English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-13 22:07:41 · 4 respostas · perguntado por solitaria18111977 1 em Restaurantes França Bordéus

4 respostas

Se fôr CHAMPAGNE, ou "vinho espumoso", se o deixar respirar, vai ver como fica pior que água mineral amornada!
Os vinhos maduros precisam de respirar (30 minutos) para que o ácido TANÍNICO perca um pouco da sua agressividade, e assim podermos gozar o BUQUÊ e o perfume, por vezes frutado, outras vezes florido !

2006-08-13 22:51:35 · answer #1 · answered by nuno vaz 4 · 0 0

O vinho e todas as bebidas feitas a partir do mosto de uva ou de frutas como Kiwi e seiva de palma (vinho muito comum em África, e substituído no Brasil pela aguardente nos ebós de Orixás do candomblé) precisam ficar em contato com o ar entre 15 minutos e 1/2 hora, para que o aroma da bebida se torne mais intenso e para que as bactérias anaeríobicas, responsáveis pelo processo de fermentação, possam intensificar a metamorfose da frutose da fruta/seiva em álcool.

2006-08-14 05:29:01 · answer #2 · answered by ceabbud 3 · 0 0

A aeração ou "respiração" de um vinho é uma conduta sempre aconselhável para os bons vinhos, em especial os tintos. Durante o tempo de envelhecimento na garrafa, o vinho está em total ausência de oxigênio e nele ocorrem reações complexas que levam à formação de substâncias sensíveis ao oxigênio. Em geral, um bom vinho não envelhecido em demasia, quando exposto ao oxigênio do ar, sofre alterações benéficas, liberando mais intensamente seu aromas e aprimorando os seus aspectos gustativos. Quanto melhor o vinho, quanto maior a sua estrutura e a sua complexidade de aromas, maior será o tempo que se deverá deixar o vinho aerando ou "respirando". Essa operação é realizada abrindo-se a garrafa algum tempo antes do serviço do vinho e deixando o vinho "respirar". Outra alternativa, melhor ainda, é transferir-se o vinho para uma jarra de vidro com boca larga ou um decanter (ver o ítem decantação), onde o vinho sofrerá maior aeração em menor tempo.

Apesar da polêmica em relação às vantagens e ao tempo de aeração dos vinhos, a maioria dos conhecedores concorda que não há necessidade de se arejar vinhos tintos simples de consumo corrente. Tampouco areja-se a maioria dos vinhos brancos, sendo exceções os brancos de alta qualidade, com grande estrutura e complexidade aromática que devem "respirar" algumas horas antes do serviço .

Os vinhos que mais lucram com a aeração são os tintos de qualidade, maduros (prontos para tomar), já suficientemente envelhecidos, que devem "respirar" por um período mínimo de uma a três horas. Quanto melhor o vinho, maior será o tempo de aeração e para alguns o tempo de respiração preconizado vai de 6 a 24 horas.

No entanto, é importante lembrar que a respiração pode ser trágica para vinhos muito velhos, com vinte, trinta anos de vida ou mais. Depois de um tempo de envelhecimento muito longo na garrafa, as substâncias complexas formadas tornam-se extremamente sensíveis ao oxigênio e, quando em contato com o ar, elas sofrerão uma rápida oxidação, degradando-se rapidamente. Por melhor que seja o vinho, ele não suportará o "choque respiratório" e, não é raro ver-se vinhos maravilhosos muito velhos, servidos logo após de abrir-se a garrafa, explodirem em aromas, maravilhar-nos à boca e, passados poucos minutos, extinguirem-se por completo, perdendo os aromas e tornando-se intragáveis. Portanto, cuidado, não areje vinhos muito velhos !

2006-08-14 05:24:57 · answer #3 · answered by Geek 5 · 0 0

se não ele morre sufocado

2006-08-14 05:20:19 · answer #4 · answered by questinador 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers