A religião católica entre outras coisas critica o lucro como sendo algo próximo ao pecaminoso.
Tem a frase muito difundida que é mais fácil uma corda passar no buraco da agulha que um rico entrar no reino dos céus.
A religião católica é contra o aborto ao uso da camisinha e ao controle da natalidade. É mais que sabido que os casais que têm muitos filhos sem ter chance de educá-los e alimentá-los estão criando futuros adultos pobres, sem cultura e mal alimentados. Serão futuros desempregados e potenciais criminosos em busca do dinheiro fácil.
A religião católica passa a mão na cabeça dos mal sucedidos na vida esperando que se conformem e rezem ao invés de motivá-los a lutar, estudar e se esforcar.
Como conseqüência somos um povo que se conforma em receber um salário esmola do que estudar lutar por um emprego.
2006-08-13 01:03:11
·
answer #1
·
answered by Luiz Sabra 7
·
3⤊
2⤋
Isso foi no passado, após a reforma, principalmente com a visão calvinista de que a prosperidade do cristão é sinal de que está sendo abençoado por Deus e que trabalhar não era maldição, mas era uma bênção, pois daí vinha a fartura.
Já na visão católica, proibia-se a usura, defendia-se o justo preço (tudo o que os burgueses detestavam), além de considerar o trabalho uma maldição herdada de Adão.
Sendo assim, os países protestantes tinham trabalhadores mais voltados para o empreendedorismo e prosperaram mais, principalmente Inglaterra e EUA.
Hoje, o exemplo do Japão e Coréia do Sul, que não são protestantes em sua maioria, mostra que o enriquecimento se dá quando a nação investe em educação, saúde, segurança e melhores condições de vida para o povo.
2006-08-12 22:26:56
·
answer #2
·
answered by DeBarros 7
·
3⤊
0⤋
Dentro do Protestantismo há a Teologia da Prosperidade, nela é ensinado que se o protestante é filho de Deus, ele deve ser rico e bem sucedido na vida pois os filhos de Deus são os melhores e maiorais.
2006-08-13 03:15:54
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Porque durante seu desenvolvimento não teve que ficar sustentando uma igeja obsoleta que reprimia toda a parte cultural e cientifica, impedindo o questionamento do ser
2006-08-15 14:57:13
·
answer #4
·
answered by h_galvani 2
·
2⤊
1⤋
Observando o desenvolvimento do planeta, ocorreu nos Estados Unidos à partir de 1850.
Muito do que foi desenvolvido foram descobertos por sem religião.
O principal responsável por isso foi Thomas Alva Edison, o Ser mais útil do Planeta que em uma entrevista em 1910 para o jornal NY Times disse que religião era uma fraude
2006-08-12 23:14:02
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Concordo com você.
Sinceramente não sei responder o POR QUE, mas é dramático constatar o subdesenvolvimento dos países latino-americanos e africanos que tem no catolicismo sua base religiosa.
Geralmente os governos desses países não incentivam a cultura nem a saúde da população e tem sua moeda desvalorizada frente aos demais países.
Convem ressaltar que a maioria dos países não cristãos do Oriente Médio, África e da Ásia apresentam quadro semelhante.
2006-08-12 20:52:29
·
answer #6
·
answered by DISCÍPULO 7
·
2⤊
2⤋
Isso é relativo. Portugal foi a maior potência do Século XVI (já durante o período das Reformas), e Espanha do Seculo da primeira metade do Séc. XVII sendo nações predominantemente catolicas.
2006-08-15 18:00:48
·
answer #7
·
answered by eusoucarlos 2
·
0⤊
1⤋
Certamente pelo fato de que eles protestam mais, dai a definição de protestantes. Assim o governo não se acomoda e trabalha mais.
Aqui nós temos um governo que diz que deu um salto de qualidade, por isso são chamados de assaltantes.
2006-08-12 20:45:02
·
answer #8
·
answered by C Mente 3
·
0⤊
1⤋
Os protestantes em geral não tem medo de trabalhar e também não são contra o controle de natalidade. A igreja católica prega a produção de escravos para servir aos ricos. Influencia e impede que se evite a gravidez de pessoas sem meios para criar ou educar os filhos. Esses crescem na ignorância e pobreza e serão mão de obra barata para servir às elites. Sempre foi assim e não deve mudar e é o quadro típico de todos os países católicos. Afinal o Papa vive na maior riqueza enquanto pessoas pedem esmola na frente da basílica no Vaticano.
2006-08-12 20:44:42
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
2⤊
3⤋
Isso é uma lenda criada há muito tempo atrás.
Vejo o caso do G8, que reúne os sete países mais ricos do mundo e a Rússia: todos são estados laicos, apenas o EUA é de maioria protestante e o Reino Unido de maioria anglicana (que não chega a ser protestante, é um meio termo entre o catolicismo e o protestantismo). A Rússia é bastante divida no quesito religião (com maior percentual de cristãos ortodoxos e ateus), o Canadá tem maior percentual de católicos, a Alemanha tem exatamente o mesmo percentual de católicos e protestantes, a França é de maioria católica, a Itália é de maioria católica e o Japão é de maioria budista.
Vamos pegar agora os 6 países com poderio militar maior no mundo:
O EUA, como já dito, é de maioria protestante. O Reino Unido, de maioria anglicana. A França, de maioria católica. A China, de maioria taoísta. A Rússia, dividida e com maiorias ortodoxa e atéia. Israel, praticamente formado completamente por judeus.
Melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), agora:
1° - Noruega - Maioria da igreja independente norueguesa;
2° - Islândia - Dividida entre ateus e protestantes;
3° - Suécia - Ateus e protestantes;
4° - Austrália - Extremamente dividida, com pequena vantagem católica (seguem os anglicanos, depois os protestantes e depois os ateus).
5° - Holanda - Maioria católica;
6° - Bélgica - Maioria católica;
7° - EUA - Maioria protestante;
8° - Canadá - Maioria católica;
9° - Japão - Maioria budista;
10° - Suiça - Maioria católica.
Ou seja, é só um mito que foi criado por Max Weber lá ainda no século XIX, e que não é confirmado pela realidade. A verdade é que religião e desenvolvimento não tem qualquer relação direta comprovável.
2006-08-12 22:11:24
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
3⤋