A consciência se forma com a aquisição de conhecimento.
Quem comete um erro a respeito de determinado assunto não tendo noção do que faz, não pode ser ou se sentir culpado.
Todavia, o fato de alguém errar, alegando em seguida que ignorava o assunto não é suficiente para inovcentá-lo. Isso do ponto de vista filosófico.
A aplicação disto pode ser exemplificada pela aplicação de penas mais pesadas ao criminoso reincidente, em detrimento do criminoso primário, o qual se beneficia da atenuante subentendida aqui.
O conhecimento traz a responsabilidade.
...
2006-08-13 04:34:27
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Estar consciente é saber exatamente qual é nosso papel nesse mundo....dah onde vem nossa vontade de fazer as coisas....o que estamos buscando.....e o que é verdadeiro e perfeito para nos deixar em paz com nossa origem e busca espiritual....estar consciente é saber o que é certo e errado...e agir de acordo com essa lei......
2006-08-14 00:59:20
·
answer #2
·
answered by Monica b 3
·
0⤊
0⤋
Meu inquiridor!
Num mundo globalizado onde prevalece a moda (como epidemia induzida) e, ainda, o controle dos meios de comunicação e do poder econômico sobre as informações que as pessoas recebem, informações que são direcionadas de acordo com os interesses ocultos é evidente que é possível que seja a mesma.
Contudo, sempre tem alguém que consegue romper este véu cultural.
2006-08-13 17:13:47
·
answer #3
·
answered by Douglas 6
·
0⤊
0⤋
Consciência, como falou o amigo acima é conhecimento.
Um doutor que mata alguém, deveria ter uma pena dez vezes aumentada com relação a um homem iletrado e rude, pois conhece a lei e a desdenha.
Abraço.
2006-08-13 05:35:43
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não consegui encontrar uma definição para as suas perguntas, mas achei alguns atributos da consciência:
Conceitos de Consciência:
“E um pensamento íntimo, que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos.” Allan Kardec.
“É o encontro com outras dimensões da vida e possibilidades extra-físicas de realizações; como o contributo da psicotrônica, psicobiofísica, psicologia transpessoal, mediunidade, meditação.”Ser Consciente
“Ser consciente é ter existência real.” O homem integral.
“Um atributo altamente desenvolvido na espécie humana.” Idem ib idem.
“Relação dos conteúdos psíquicos com o ego, na medida em que é percebida pelo ego.” C.G.Jung.
"É onde está escrita a Lei de Deus.” Livro dos Espíritos.
“Soma de muitas coisas que redundam em muitas coisas que o identificam.”Prof H. Rodrigues.
“Conhecimento interior, independente de sua atividade mental. É antes de tudo tomada de conhecimento de si, o conhecimento de quem ele é, de onde está, do que sabe e do que não sabe, e assim por diante.”Ouspensky.
“É um estado no qual o homem se torna objetivo em relação a si mesmo. Objetiva contato com o mundo real, objetivo, do qual está separado pelos sentidos, sonhos, e pelos estado de sono desperto de consciência.”Ouspensky.
2006-08-13 05:25:20
·
answer #5
·
answered by Zequinha do Recife 3
·
0⤊
0⤋
Caro Ganom,
Em nossos tempos, a consciência tem sido entendida como a dimensão do sujeito de reconhecimento de si mesmo e do mundo. De fato, toda consciência sempre busca compreender as coisas a partir do estabelecimento de uma relação com o mundo e com os objetos presentes nele. Mas por que ela trava uma relação com o mundo? Porque ela se clarifica na medida em que entende o mundo, isto é, consegue entender os objetos que estão ao seu redor, mantendo uma relação constante. Porém, toda consciência é subjetiva,. Por exemplo, olhamos um determinado objeto e temos dele uma impressão concreta diferente da forma como outra pessoa o vê. No caso de um objeto de cor amarela, nada garante a minha consciência que o mesmo objeto amarelo que vejo, você também vê. Esta frase tem das implicações: primeira, estamos vendo objetos diferentes mesmo e segundo, estamos vendo os mesmos objetos, mas temos dele impressões contrastante. É justamente isso que faz a consciência se distinguir.
Abraços
2006-08-13 04:55:47
·
answer #6
·
answered by Cacá 2
·
0⤊
0⤋
É uma difícil resposta, mas vou tentar responder ao menos em parte. Depende um pouco da conotação que se quer dar à palavra consciência, se não vejamos: fulano é consciente daquilo que faz, isto é fulano sabe o que está fazendo, se é bom ou mal, agradável ou desagradável, etc. Ter consciência, significa ter conhecimento de algo, que pode ser sentido, ou compreendido, por exemplo. Há também, níveis de consciência: as pessoas podem conhecer algo até um certo ponto, limitadas pelo desenvolvimento intelectual de cada pessoa, ou pelo conhecimento ou nível de consciência de si mesmas, por exemplo. Por isso se fala que a Educação é importante para dar consciência às pessoas na hora da votação por exemplo. Quanto mais educadas (instruídas) melhor consciência terão sobre o candidato e sobre as necessidades da nação. Na Psicologia, Psicanálise, etc., fala-se sobre o que é consciente e inconsciente, isto é, aquilo que move as pessoas. As pessoas podem ser movidas, tendo consciência ou não daquilo que faz mover as pessoas. Consciência talvez possa ser melhor entendida como conhecimento, isto é: temos consciência, conhecimento, do que fazemos, do que acontece e de suas consequências e causas e em níveis diferenciados.
remysbr
2006-08-13 04:34:31
·
answer #7
·
answered by remysbr 1
·
0⤊
0⤋
Ser consciente é saber de antemão algo que aconterá se vc tomar essa ou aquela atitude. Ela funciona como uma pré memória e portanto muda de pessoa pra pessoa. Existem pessoas com mesma consciencia. Agora as mentes adoeçem e portanto fica difícil definir se as pessoas realmente estão com ela em ordem todo o tempo.
2006-08-13 04:29:15
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Consiencia é seu equilibrio....
Por Exemplo, vamos supor que você odeio MUITO uma pessoa, a diferença entre uma pessoa normal, e uma agressiva, violenta, é justamente a consiencia, mesmo você odiando muito alguém, se você é normal, provavelmente você não vai tentar matar essa pessoa (a não ser que quem você odeie tenha te ferrado MUITO, e mesmo assim, você provavelmente exitaria antes de matar a pessoa, e depois se fosse pra cadeia ia se arrepender, e dificilmente cometeria o mesmo erro denovo) o que faz você dar um trocado pra alguém do qual você tenha sentido pena, é justamente a consiência, a conciência pra mim é nosso equilibrio, o que segura nossos instintos, o que nos diferencia dos animais por exemplo
LHP
H
P
2006-08-13 04:24:34
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Isso depende dos moldes, crescemos em um ambiente onde somos moldados exatamente para aquele meio, ex. a cosciencia de um presidiario pode nao pesar em roubar algo ou coisa assim sempre vejo entrevistas onde o kra diz eu roubei pq eu nao posso comprar. ja a vitima muitas vezes trabalhou meses e pagou varias prestacoes por aquele produto. Consciencia e Absoluto.
2006-08-13 04:22:07
·
answer #10
·
answered by Max 2
·
0⤊
0⤋