Israel era dominada pelos filisteus quando nasceu Sansão. Sua mãe, Zlelponith, era uma mulher boa e humilde. Chegava a tal ponto sua humildade que era conhecida como "a esposa de Manoah, da tribo de Dan". Passava a vida trabalhando e nunca sorria, não porque estivesse cansada, mas pela tristeza de não ter filhos.
Lá um dia ela viu a figura de um homem, era um anjo do Eterno, disfarçado, que assim falou: "Alegra-te, terás um filho. D'us fará o milagre e, de agora em diante, guarda-te, durante toda a gravidez, de todas as coisas proibidas a um nazireu: não toma vinho nem qualquer outra bebida forte, porque conceberás um filho que, desde o teu ventre, será um nazireu. Portanto, seus cabelos, nunca deverás cortar. Caberá a ele iniciar a libertação de Israel do jugo dos filisteus". Assim disse e assim aconteceu.
E o menino nasceu, já cabeludo, e a mãe lhe deu um nome condizente com sua missão - Sansão, em hebraico, Shimshon, que provém da palavra shemesh, sol, pois ele traria luz e salvação para seu povo. Desde seu nascimento, percebia-se que a bênção de D'us pairava sobre ele - pois que era dotado de força sobrenatural. Crescendo, seus cabelos eram fartos. Quando chegou a rapaz, a cabeleira cobria-lhe a cintura e sua mãe o penteava, fazendo sete tranças que prendia juntas, à altura dos ombros.
De repente, Sansão surpreendeu os pais com uma novidade. Tendo descido um dia a Timnat, onde viviam os filisteus, encontrara entre eles a moça que desejava para esposa, a quem ele encantara. Queria casar-se. Os pais protestaram, contrários ao casamento. "Com tanta moça bonita entre o seu povo, ia ele procurar uma filha dos inimigos?" - "Mas é dessa que eu gosto", respondeu Sansão, decidido. E os pais tiveram que se conformar depois que a jovem concordou em se tornar judia. Eles não sabiam que o verdadeiro objetivo de Sansão, arquitetado e conduzido pela Divina Providência, era desafiar os filisteus. Ele procurava armar uma rixa, mas que fosse pessoal, evitando assim que qualquer ação vingativa atingisse seu povo.
A noiva morava em outra cidade. Para lá ia Sansão, certo dia, atravessando bosques, quando inesperadamente surgiu um leão e avançou para o atacar. O espírito do Eterno se apossou dele. Estendeu os braços, de mãos abertas aparou o salto do animal, e rasgou-o pela boca de meio a meio, com se rasgasse uma folha de papel. Tempos depois, indo pelo mesmo caminho, já para a realização de seu casamento, encontrou a carcaça do leão e, com surpresa, viu dentro dela uma colméia. Rindo-se, recolheu o mel e continuou a jornada, deliciando-se com o produto das abelhas.
Os festejos do casamento iam durar sete dias. Era costume, então, convidar 30 rapazes para acompanharem o noivo. Havia muita música e dança, brincadeiras e, entre estas, Sansão resolveu propor um enigma aos moços. Quem o decifrasse, ganharia 30 lençóis e 30 roupas brancas. Mas se ninguém acertasse, cada um deles teria que dar a ele, Sansão, esse mesmo prêmio. Todos concordaram e Sansão apresentou o enigma: "Do comedor saiu comida. E do forte saiu doçura".
Passavam-se os dias, e nenhum dos rapazes conseguia encontrar a solução. Então, dirigiram-se à mulher de Sansão. "Tu e teu noivo nos convidaram para nos fazerem perder? Jamais acertaremos... Arranca de teu noivo a resposta. Do contrário, te mataremos e ainda tocaremos fogo em todas as terras de teu pai".
A moça concordou, e não mais deixou Sansão em paz, suplicando que lhe revelasse a interpretação do quebra-cabeça. Ele se negava a satisfazê-la, respondendo aborrecido: "Nem para meus pais direi; como também a ti não o direi". Mas ela, em prantos, exigiu-lhe uma prova de amor. "Se me amasses, me contarias...". E Sansão não teve como lhe negar aquela prova de amor.E, na data marcada, os rapazes vieram triunfantes, de posse da resposta certa: "O que é mais doce que o mel e mais forte que o leão?".
Sansão teve certeza de que a noiva lhes tinha revelado o segredo, mas cumpriu sua palavra pagando-lhes o que prometera. No entanto, enraivecido, deixou festas e casamento e voltou para a casa paterna.
Valeu?
2006-08-14 05:19:24
·
answer #1
·
answered by Edilson P 1
·
1⤊
0⤋
é um enigma biblico, fala de Sansão, significa q as coisas veem de onde menos se espera. do comedor saiu comida, isso se refere a um leão morto, ele era o comedor e virou comida dos carniceiros e microorganismos, e na sua cabeça foi formada uma colméia, ou seja do forte saiu doçura.
2006-08-14 12:18:38
·
answer #2
·
answered by m@musk-ruivinh@ 5
·
0⤊
0⤋
Isto está na bíblia , Sansão brincou com as coisas de Deus em Juízes 14:14
Ele brincou com seu nazireado
2006-08-14 12:16:07
·
answer #3
·
answered by muttley 2
·
0⤊
0⤋
Sansão. Ele deu esse enigma para um rei, quando viu um leão ser devorado por abelhas (ao estar morto). A referência é a Bíblia, no livro de Juízes, capítulo 14 versículo 6 até o capítulo 14 versículo 14.
2006-08-14 12:16:02
·
answer #4
·
answered by truehalley 2
·
0⤊
0⤋
Bom como a pergunta se refere a autoria, a mesma é oriunda da bíblia, do livro de juízes capítulo 14, versículo 14. Abaixo segue a transcrição do capítulo em questão: "Capítulo 14
1 ¶ E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus,
2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
4 Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR; pois buscava ocasião contra os filisteus, porquanto, naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel.
5 Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timna; e, chegando às vinhas de Timna, eis que um filho de leão, bramando, lhe saiu ao encontro.
6 Então, o Espírito do SENHOR se apossou dele tão possantemente, que o fendeu de alto a baixo, como quem fende um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
7 E desceu e falou àquela mulher, e agradou aos olhos de Sansão.
8 E, depois de alguns dias, voltou ele para a tomar; e, apartando-se do caminho a ver o corpo do leão morto, eis que, no corpo do leão, havia um enxame de abelhas com mel.
9 E tomou-o nas suas mãos e foi-se andando e comendo dele; e foi-se a seu pai e à sua mãe e deu-lhes dele, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.
10 ¶ Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete, porque assim o costumavam fazer os jovens.
11 E sucedeu que, como o vissem, tomaram trinta companheiros para estarem com ele.
12 Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma a adivinhar, e, se nos sete dias das bodas mo declarardes e descobrirdes, vos darei trinta lençóis e trinta mudas de vestes.
13 E, se mo não puderdes declarar, vós me dareis a mim os trinta lençóis e as trinta mudas de vestes. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a adivinhar, para que o ouçamos.
14 Então, lhes disse: Do comedor saiu comida, e doçura saiu do forte. E em três dias não puderam declarar o enigma.
15 E sucedeu que, ao sétimo dia, disseram à mulher de Sansão: Persuade a teu marido que nos declare o enigma, para que, porventura, não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai; chamastes-nos vós aqui para possuir o que é nosso, não é assim?
16 E a mulher de Sansão chorou diante dele e disse: Tão-somente me aborreces e não me amas; pois deste aos filhos do meu povo um enigma a adivinhar e ainda mo não declaraste a mim. E ele lhe disse: Eis que nem a meu pai nem à minha mãe o declarei e to declararia a ti?
17 E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que, ao sétimo dia, lho declarou, porquanto o importunava; então, ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.
18 Disseram-lhe, pois, os homens daquela cidade, ao sétimo dia, antes de se pôr o sol: Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? E ele lhes disse: Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma.
19 Então, o Espírito do SENHOR tão possantemente se apossou dele, que desceu aos asquelonitas, e matou deles trinta homens, e tomou as suas vestes, e deu as mudas de vestes aos que declararam o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e subiu à casa de seu pai.
20 E a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro, que o acompanhava."
2006-08-14 12:15:25
·
answer #5
·
answered by Marco Aurelio Angelo de Carlos S 3
·
0⤊
0⤋
SANSÃO DISSE.
SE QUISER SABER O SIGNIFICADO CONSULTE O LIVRO DOS JUÍZES NA BÍBLIA SAGRADA.
2006-08-14 12:14:23
·
answer #6
·
answered by A DAMA 2
·
0⤊
0⤋
Sansão
O que é mais doce que o mel e mais forte que o leão?
Sansão matou um leão, e do cadáver do leão sairam favos de mel, e sansão alimentou-se deste mel. Ele pegou o mel e levou aos seus pais, deu a eles, mas sem falar de onde tinha saÃdo, já que Sansão havia feito votos de não tocar nem chegar perto de cadáveres. Sansão alà tinha rompido seu pacto com Zeus.
De onde menos se esperava algo, este algo surgiu. De onde se esperava somente força, veio a doçura...
Por isto, no livro dos Juizes, 14:12-20, Sansão fala: Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e o declararia a ti?
____Segue o texto na Ãntegra:_____
14:12-20
“Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas. 13 E, se não puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos. 14 Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias não puderam decifrar o enigma. 15 E sucedeu que, ao sétimo dia, disseram à mulher de Sansão: Persuade a teu marido que nos declare o enigma, para que porventura não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai; chamastes-nos aqui para vos apossardes do que é nosso, não é assim? 16 E a mulher de Sansão chorou diante dele, e disse: Tão-somente me desprezas, e não me amas; pois deste aos filhos do meu povo um enigma para decifrar, e ainda não o declaraste a mim. E ele lhe disse: Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e to declararia a ti? 17 E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo. 18 Disseram, pois, a Sansão os homens daquela cidade, ao sétimo dia, antes de se pôr o sol: Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? E ele lhes disse: Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca terÃeis descoberto o meu enigma. 19 Então o EspÃrito do Senhor tão poderosamente se apossou dele, que desceu aos ascalonitas, e matou deles trinta homens, e tomou as suas roupas, e deu as mudas de roupas aos que declararam o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e subiu à casa de seu pai. 20 E a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro que antes o acompanhava.”
2006-08-14 12:12:51
·
answer #7
·
answered by Snowy 4
·
0⤊
0⤋