Antes de tudo uma pequena correção:os indígenas não cruzaram o Atlântico porque já habitavam essa terra. Os africanos eram caçados como animais e,às vezes, vendidos pelas suas próprias tribos. Durante a travessia, ficavam nos porões dos navios, deitados em catres, amarrados uns aos outros, passando fome e sede.Muitos não resistiam e morriam durante a viagem. Chegados ao Brasil,eram examinados pelos compradores, como animais, mais especificamente, os cavalos. Olhava-se a musculatura, os dentes e a idade.O destino deles, presumo que você já sabe.Os portugueses resolveram caçar os africanos, porque os indígenas fugiam facilmente, porque conheciam o nosso território. No início da escravidão, os africanos tiveram muita dificuldade de adaptação, primeiro, devido aos maus-tratos e também por serem provenientes de diferentes tribos, portanto com dialetos diferentes, Era muito difícil a comunicação entre eles mesmos. Mais tarde se organizaram e surgiram os movimentos rebeldes, com os negros formando os chamados quilombos.
2006-08-13 07:19:34
·
answer #1
·
answered by Carlos 13 3
·
0⤊
0⤋
Apé em fila indiana do menor para o maior e calado.
2006-08-13 07:38:40
·
answer #2
·
answered by Companheiro 3
·
0⤊
0⤋
Primeiro a escravidão se deu com os indigenas, mas eles não eram trazidos , mas sim escravizados aqui.Eles não se davam muito bem com o serviço físico, mas eram bons empregados e também excelentes para cuidar do gado. porém a medida que foram sendo catequisados começaram a se negar a ser escravos e muitos outros morreram de doenças trazidas pelo homem branco sendo praticamente dizimados e o restante aculturados das maneiras européias.
Então a solução foi trazer escravos africanos.Por dois motivos primeiro que eles eram resistentes para fazer o trabalho braçal e depois davam muito lucro no chamado comércio triangular. Eles eram obtidos a partir da troca de produtos com as proprias tribos e comerciantes africanos sendos estes escravos capturados como prisioneiros de guerras principalmente, muitos deles sendo até reis e principes inclusive. A viagem eram terríveis ficando confinados no fundo dos navios se alimentando muito mal acorrentados, fazendo suas necessidades ali mesmo e muitos morrendo em consequencia da desidratação e diarréias.Muitos quadros de Jean Batist Debret e livros como o de Castro Alvez "Navio Negreiro" mostram muito bem estas condições. Chegando aqui eles eram separados por grupos e muitas vezes juntavam escravos de tribos inimigas para não haver problemas de motins.
Mesmo assim os escravos procuravam se unir e resistir a aculturação principalmente religiosa , inclusive muitos eram muçulmanos se organizando em quilombos e orgizando revoltas como a dos Males por exemplo. Daí até a abolição eles planejavam fugas para construirem grandes comunidades quilonbolas entrando em contato com abolicionistas tentando comprar alforrias e manter a comunidade tento tipo uma dupla identidade de costumes e religião.
2006-08-13 07:32:23
·
answer #3
·
answered by glaucopf 2
·
0⤊
0⤋
Os negros na época eram trazidos nos porões das naus, acorrentados, e quasi sempre remando. Alguns eram condenados que estavam presos em outras colônias portuguesas na Africa. Estes por vezes vinham sem suas famílias. Uma fonte de pesquisa é na internet, em bibliotecas de Lisboa ou de Coimbra. O cade pode ajudar a entra-las.
2006-08-13 07:20:05
·
answer #4
·
answered by virgentina55 6
·
0⤊
0⤋
Era feita atrves das monções,utizando-se embarcações de médio e grande porte...
2006-08-13 07:13:24
·
answer #5
·
answered by Herique 2
·
0⤊
0⤋
Essa travessia já passou em uma propaganda de cerveja , onde um africano vem nadando e chega no bar e diz "FIFICANÉ"
2006-08-16 09:17:43
·
answer #6
·
answered by bruno c 1
·
0⤊
1⤋