Olá Laís,
Tomei conhecimento hoje de suas perguntas e deixo-lhe minha modesta opinião.
A forma como uma pergunta é feita...muitas vezes induz uma resposta condicionada ao formato estruturado da própria pergunta.
Lhe diria que o Mundo TAMBÉM me pertence.
Pertence de forma figurada, pois não há sentido de PROPRIEDADE, nem de EXCLUSIVIDADE, e sim apenas de RELAÇÃO entre ELE e EU e...vice-versa.
Se o mundo me pertencesse mesmo, seria muito diferente daquele em que vivo e interajo.
Ele é muito maior do que o meu modelo mental, me afeta e trás resultados que não desejo nem procuro, as vezes me surpreende dando-me mais do que esperava obter.
Não sou apenas mente, sou também corpo, consciência, percepção, esquecimento, desejo, ação, reação, certeza, dúvida, mudança, continuidade, meio e humanidade.
Eu faço do mundo(meio) um produto e o mundo(meio) me faz dele um produto. Eu afeto e sou por ele afetado. Sou vítima e algoz, consciente e inconsciente, contente e descontente.
De certa forma EU e o MUNDO somos uma única coisa e ao mesmo tempo estamos também dissociados. Não há incompatibilidade entre os opostos pois as relações e inter-relações minhas com o Mundo e dele para comigo são múltiplas.
Peço a você um pouco de paciência para acompanhar minha exposição abaixo, que espero, seja interessante para sua pesquisa, mencionada em outra de suas questões:
Tenho realizado estudos abrangentes com o auxilio da Teoria da Complexidade que oferece subsídios à percepção e tratamento de sistemas complexos como o de interação entre organismos vivos, gestão corporativa, problemas econômicos, administrativos, políticas governamentais e temas sociais.
Em sistemas menos complexos a abordagem corrente adota o pensamento linear ou sistema binário que restringe gravemente as possibilidades de resposta, posicionamento e inter-relação com o fenômeno, tais como:
Definir Respostas tipo SIM/NÃO, Claro/Escuro, Positivo ou Negativo, Quente/Frio, Cheio/Vazio, etc. (Este tipo de pensamento é determinista, busca certeza por exclusão, ou é uma coisa ou outra).
Ele pode ser muito útil em processos mecânicos sem relação direta com pessoas como no controle de máquinas, operações automatizadas, sistemas de supervisão, detecção, controle de falhas, etc.
O Pensamento linear utiliza lógica direta num processo onde os valores das coisas é claro e mensurável em peso, pressão, temperatura, havendo alto grau de previsibilidade das consequências e desdobramentos nas inter-relações e interações do fenômeno.
Contudo, utilizar esta abordagem linear para tentar administrar cenários complexos que demandam muitos elementos, inter-relações e situações condicionantes, principalmente quando envolvem pessoas, suas necessidades, afetando valores, princípios, crenças, emoções, etc é algo extremamente desastroso, impróprio e equivocado.
É o mesmo que tentar pilotar um Boeing cheio de passageiros apenas com conhecimentos e habilitação para dirigir um automóvel.
Infelizmente, assuntos e desafios complexos tais como:
Encontrar a abordagem política mais eficaz
O formato de gestão governamental menos burocrático
A política educacional e de saúde mais coerente, etc
O plano de reforma agrária, a redução da criminalidade, entre outros, tem sido tratados na prática por políticos completamente despreparados que não se capacitaram para lidar e identificar os elementos de um cenário complexo além de suas múltiplas inter-relações.
Como consequência, pilotam o avião (Brasil) como se ele fosse um automóvel e de vez em quando...muitos brasileiros caem sem pára-quedas vitimados pelas irresponsáveis improvisações de seu equivocado modelo mental.
Utilizam a abordagem linear mecanicista para tentar administrar cenários complexos restringindo a abordagem de assuntos humanos através de enfoque excludente e questionamento binário tais como:
Você é Contra ou a Favor?, É Aliado ou Adversário?, É Rico ou Pobre?, É Capitalista ou Comunista?, Está Certo ou Errado?, É de Direita ou Esquerda?, Temos a maioria ou a minoria?,etc.
Em cenários complexos o conceito de um elemento e suas múltiplas relações no sistema demanda enquadramentos mais amplos e possibilidades intermediárias que estão além de um Sim e de um Não.
Um exemplo simples envolvendo Pessoa e o Meio:
Onde está o gosto da Maçã? Na boca ou na maçã?
Veja bem...
A maçã tem seu aroma, cor e consistência específica (Tem parte das características necessárias à gerar a sensação do gosto que lhe é peculiar)
Quem tem capacidade para degustar a maçã e através do paladar identificar e processar as sensações da mastigação, saboreando-a somos nós.
Se não existisse a maçã nunca poderíamos mapear seu gosto.
A maçã que não é devorada não produz sensação de gosto embora tenha aroma e textura.
O Gosto da maçã não está nem na boca nem na maçã.
O gosto está na RELAÇÃO entre a boca e a maçã e é uma propriedade desta relação.
Da mesma forma, minha relação com o mundo dá-me pertinência à ele e ele à mim.
Ninguém é de ninguém, estamos RELACIONADOS.
Um grande abraço!!!
2006-08-15 18:25:41
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋
Claro q o sentido é conotativo (figurado). "Meu mundo" não se refere ao planeta, é em relação ao lugar q vc vive e cria o seu lugar especial; pode ser o teu lar, em conjunto com o trabalho, as pessoas q vivem nesses dois ambientes( família) e q fazem parte do seu cotidiano ( colegas de trabalho, pessoas com as quais vc mantém um contato direto e q de alguma forma fazem parte do seu mundo, pois vc delas necessita ou elas de vc). Fazem parte desse "seu mundo" os seus amigos pessoais, tudo q vc gosta e até o q vc não gosta, mas q está lá e vc acaba convivendo com isso ( nem seu 'mundinho' particular é perfeito.) O Planeta é outra coisa.
2006-08-12 22:00:37
·
answer #5
·
answered by Belinha 7
·
0⤊
0⤋
o mundo pertence a todos nós, inclusive a mim!!!somos parte de todo esse sistema..somos matéria!!!somos espírito!!! somos amor, sentimentos..temos nosso próprio mundo, cada um em suas idéias, em seus objetivos, suas virtudes e suas crenças....um monte de coisas acontecem ao mesmo tempo e nós nem sabemos de tudo!!!!existem muitos mundos..
2006-08-12 21:47:25
·
answer #7
·
answered by guiscozzi 3
·
0⤊
0⤋