English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na separação de um casal a questão mais delicada é a guarda dos menores. Definir com qual dos dois a criança deve ficar não é fácil nem para os aplicadores do direito nem para os psicólogos, porque não sabem ao certo os anseios e afinidades da criança. Às vezes a mãe ou o pai parecem cuidar muito bem do filho, isso aos olhos dos outros, porém na individualidade eles não deixam a criança brincar, porque faz bagunça, nem falar, nem participar, nem nada, passando a ser fonte de pensão ou vingança pessoal.
Acredito que a opinião do menor é muito importante porque ele é quem sofre o impacto direto dessa decisão. Sendo assim, uma criança com 8 anos pode optar, ou isso não é levado em conta??

2006-08-14 00:51:24 · 4 respostas · perguntado por Neo 2 em Família e Relacionamentos Divórcio

4 respostas

Sem dúvida a opinião do menor é super importante, mas mais importante ainda é que ele tenha um bom conceito de mãe e de pai. Assim as visitas podem ser regulamentadas, na medida do possível (afazeres de ambos) também durante a semana e não só nos fins de semana. O melhor é enfrentar a situação "de frente", dando oportunidade ao filho para que pratique esporte, artes marciais, informática, artes, música, etc...dentro do que ele gostar de fazer. Levá-lo para brincar com crianças da mesma idade, sempre que possível, pois a escola fica "devendo isso".
Quanto à sua ex, convide-a para almoçar ou jantar, sem que seu filho esteja presente e fale que ele precisa fazer bagunça, conversar, enfim participar, pois ele não pode ser fonte de canalização da mágoa que possa ter com você, dessa forma está "castrando" o menino psicologicamente. Será que ela passou por isso? Parece que sim e não conseguiu se libertar, aí mistura tudo. Quem sabe ela não precisa mudar? Reconheça e fale das qualidades dela, antes de entrar no assunto. Se ela é mãe do seu filho, vai continuar a ser, mesmo sendo ex-esposa, não pode ser ex-mãe. Pelo bem dele vocês tem que procurar o diálogo e procurar manter uma amizade, respeitando um ao outro. Há também sociológos que desenvolvem esse tipo de trabalho de intermediar os entendimentos.

2006-08-15 17:28:40 · answer #1 · answered by santista 6 · 0 0

Com 12 anos o juiz entende que a criança tem capacidade de escolher com quem irá ficar

2006-08-14 13:16:34 · answer #2 · answered by Analux 2 · 0 0

12 anos se o pae solicitar em juizo que seja ouvido a opinião do menor, boa sorte...

2006-08-14 03:53:41 · answer #3 · answered by Kayk 3 · 0 0

É levado bastante em conta sim a opinião dos filhos na hora da separação, mas eu creio que 8 anos ainda é muito novinho para que consiga ter esse direito de optar por ficar com algum dos dois. Acho que a idade certa seria 11 ou 12 anos.

2006-08-14 00:56:37 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers