de 29 que acredito, você encontrará maiores detalhes...) Com isso, naturalmente, o dinheiro que era enviado para a Alemanha, parou, afinal, os países já tinham problemas demais para se preocupar com os outros, não acha? Bom, em 1933 surgiu um carinha novo no poder, um bigodudo chamado Adolf Hitler. A Alemanha ainda estava completamente quebrada, falida, e todo o dinheiro que o exterior fornecia vinha parar nas contas dos banqueiros judeus (endenteu agora, o porquê do ódio aos judeus ???). O adolfinho prometeu, entre outras, coisas, dar emprego a toda a população desempregada (mais de 10 milhões de pessoas) e chutar os judeus pra fora da Europa, além, é claro, de recuperar todos os territórios que antes eram deles. Todas promessas mágicas e que o povo caiu feito pato. Hitler chegou, efetivamente, a Chancelaria do Reich como "Reichsführer", ou "Líder do Reino" (sim, reino!) em 1938,e estava na hora de cumprir com sua promessa. Cumpriu todas, incluindo dar emprego. Como? No exército (Heer), na Marinha de Guerra (Kriegsmarine) e na Força Aérea (Luftwaffe), além das indústrias que constuiam blindados, e tal. Bom, o bigodinho precisava usar tudo o que tinha, então, começou a guerra.
Portanto, você pode tomar por base, três possibilidades:
1) A guerra como vingança do que tinha sido a primeira
2) Ponto de vista econômico
3) Promessas políticas e necessidade de expansão, ou ao menos, recuperar o que tinha antes da PGM.

2006-08-14 05:58:26 · answer #1 · answered by Henrique M 3 · 1 0

Um dos motivos foi o nazismo.O líder alemão de origem austríaca Adolf Hitler, pretendia criar uma "nova ordem" na Europa, baseada nos princípios nazistas da suposta superioridade alemã, na exclusão — eliminação física incluída — de algumas minorias étnicas e religiosas, como os judeus, os ciganos, deficientes físicos e homossexuais; na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.
Tanto a Itália como o Japão entraram na guerra para satisfazer os seus propósitos expansionistas. As nações democráticas (como a França, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América) opuseram-se a estes desejos do Eixo. Estas nações, juntamente com a União Soviética, após a invasão desta pela Alemanha, constituíram a base do grupo dos Aliados.

2006-08-14 12:24:13 · answer #2 · answered by luna 3 · 3 0

varias coisas.resumindo
mas no geral o impeto imperialista da alemanha de hitler, que tinha "o orgulho" ferido por ter perdido a primeira grande guerra e ainda ter que pagar altas indenizacoes e ser excluida dos principais foruns mundiais no pos guerra.

2006-08-14 12:20:06 · answer #3 · answered by rafaelzizou 3 · 3 0

O pessoal já citou vários motivos históricos, então lá vai um diferente:infelizmente o homem sempre vai guerrear, faz parte da natureza humana! Lutar por terras, por religião, por dinheiro, comida, mulheres, etc., sempre haverá um motivo!!! Na verdade procuramos longe o motivo das guerras, mas não paramos pra pensar que a intolerância começa dentro da nossa própria casa, quando por ex. brigamos com nossos irmãos por bobagens e ninguem cede!!!!

2006-08-14 12:49:05 · answer #4 · answered by mimi 4 · 2 0

Começou com o Tratado de Versalhes assinado depois da 1ª GG. Com esse tratado a Alemanha teve que arcar com as depesas da Eupora inteira... e depois veio a Quebra da Bolsa de Valores, colaborando para a ascensão de Hitler como o governante da Alemanha... Em 1939, Hitler invadiu a Polônia gerando a II guerra...

2006-08-14 20:36:56 · answer #5 · answered by drafelicidade 1 · 1 0

O inicio da segunda guerra mundial, foi mais uma coisa tipo recuperar territorio perdido na primeira guerra mundial, depois disso veio um monte de ideologias brabas mesmo... ou seja um monte de insanidades, muitas mortes e sofrimento. E ainda dizem que somos os seres mais inteligentes. Pode uma coisa dessas?

2006-08-14 13:54:11 · answer #6 · answered by ? 4 · 1 0

Basicamente o que causou a Segunda Guerra Mundial foi a Primeira Guerra Mundial, ao final da primeira a Alemanha derrotada foi considerada culpada pela Guerra e sofeu uma serie de restrições economicas e militares alem de pagar imensas indenizações a outros paises ( como a frança) e entregar territorios, Da depressão Alemã surgiu o movimento Nazi-Facista que se aproveitou do sentimento alemão ( e de qualquer ser humano) de botar a culpa em alguem pela sua desgraça, logo surgiu a SA e depois a SS que caçou os Judeus e seus bens para o bem da Alemanha a Inglaterra, maior potencia europeia da epoca deixou a força militar Alemã crescer, pois tinha interesse maior em enfraquecer a frança, que saiu beneficiada no acordo da primeira guerra, a mesma foi a primeira a ser invadida, depois vieram alianças, confrontos etc... ou seja, a guerra estava iniciada, ou sejá a causa da Segunda Guerra foi a Primeira Guerra.

2006-08-14 12:58:22 · answer #7 · answered by duplatjr 1 · 1 0

Ih muita coisa o ataque dos japoneses e uma serie de fatos.

2006-08-14 12:49:06 · answer #8 · answered by Liza Enghaw 2 · 1 1

foi causada por uma serie de acontecimentos indo da guerra fria entre o EUA e a antiga URSS,indo a guerra entre EUA e Japao devido a bomba jogada em territorio Japones.

2006-08-14 12:29:03 · answer #9 · answered by Cristiano M 3 · 1 1

A Alemanha estava bastante depremida, com a estima baixa. Quando chegou Hitler, um Austro-Hungaro, que queriaque a Alemanha fosse um país puro, povoado apenas pela raça Ariana.
Ele começou a levar para campos de concetração e a matar toldos aqueles que não eram considerados puros (arianos).
Não eram considerados Arianos principalmente os Judeus.
Ele também queria que a Alemanha conquistasse a maior parte do mundo se tornando uma super potência.
A Alemanha se tornou então um país nazista.
Unindo-se à Italia de Mussoline que era Fascista e que tinha planos parecidos com o de Hitler.
Quando Hitler começou a atacar outros territórios, começou a ser uma ameaça a paz mundial os outros grandes países começartam a querer parar os Nazistas.
A França, a Inglaterra foram os primeiros países a ficarem contra Hitler.
O mundo foi divido em duas partes.
Uma que era a favor dos nazistas formada principalmente pelos países: Alemanha, Japão, Italia e URSS, que deixou essa aliança a partir do momento em que Hitler quebrou o tratado de não invadir a Russia.
De outro lado estavam : França, Inglaterra, os Eua financiavam as armas usadas por eles na guerra e enviou seus soldados quase no final da guerra juntamente com soldados brasileiros.
Nessa época o Brasil era governado pela Ditadura de Getúlio Vargas, que era a favor das idéias de Hitler. Mas não ficou do lado da Alemanha por medo dos Eua.
É incontável o número de judeus mortos em campos de concentração.
Hoje já se tem conhecido de todas as barbaridades que ocorreram nesses campos de concentração. Houveram inumeros casos de experiencias em humanos vivos como: troca de membros, como suportavam a dor, entre outros.
Com o fim da guerra a Alemanha ficou submissa ao Tratado, que impedia a Alemanha de ter indústrias Bélicas e sua armazenação.

2006-08-14 12:32:05 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 2

fedest.com, questions and answers