Olá Leandro,
No meu entendimento...
O cérebro percebe de forma muito rápida...
O coração percebe de forma muito lenta...
Com o cérebro temos o entendimento (conhecimento) das coisas.
Com o coração temos a compreensão (sensibilidade) das coisas.
As pessoas tem sua conduta controlada pelo coração. Assim, mesmo tendo o entendimento que algo pode ser prejudicial à sua saúde, por exemplo, continuam sem saber reagir de outra forma, negligenciando um alerta muito importante.
Muitas vezes, é o sentimento de perda e dor que leva a maioria das pessoas a encontrar fortes estímulos à sua sensibilidade (coração) para refletir quanto a coerência de sua conduta e a necessidade de fazer outras escolhas.
Este costuma ser o preço pago por elas para adquirir um maior grau de sabedoria e maturidade ao longo da vida.
Através do Coração (sensibilidade e emoção) as pessoas COMPREENDEM que são seres humanos de carne e osso e não deuses, necessitando lapidar sua conduta e comportamento futuros para uma maior prevenção sobre situações e relacionamentos, compatíveis à sua natureza humana (mortal - passível de ser degradada ou destruída no plano existencial, tanto a própria quanto a dos seus semelhantes).
Com este senso desenvolvido, podem passar a conseguir reagir sob a simples evidência do ENTENDIMENTO dos fatos (razão), não esperando que o leite seja derramado para COMPREENDÊ-LO (emoção).
Esta é a essência da Sabedoria Humana...a Arte do correto proceder, fruto do amadurecimento da emoção...que consegue COMPREENDER ao ENTENDER.
Contudo, é a sensibilidade do coração que desperta a solidariedade e o calor humano, pela compreensão de sua própria natureza, pois a razão é fria.
A tolerância e o perdão só adquirem significado e valor pela compreensão das próprias limitações humanas. Só perdoa setenta vezes sete quem tem um coração pleno, pois isto está além do entendimento da própria razão.
A sabedoria adquirida através da compreensão é oriunda das provas da vida, seja por experiência direta ou de alguém próximo o suficiente em essência, para despertar a sensibilidade(coração), orientando melhor sua conduta.
Não nascemos sábios (compreensão absoluta da vida, emoção exercitada e desperta), muito menos, perfeitos.
Às vezes a compreensão da perda é uma prova inevitável, tornando-se um requisito para evitar perdas futuras mais relevantes.
Numa analogia, vejo o Coração do Homem como os músculos de um jogador de futebol. Para que ele possa entrar em campo nas partidas do dia a dia, é necessário, fazer um pré-aquecimento para melhor condicioná-los.
Com os músculos aquecidos (sensibilidade), sua visão do jogo (razão) encontra um físico condicionado para expressar seu talento, evitando fraturas e contusões, causadas e sofridas quando se entra em campo sem uma boa preparação.
Com a sensibilidade fria existimos, mas não vivemos.
Um coração frio é...
Um corpo sem alma...
Um barco sem rumo...
Uma rosa sem perfume...
Um Presente sem Futuro...
Deixo-lhe, um grande abraço !!!
2006-08-12 14:37:47
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋
No meu ponto de vista, a intuição é mais sábia que o coração e a razão, pois quando se é racional demais, acabamos passando por cima de tudo e todos sem nos importarmos, e quando usamos muito o coração, acabamos passando por cima dos nossos próprios sentimentos, sem nos importarmos com nós mesmos. Então a intuição acaba sendo um instrumento de mediação nesse caso.....
2006-08-12 17:47:27
·
answer #2
·
answered by pam 2
·
0⤊
0⤋
Leandro assim como Adão e Eva representam uma simbologia do 1(um) masculino e o zero (0) feminino, onde estes dois representam também uma simbologia de como ocorrera á evolução entre todos os masculinos e Feminino (0) fonte geradora.
Partindo desta premissa da para você perceber que o coração representa a sabedoria interior que todos tem, uns mais devido à etapa e probabilidade de realidade mais evoluída.
Quanto à razão depende em que razão estas falando existem três razões, uma física é aquela que você assume uma verdade física, por exemplo, você vê uma pessoa dormindo pelada ao lado da outra, o normal que todos pensam é que existe um relacionamento ali, mas pode ser que seja um campo de nudismo e ali eram dois irmãos apenas deitados. Uma razão mental é aquela que você jura que um quadrado de 9 cm lado por 9 cm de lado é igual 81 cm², na razão mental esta certa, mas quando você verificar no físico vai alterar a área, como? Eu ti dou um terreno 9 m por 9 m você diz tenho 81 m², eu digo você não vai cercar o terreno, então quando você colocar físico ou muro na sua volta ira diminuir a sua área, então quando comparado este argumento e duas razões física e mental da errado. E a terceira razão é espiritual onde precisa dar certo na razão física e mental para ser confirmado na razão espiritual, exemplo. Você cria uma idéia mental concretiza no físico e ai em conseqüência de ter dado certo nas outras duas gera uma virtude ou alegria ou uma felicidade de realização daquela sua idéia inicial. Um abraço
2006-08-12 15:15:15
·
answer #3
·
answered by filosofo 6
·
0⤊
0⤋
Lógico que não: o coração é burrinho "de pai e mãe"...
2006-08-12 14:52:40
·
answer #4
·
answered by marihlyn2003 2
·
0⤊
0⤋
Leandro, boa pergunta. O coração representa as emoções que são facetas do ego humano. A razão é do verdadeiro Eu divino em nós. Ela deve comandar a nossa vida. A verdadeira sabedoria está na razão. O mais alto amor é baseado na razão.
2006-08-12 14:45:26
·
answer #5
·
answered by Lili 1
·
0⤊
0⤋
Eu acho que não. A sabedoria vem do equilíbrio dos dois...
2006-08-12 14:41:10
·
answer #6
·
answered by Raquel 5
·
0⤊
0⤋
O meu é bem burrinho...
2006-08-12 14:40:24
·
answer #7
·
answered by AgryA 3
·
0⤊
0⤋
Com certeza NÃO. O coração é enganoso e coloca a gente em cada fria...
2006-08-12 14:40:06
·
answer #8
·
answered by camilavito 1
·
0⤊
0⤋
Não sei responder, só sei que eu queria agir pela razão e não pelo coração, mais felizmente ou infelizmente eu não consigo.
2006-08-12 14:39:01
·
answer #9
·
answered by Bia 2
·
0⤊
0⤋