Segundo a wikipédia, a época de reprodução é a época das chuvas.
Mas é difícil dizer uma época exata da reprodução, isso vai depender da femea que deve apresentar caracteristicas para que isso ocorra. Quado elas estão nessa fase, apresentam listras em seu corpo e um pontinho branco em seu orificio semelhante a um ovinho.
Conseguir sua reprodução é facílimo desde que o casal tenha sido bem alimentado previamente com alimento vivo. Num aquário bem plantado, com capacidade para uns quarenta litros, devemos colocar a fêmea, que deve apresentar o ventre bem desenvolvido. Pouco a, pouco vamos retirando a água até deixar uma altura de 10 ou 12 centímetros.
Depois de três ou quatro dias devemos juntar o macho à fêmea. Vemos então que este se precipita para ela como se fosse agredi-la. Começa o namoro então, vestindo-se o macho com suas mais belas cores, dançando na frente da companheira, dando-lhe encontrões brutais, arrancando-lhe às vezes pedaços de nadadeiras e até escamas, preparando ao mesmo tempo na superfície um ninho de espuma, feito de bolhas de ar e saliva. Esse ninho pode ter um diâmetro de oito a dez centímetros por dois de altura. Duram esses preparativos cerca de três dias, após o que o macho obriga a companheira a acompanhá-lo debaixo do ninho, onde se enlaçam, fazendo ele pressão sobre o ventre dela. Ao fim de umas oito ou dez tentativas os primeiros ovos são expelidos. São doze, aproximadamente, que o macho apanha e vai colocar no ninho, envoltos em bolas de espuma. O macho sabe, por instinto, que se os ovos tombarem no fundo do aquário a pressão da água os estragará impedindo-os de germinar. Essa operação se repete até que 500 a 700 ovos estejam postos no ninho. Depois disso a fêmea é repelida pelo macho, às vezes bem maltratada e ferida, devendo-se então retirá-la.
2006-08-13 05:33:11
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
4⤊
0⤋
geralmente é no ano Alfa!!!!
2006-08-13 06:17:40
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Os betas , assim como a maioria dos anabantídeos, podem ser facilmente reproduzidos em cativeiro, usando-se um aquário de aproximadamente 30 litros ( com água pela metade ) , plantado com tufo de samambaia-d´água ou cabomba,sem pedra ou cascalho e com temperatura em 28ºC.Nele será colocado um casal de betas , onde o macho dara inicio ao namoro perseguindo sua companheira por todo local ( pode ocorrer do macho não mostrar interesse ou rejeitar a sua pretendente e agredi-la ela então vai procurar um refugio para se esconder e o aquaristas deve tirar ela imediatamente e depois de uns 3 dias substituir por outra)
A característica ''corte nupcial'' ira durar cerca de 4 dias , quando então você deve separar o casal no próprio aquário.Para fazer isso, use use uma placa de vidro dividindo o ambiente ( cada um ficara de uma lado) ou então coloque a fêmea num pote de vidro dentro do aquário isolando-a do macho.Mantenha o aquário tampado para aumentar a umidade relativa do ar , deixando apenas uma pequena fresta de cada lado.Para a reprodução a fêmea não pode ser maior que o macho e deve estar barrigudinha com o ovopositor a vista.
A imagem da fêmea do outro lado do vidro excitará o macho que , estimulado dara inicio a construção do ninho de bolhas ( 24 horas apos a separação já é possível perceber uma espessa massa d bolhas na superficie0).A fêmea estará pronta para a desova quando , alem do ventre inchado apresentar também listras verticais em tom contrastante a da coloração de seu corpo.
Estando ambos preparados, junte novamente o casal e o macho imediatamente começara seu ritual, conduzindo a fêmea para perto do ninho, envolvendi-a num ''abraço'' e apertando-a suavemente, fazendo com que os óvulos sejam expelidos e ao mesmo tempo fecundando-os. A cada expulsão (poucos óvulos no começo, e depois mais de 20), a fêmea fica imovel na superficie proxima ao ninho e o macho nada atrás dos ovos. Ele os recolhe um por um, antes que atinjam o fundo do aquario, colocando-os então entre as bolhas do ninho. Feito isso, voltam aos abraços (por instinto dos peixes sabem que se os ovos tombarem no fundo do aquario eles não germinarão, devido ao baixo teor de oxigenio encontrado no fundo). Essa operação dura cerca de um dia e se estende até quando a fêmea já não tiver mais óvulos para expelir. Cada desova atinge em média de 200 a 700 ovos, dependendo da fêmea, sendo que apenas 50% eclodem e destes só 9% chegam à idade adulta.
Terminada a desova (percebida pela magreza da fêmea e mudança da coloração do ninho de bolhas - de transparente para leitosa), a fêmea será retirada do aquario, pois quando o macho pecebe que ela não mais desova passa a agredi-la 9no caso de algum ferimento, ela deverá ser tratada num aquário com água levemente salgada). Metade da agua do aquario de reprodução será sifonada afim de evitar uma maior pressão da agua quando os alevinos eclodirem. O macho ficará então encarregado da ''vigilancia'' até a eclosão, que se dá cerca de 24 a 48 horas, após a desova. Os recém-nascidos ficaram em posição vertical e imóvel nos 4 primeiros dias de vida e assim que começarem a nadar na horizontal, retire o macho do aquário.
A parte mais delicada da reprodução dos betas começa nesta fase. Como os alevinos ainda não tem o labirinto formado, nescessitarão de uma boa quantidade de oxigenio dissolvido na agua. Esta deverá então ser areada com uma bombinha de ar, ligada com uma pedra porosa. A tampa de vidro não pode ser retirada caso contrário haverá uma sensivel modificação na umidade do ar, o que irá prejudicar o labirinto em formação, e causar a morte dos alevinos ( o labirinto se inicia por volta da 3ª a 4ª semana e só se formam por completo aos 3 meses de idade).
A alimentação dos alevinos será oferecida a partir do 4º dia após a eclosão, dando-se infusórios até completarem 10 dias, quando então acrescenta-se artêmia recém-nascida. Quando atingir 2 centimetros inclua tubifex.
A partir da 3ª semana do nascimento, o nivel da água deve ser elevado 1 cm ao dia, até completar 20cm. Só faça a separação dos betas quando começarem as barrigas entre os machos podendo as femeas permanecerem juntas nos mesmo local.
De certo modo exigentes quanto a alimentação, não aceitam muito bem alimentos secos, prefirindo figado e coração de boi picados, pequenos insetos, artêmias salinas, e tubifex. Devem ser alimentados 3 vezes ao dia em pequenas porções.
2006-08-13 05:33:08
·
answer #3
·
answered by Mestre 2
·
1⤊
0⤋
Galera boa noite vim aqui fazer uma pergunta meu macho esta com 3 anos e meio quase 4 anos.
E ele esta soltando bolhas de água sinal de reprodução e minha fêmea tem 2 anos , só que esse meu macho está doente quando jogo a ração ele não sabe onde esta e acaba batendo no vidro do aquário.
Eu devo ou não devo colocar os dois para se reproduzirem?
Desde já , obrigado!
2015-12-13 14:04:51
·
answer #4
·
answered by deyvson 1
·
0⤊
0⤋
machos: os machos costuma fazer um tipo de espuma na flor d'agua
fêmeas: fica aprente os ovulos bem abaixo dela
2006-08-14 05:49:37
·
answer #5
·
answered by thalilopes 1
·
0⤊
0⤋
Quando ele fizer um ninho de bolhas de ar na superfície da água coloque uma fêmea junto com ele porque tá na hora. Assim que os filhotes nascerem retire a fêmea senão ele a matará.
Não deixe uma coluna de água muito alta, pois quando algum filhote cae ele o irá pegá-lo e colocá-no de volta no ninho se a coluna de água for grande vai deixá-lo muito cansado nessa tarefa. Um vidro de maionese médio é o tamanho ideal.
2006-08-13 15:46:17
·
answer #6
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Há duas formas de se saber, já que não tem um mês certo para isso, uma forma é pelo comportamento do macho que começa a construir o ninho de bolhas com ou sem a presença da fêmea, outra forma mais certeira é pela fêmea que durante a época ela fica mais estufada no abdômen e por baixo dela nota-se um ponto branco, e é esse ponto branco que o macho procura quando se encontra com a fêmea. Inclusive nesse mês de agosto tenho reparado esses indícios.
2006-08-13 05:35:07
·
answer #7
·
answered by Davidson 1
·
0⤊
0⤋
Quando começarem a nascer bolhas na superfície do aquário separe o peixe macho da fêmea pois estará no tempo de reprodução e possivelmente a fêmea já estará grávida. Separe os dois pois o macho come os ovos!
obs: Quando nascerem os peixinhos, esperem eles crescerem um pouco e os coloque num terceiro aquário. (Crescerem ao ponto de parecerem os adultos só que de mínimo tamanho.
2006-08-13 05:28:52
·
answer #8
·
answered by G ! 2
·
0⤊
0⤋
Ao cortejar a fêmea, o macho constrói uma balsa flutuante de bolhas de ar coberta com muco. Após fertilizar os ovos da fêmea ele os pega pela boca e os transfere para a parte inferior dessa balsa, os quais ele guarda até que os ovos tenham dado a ninhada.
2006-08-13 05:21:54
·
answer #9
·
answered by MIAU(O_o) 6
·
0⤊
0⤋
Acho que tem um periodo de tempo
2006-08-17 05:09:03
·
answer #10
·
answered by Flaviohag 6
·
0⤊
1⤋