Gostei muito da pessoa que te perguntou:
Qual a droga?
Quanto usa?
Com quem usa?
Como usa?
Essas são perguntas interessantes de serem respondidas. Não é porque o adolescente (estou chutando que é um adolescente) usa drogas que ele está viciado ou apresenta problemas em relação a este uso. Teve uma resposta de uma especialista no assunto que me agradou muito. Vou citá-la:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AgZzqgaquVBnjRxADe3neDrI6gt.?qid=20060723195334AAajy0d
Pergunta: "Descobri q meu ficante usa drogas, ele guardou esse segredo p/ q eu ñ descobrisse, mas descobri. O q faço?"
Resposta: "Você sabia que aproximadamente 19% da população brasileira já usou alguma droga ilícita na vida? Isso sem contar os usuários de álcool e tabaco que já somam cerca de 11 e 9% da população, respectivamente, dependente. Tá vendo? É mais comum do que a gente imagina!
Saber que alguém está usando drogas não diz muito. Pode ser um uso experimental, ou já pode ser um uso que traz prejuízos para a pessoa. Em geral quando o uso de drogas começa a ficar mais frequente e com prejuízos decorrentes, fica difícil do usuário esconder. Com o tempo de uso a tendência é que sua vida gire mesmo em torno da droga mas, dependendo da droga - como por exemplo o álcool ou a maconha -, isso pode levar alguns anos.
Quanto mais cedo se identificar o uso prejudicial, maiores as chances da pessoa não dar continuidade ao uso e tornar-se dependente. No entanto, quando o uso ainda está no início e a pessoa ainda não reconhece nenhum prejuízo ligado ao uso, é mais difícil convence-la de que pode ter algum problema no futuro.
Existem muitos tratamentos e grupos de orientação para usuários e familiares/companheiros de usuários que você pode indicar para o seu fico. Eu recomendaria procurar grandes hospitais ligados às universidades, como por exemplo o hospital da Faculdade Paulista de Medicina (UNIFESP) na Vila Mariana/SP ou o Hospital das Clínicas da USP. Ambos hospitais têm ambulatórios de atendimento gratuito para usuários de drogas.
Fonte(s):
Os dados de uso na vida e índice de dependentes na população brasileira é do CEBRID - Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas "
Bom, mas você perguntou o que fazer, o primeiro passo é esse, saber o que fazer. Responder a estas perguntas; conversar com ele; não julgá-lo ou incriminá-lo pelo uso (isso só atrapalha); não jogar culpa nele (culpa só serve para deixar culpado, mais nada); não tentar fazer coisas escondidas dele (como vigiar, ou ficar procurando coisas no armário), isso só gera paranóia e distancia ele de você (tudo o que não queremos); você precisa se aproximar dele do melhor jeito possível; mentiras normalmente atrapalham e dificultam a comunicação, abre o jogo e converse com ele.
Porém, isso é dificil de fazer e ficar lembrando todo o tempo, principalmente sozinho. As drogas na nossa sociedade são consideradas algo sujo e ligadas ao crime, não é difícil colocarmos todas as pessoas que usam drogas dentro dessas características. É dificil não lidarmos com essa situação de forma preconceituosa e de maneira pouco efetiva afastando cada vez mais as pessoas que amamos de nós.
Teve uma resposta em que a pessoa disse ter desistido do irmão. Uma pena, infelizmente uma das principais características de uma pessoa que está em intenso uso de drogas é a ambivalência. Ela oscila em momentos de extrema vontade (fissura) e momentos em que não quer mais usar, e isso as vezes ao mesmo tempo. É algo dificil de ser explicado para quem não sofre desse problema, mas numa tentativa de aproximar a algo mais cotidiano podemos comparar à comida. Quem é que não tentou fazer uma dieta e não conseguiu?
Mas não podemos julgar ninguem, existem casos e casos e famílias e famílias. Algumas pessoas suportam mais tempo situações de extremo estresse emocional outras não. Isso não é um defeito, mas algo a ser trabalhado. O problema de "largar a mão" é que a gente não larga, continua sofrendo, sofremos porque gostamos da pessoa, mas chegamos ao limite do tolerável, "largar a mão" portanto é a única alternativa.
Existem outras coisas que podem ser tentadas antes de chegar a um limite, ou mesmo depois desse limite ter passado. Procurar um serviço que dê suporte ao familiar e ao usuário. Existem muitos deles espalhados pelo pais. Tive a oportunidade de conhecer algum deles. Infelizmente, ou felizmente, só conheço serviços em São Paulo, porém acredito que se entrar em contato com certeza eles terão um telefone ou indicação para outro estado.
Não sei como é o uso de seu filho, mas se continuar com dúvidas acesse www.pharosinfo.blogspot.com para ter mais informações ou procure um especialista no assunto. Internar não é a única solução.
2006-08-15 11:21:09
·
answer #1
·
answered by Carlos Mario Fagundes de Souza N 2
·
0⤊
0⤋
Converse com ele o apoio é melhor do que qualquer outro tipo de coisa, internação somente em último caso. O amor supera tudo.
2006-08-14 13:02:50
·
answer #2
·
answered by V. A Dinho 4
·
0⤊
0⤋
Em primeiro lugar pedir ajuda para Deus, se você não tem fé, e melhor começar a ter fé logo. Em segundo lugar converse com ele, fale sobre a importancia da vida e como termina a vida de um drogado. Acho que uma boa coisa é pedir ajuda de um psicológo ou colocar ele para fazer trabalhos comunitários. Se ele se sentir útil pode ser que ele deixe o vício. Um bom emprego também pode ser que ajude. Mas tenha uma conversa com ele e dê um tempo pra ele se consertar, se ele não se consertar recomendo uma clínica. Mas se ele não quiser se mudar vai ser difícil ajudar.
2006-08-14 10:10:41
·
answer #3
·
answered by Patricia A 4
·
0⤊
0⤋
Não há nada que você possa fazer se ele não quiser.
Digo isso por experiência, pois tenho um irmão que é usuário... nem sei de qual droga. Quando descobrimos, já estava pra lá de viciado.
Aprontava cada uma com a gente, mas relevávamos, culpando as drogas... ele foi internado várias vezes e fugiu todas as vezes. Sumia por tempos, quase nos enlouquecendo de preocupação, depois voltava dizendo que tinha decidido largar... acreditávamos, o acolhíamos e tentávamos ajudá-lo... mas que nada, triste engano! Ele fazia isso, para nos roubar para manter seu vício. Agora sabemos que ele gosta mesmo da coisa, então largamos de mão, não que não nos importemos, mas se ele acha que isso é o melhor para ele, o que podemos fazer?
Sei que não parece muito reconfortante, Desculpe... mas é isso aí... se ele não quiser ser ajudado, de nada adiantará qualquer coisa que você fizer
2006-08-14 09:57:51
·
answer #4
·
answered by ۼรρәяαฑçล ɷ("ړ)ɷ 7
·
0⤊
0⤋
trata-lo,com muito amor e carinho.
Se não for suficiente,na cidade de lavras minas gerais tem uma clinica de recuperação .
Mui boa ja vi várias pessoas serem tratadas lá
Fuiiiiii
2006-08-14 09:03:38
·
answer #5
·
answered by vevezinha 2
·
0⤊
0⤋
Com certeza levá-lo ao médico(psiquiatra), que vai avaliar a situação dele e provávelmente interná-lo. Conheci alguns usuários de droga numa clínica, e sei que é uma situação muito difícil, pois a pessoa se entrega ao vício...conheci um menino que era surfista e usava crack desde a pré adolescência , prá vc ter uma idéia...Aconselho, minha amiga, que faça isso, leve seu filho para tratar-se já...e veja tb as amizades dele, se não tem alguém influenciando ele...é isso, Boa Sorte!
2006-08-14 08:12:36
·
answer #6
·
answered by Adriana Maluka 3
·
0⤊
0⤋
Tenha muita paciência e dialogo...fale para ele a importância que ele tem na sua vida, dos seus valores e principalmente passe total confiança."fale meu filho eu confio em você".
Vai te ajudar muito.
Aquele abraço...
2006-08-14 08:08:17
·
answer #7
·
answered by estrela 1
·
0⤊
0⤋
Em primeiro lugar, chame-o p conversar. Depois pergunte a ele se ele QUER REALMENTE AJUDA e mostre todo amor q vc sente por ele pq ele deve estar se sentindo só e geralmente o traficante busca adolescentes carentes de amor e atenção p chamar à atenção sobre ele. Não tenha medo. Enfrente essa pq tenho certeza q vc irá conseguir. Boa sorte....
2006-08-14 08:08:05
·
answer #8
·
answered by Lise 2
·
0⤊
0⤋
meu amigo é problema,muito dialogo,amor participar mais dos problemas dele,sair ,conversar sobre o assunto tente ajuda-lo senão o traficante o adota,peça orientação a deus este é o caminho, boa sorte;
2006-08-14 08:07:04
·
answer #9
·
answered by tel 4
·
0⤊
0⤋
Tem várias casas de tratamento para isso. Mais é difícil né?
2006-08-14 08:04:16
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋