A palavra quiral vem do grego (kiros, mão, que gerou também palavras como quiromancia, estudo das linhas das mãos) e, em química, serve para designar moléculas cuja imagem especular (no espelho) é semelhante à molecula original, mas não idêntica, do mesmo modo que a imagem da mão esquerda é uma mão direita e vice-versa.
A molécula quiral e seu par especular são chamados de enanciômeros e os nomes de dois enanciômeros simples (com um só centro quiral) é o mesmo, mas precedidos de "L-" e "D-" (do inglês Left=esquerda e Right=direita), "+" ou "-" (através da resposta ótica destrógira ou levógira); enanciômeros com mais de um centro quiral são denominados através da regra de prioridade Cahn-Ingold-Prelog, que atribui "R" ou "S" a cada centro quiral. O conceito de centro quiral é amplamente utilizado em química orgânica, numa sub-disciplina conhecida como estereoquímica.
Algumas moléculas inorgânicas são também quirais, como a vitamina C (ácido L-ascórbico), mas a grande maioria é mesmo orgânica.
Curiosidade: a vida na Terra é toda "L". Os enânciômeros "D" não são tratados pelo corpo. Pelo fato da vida ser "L", o sistema de nomenclatura RS (que não tem nada a ver com o sistema LD), é muito usado em bioquímica.
Se você bebesse um leite cujas moléculas quirais fossem todas "D" (tal D-leite não existe!), ele passaria pelo tubo digestivo sem sem digerido. O ácido D-ascórbico, enânciomero da vitamina C é absolutamente inócuo ao corpo e não goza das benéficas propriedades do seu par. O processo industrial de produção de vitamina C gera quantidades iguais dos enanciômeros D e L. Por isso, ao comprar vitamina C, é importante observar se ela é TODA ácido L-ascórbico.
2006-08-14 09:21:22
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
3⤊
0⤋
Na verdade, esta terminologia do "carbono quiral" deve ser evitada. A nomenclatura apropriada eh um estereocentro ou centro estereogenico.
De uma maneira simples e com devida generalizacao, diz que um carbono eh um estereocentro ou um centro estereogenico ou um "carbono quiral" quando encontra-se ligado a quatro grupos diferentes. Assim, esta molecula nao apresentara um plano de simetria e sera capaz de desviar o plano da luz polarizada. Assim, esta molecula sera quiral e nao apenas o atomo de carbono.
O atomo sozinho nao pode ser quiral. Por isso, a termo esta errado.
2006-08-13 06:21:19
·
answer #2
·
answered by DONN 3
·
1⤊
0⤋
Diz-se de carbono quiral aquele que faz suas quatro ligações a grupos diferentes.
2006-08-13 05:41:08
·
answer #3
·
answered by Vanessa Ty 4
·
1⤊
0⤋
Um átomo de carbono com quatro grupos ou átomos diferentes ligados a ele é denominado um quiral. Esses átomos também são denominados assimétricos. Uma molécula que contenha este carbono apresenta isomerismo ótico. Ela existe sob duas formas diferentes que são imagens especulares não-sobreponíveis. Essas formas são conhecidas como isômeros óticos ou enantiômeros. As moléculas podem conter mais de um carbono quiral, e, neste caso, podem existir mais de dois enantiômeros.
2006-08-13 05:41:00
·
answer #4
·
answered by Tathiana 5
·
0⤊
0⤋