No conflito entre Israel e o Hezbollah, penso que os EUA não participaram. O conflito se teve porque chegou um momento onde Israel não pode mais suportar os ataques que sempre aconteceram, a invasão da fronteira e o sequestro de soldados israelenses foram a gota d'agua.
Por anos o Hezbollah lançou periodicamente foguetes e misseis em Israel, ferindo civis, destruindo predios e deixando desabrigados.
Se houve um papel dos EUA foi apenas na venda de armamento, não para esse conflito em especial, mas para equipar as forças militares israelenses. Empresas israelenses ja "desenvolveram" caças em conjunto com empresas norte americanas, como por exemplo o Lockheed Martin F-16I uma variante para a força aerea israelense.
Os EUA não precisariam interferir para que esse conflito acontecesse, todos os paises ao redor de Israel querem o seu fim e isso ficou claro em 1967 na Guerra dos Seis Dias, onde Jordania, Siria e Egito apoiados por Iraque, Kuweit, Arabia Saudita, Argelia e Sudão engajaram em um conflito armado contra Israel. É muito facil botar a culpa em Israel e nos EUA, porem os que começaram esses conflitos que datam desde a criação do Estado Israelense em 1948, foram os Palestinos e sem terem razão, pois as terras onde estão Israel foram compradas por Judeus desde as primeiras decadas do seculo XX.
Libano da apoio e armamentos para grupos terroristas como o Hezbollah ou seja o proprio pais tem participação nesse conflito, alem de outros grupos como o Hamas que apesar de ser inimigo do Hezbollah tem um objetivo em comum, acabar com o Estado Israelense, mas esses grupos não são aliados, apenas tem o mesmo objetivo.
Por isso eu repito mais uma vez, temos que analisar os conflitos no Oriente Medio com um pensamento oriental e suas raizes, para depois tirarmos as conclusões.
2006-08-13 14:28:59
·
answer #1
·
answered by EL Panzer 2
·
0⤊
0⤋
So negocia a paz, n tem soluçao pior q o Brasil vai indo p mmo caminho.
2006-08-13 14:27:40
·
answer #2
·
answered by Givanna 3
·
0⤊
0⤋
A participação dos Estados Unidos resume-se a dar apoio ao contra-ataque de Israel ao Hezbolah.
Observe que não há uma guerra frontal entre Israel e o Líbano. Os governos do mundo entendem que há um confronto entre, de um lado, Israel, o Líbano e as nações democráticas, e, de outro, o Hezbolah, a Síria e o Irã.
2006-08-13 14:12:44
·
answer #3
·
answered by Leandron 6
·
0⤊
0⤋
Que guerra? Vai te lascar, xcolega.;
2006-08-13 13:39:10
·
answer #4
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
EUA sempre apoiou tudo o que faz Israel. Mais do que isso: Israel faz o serviço sujo que os EEUU querem disfarçar que não tem envolvimento. Só pra quem acresdita em papai Noel é que pode funcionar esse cinismo.
Estão arrasando um pais, assassinando civis e tudo em nome de que? Da pax americana que levou a "democracia ocidental" ao Iraque, à Palestina, ao Líbano, à Síria, ao Vietnan e tantas outras intervenções desrespeitosas à soberania dos povos.
2006-08-13 16:36:46
·
answer #5
·
answered by Leila J 3
·
0⤊
1⤋