English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-12 13:10:46 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades História

10 respostas

Segundo o que li, ele entrou no cangaço para vingar a morte de seu pai, que foi injustamente morto pela polícia da época..
Assim, chamou os seus irmãos para formarem um bando, e acabaram transformando-se em cangaceiros.
Foi meio que uma revolta interior que ele sentiu, inconformado com a morte do pai...
E morreu de forma também trágica, tendo sua cabeça cortada e exposta ao público.
Hoje ele é conhecido como o Rei do Cangaço.


ps: adoro essas histórias!

2006-08-12 13:37:14 · answer #1 · answered by Hera Venenosa 6 · 2 0

Por que o cangaço estava escuro e precisava de um Lampião para iluminar

2006-08-16 12:13:31 · answer #2 · answered by V 3 · 0 0

Porque a família dele doi toda assassinada.

2006-08-13 11:03:07 · answer #3 · answered by aurilucia f 3 · 0 0

A ENTRADA NO CANGAÇO : Os dados históricos com que se preocupa em recompor à entrada de Virgulino no cangaço, são fragmentários, confusos e, geralmente, contraditórios, contudo todos concordam que o causador da questão foi uma família vizinha aos Ferreira, era a família de José Saturnino. Saturnino dois anos mais velho que Virgulino possuía uma fazenda vizinha a de Virgulino. Para a sociedade local estava um passo acima dos Ferreira, devido aos seus laços de parentesco com famílias de prestigio. Sua mulher pertencia a família dos Nogueira, que se consideravam da elite local, e seu pai era um importante fazendeiro, que tinha um grupo de homens armados. Seu tio Casimiro Honório, era um chefe de cangaceiros conhecidos, que serviu a poderosa família dos Carvalho em suas muitas lutas rancorosa e sangrenta contra os Pereira. Além disso, era considerado o chefe da família. Os Ferreira, em comparação era relativamente humilde.


A inimizade entre os Ferreira e os Carvalho começou em 1916, quando Virgulino tinha 19 anos. As causas foram invasão de propriedade e pretensos roubos de animais e chocalhos. Segundo os Ferreira um dos moradores de Saturnino estava roubando suas cabras, deram queixa e o chefe de policia, que era tio de Virgulino, começou a investigação acompanhado por Livino e Virgulino, foi até a casa do morador e declarou que os couros encontrados tinha a marca dos Ferreira. Saturnino achou que a vinda dos Ferreira e seu parente chefe de policia as suas terras, assim como as acusações, eram um insulto, e declarou que seu morador seria protegido, também acusou os filhos dos Ferreira de maltratar seus animais e roubar seus chocalhos, e avisou-os para ficarem longe de suas terras.


A má vontade entre as duas famílias degenerou em violência. Em 1916, num dos primeiros dias de Dezembro, Virgulino e Levino, depois de recolherem o gado, passaram por um campo onde alguns homens de Saturnino estavam trabalhando, e foram alertados que não deveriam passar por aquela terra e responderam que passariam por onde quisessem e avisou a Saturnino que não se metesse, o que resultou em um dos homens de Saturnino disparando dois tiros. No dia seguinte, se reuniram Virgulino, Levino, e Antônio juntamente com um dos moradores, com o intuito de novamente recolher o gado, ao passarem perto da casa dos Saturnino ouve um grande tiroteio resultando que Antônio foi ferido na coxa.


José Ferreira, o pai, resolveu tomar uma atitude para resolver a situação e juntamente com chefes locais e influentes, procurou entrar em contato com José Saturnino e seus parentes, esperando assim acabar com a violência. No acordo ficou o pai de Virgulino levou a pior foi obrigado a vender a fazenda e se mudar para outro lugar perto da vila de Nazaré, na comarca de floresta, e estavam proibidos de retornar a antiga fazenda, José Saturnino e seus parentes próximos ficaram proibidos de irem a Nazaré.


Feita a mudança os Ferreira se estabeleceram numa fazenda conhecida como Poço do Negro. Mas este acordo não durou muito tempo, alguns meses depois da mudança quando Virgulino e Manoel Lopez (um tio que vivia com os Ferreira), decidiram ir a feira semanal em Nazaré. Na vila Virgulino e seu tio conseguiram ver Saturnino e Nogueira, que foram ate lá para cobrar o pagamento de uma divida de uma venda de um cavalo. Virgulino se exaltou e queria atacá-los no meio da rua, sendo acalmado pelo seu tio que sugeriu que fossem atocaiados, e ao anoitecer eles foram atocaiados mais ninguém saiu ferido.


No dia seguinte Saturnino e aproximadamente quinze homens atacaram A fazenda Poço do Negro, e não surpreenderam Virgulino e seu tio Manoel, que já esperavam pelo ataque, estavam sozinhos, pois o velho José Ferreira estava viajando fazendo seus carretos e a outra parte da família foram visitar uns parentes ao norte. Após este incidente ficou provado o risco que todos os Ferreira estavam expostos e a partir desse dia todos os rapazes dos Ferreira passaram a andar armados e a adquirirem a reputação de cangaceiros, começaram a usar as roupas que caracterizavam o bandido profissional: chapéu com a aba virada na frente, lenços vistosos ao redor do pescoço, e cinturões com cartucheiras.

Sebastião Pereira, um cangaceiro que era bastante conhecido pelos irmãos Ferreira e foi quem lhes serviu de modelo. Era depois de Antônio Silvino o cangaceiro mais famoso dos Sertões. Era natural de São Francisco, situada perto da fazenda dos Ferreira, Passagem das Pedras, e além disto, era mais ou menos da mesma idade dos filhos dos Ferreira. Acompanhado de um grande bando, estava desde 1916 agindo na região onde os Ferreira moravam, e Antônio Matildes (um tio dos irmãos Ferreira) era quem os protegia. E os Nogueira e Saturnino, faziam parte da família dos Carvalho, que eram os principais inimigos dos Pereiras.
A atitude de sempre estar metidos em briga Virgulino e seus irmãos começaram a perturbar a paz dos habitantes de Nazaré que eram dominados pelas famílias ligadas por parentesco ou casamento a Saturnino e aos Nogueira.

As primeiras dificuldades com os irmãos Ferreira foi devido ao costume de não portar armas nos povoados, ato muito comum, onde se deixavam as armas na casa de amigos ou estabelecimentos comerciais, numa visita a Nazaré, Antônio, Virgulino e Leviano se recusaram a seguir este costume, pois alegaram que suas vidas corriam risco, isto ocasionou uma troca de ameaças entre eles e os principais habitantes de Nazaré. Declarando que os Ferreira estavam a paz da comunidade e prejudicando o comércio as famílias de prestigio do povoado conseguiram designar um policial do estado.

Num dia de feira em Nazaré, e como Sebastião Pereira e seu bando tinham assaltado as redondezas, a proibição de portar armas tinha sido suspensa. Muitos esperavam um ataque de Sebastião Pereira e seu bando, e algum morador tinha dito que os Ferreira tinham acompanhado Sebastião Pereira e seu bando, e quando Virgulino e seu irmão Antônio entraram no povoado foram recebidos por bala, Levino que já se encontrava no povoado chegou até a disparar contra seus irmãos sem saber, e quando viu que eram seus irmãos passou para o lado deles e acabou sendo baleado no braço, escondendo-se na casa de um conhecido acabou sendo preso pelo soldado, enquanto Virgulino e Antônio conseguiram fugir. Levino foi mandado para a comarca de Floresta.


Devido a situação ter piorado o pai dos Ferreira, José Ferreira resolveu propor um acordo com as autoridades locais, e ficou estabelecido que Levino sendo solto os Ferreira deixariam a região, e isto aconteceu. Mudaram-se para a comarca de Água Branca, em Alagoas, esta escolha foi feita pelos irmãos Ferreira e seu tio Antônio Matildes, pois seu tio estava morando lá e vivendo sob a proteção de um dos coronéis do lugar, Dr. Ulysses Luna. E em provavelmente em 1920 a família Ferreira se mudou. A nova sede da família ficava numa fazenda chamada de Olho d’Água, um pouco fora da comarca.

Os Ferreira já não estavam bem de vida, pois com tantas brigas e mudanças tinham abalados as finanças. Isto não resolveu a situação, pois Saturnino e os Nogueira tinham mandado avisar as autoridades de Água Branca que eles eram bandidos, outra situação favoreceu que o acordo não prosperasse foi devido a estarem ligados a Antônio Matildes que já fora preso e espancado e obrigado a se afastar para outra região por ser acusado de acoitar cangaceiros. E o Dr. Luna nada podia fazer, pois estava do lado da oposição política. Dentro de poucos meses durante duas ocasiões voltaram a Pernambuco (Nazaré) para atacar Saturnino e os Nogueira. A primeira vez foi em 15 de Setembro de 1920, onde aproximadamente quinze homens incluindo Antônio Matilde e os três irmãos Ferreira, atacaram as fazendas de Saturnino, e uma dos Nogueira tocaram fogo em algumas casas e cercas de madeira, mataram algumas reses e atiraram contra quem apareciam.

Este ataque levantou a suspeita de que eram os Ferreira responsáveis pelo incidente, e resultou numa batida a casa de Antônio Matildes e dos Ferreira, mas ninguém foi encontrado, pois já sabiam que seria o primeiro local a serem procurados, mas isso não evitou um futuro conflito com a policia. Uma das filhas de José Ferreira, tinha se casado com um sobrinho de Antônio Matildes, e um de seus filhos tinha adoecido, como precisava-se comprar remédio na cidade, ficou decidido que quem iria era João Ferreira o único a não participar das brigas.

Ao chegar na vila ele foi preso por acusação de ter ido comprar munição para seus irmãos. Sabendo do ocorrido Virgulino, Levino e Antônio acompanhados de um amigo forram libertar seu irmão sendo surpreendidos por uma tocaia feita pelos policiais perto de sua casa, após trocarem tiros por muito tempo, conseguindo afugentar os policiais. No dia seguinte mandaram avisar ao chefe de policia que se João não estivesse às cinco horas da tarde em casa eles tocariam fogo na cidade. O chefe de policia achou melhor deixar João voltar para casa.

Como já não era mais possível ficar em Água Branca, José Ferreira resolveu mudar novamente, desta vez a sua esposa não estava com a saúde muito boa, porem para José Ferreira o problema de seus três filhos mais velhos era prioridade. Decidiu mandá-los para longe, juntamente com os menores, ficaram José Ferreira, a esposa e João os quais seguiram para Mata Grande, entre o caminho pararam para descansar na casa de um amigo, Senhô Fragoso, num lugar chamado de engenho, vindo a falecer a esposa de José Ferreira, e resolveram aceitar a hospitalidade de Senhor Fragoso até a volta dos outros filhos, moravam numa das casas da fazenda, mas com represália da policia dormiam na caatinga.

Virgulino e seus irmãos, juntamente com Antônio Matildes atacaram em 9 de Maio de 1921 Pariconhas, o motivo do ataque foi a amizade entre o delegado e o chefe de policia da comarca, Amarilo Batista, que tinha sido o responsável pela prisão de João Ferreira, e juntamente com o delegado de Pariconhas tinha dado uma batida depredando a casa dos Ferreira e Matildes. Nove dias depois a policia matava José Ferreira, que já começava a se preparar para deixar a fazenda de Senhô Fragoso, foi atacado pelos soldados sob a direção do Chefe de policia, Amarilo Batista, de Água Branca, e do Sargento José Lucena, da Policia do estado, eles cercaram a casa e atiraram, resultando na morte do Senhô Fragoso e de José Ferreira, o único a escapar foi João, pois estava no campo cuidando dos burros.
Virgulino e seus irmãos sabendo da noticia da morte do seu pai voltaram para a fazenda do Senhor Fragoso onde encontrou seu pai morto, e seu irmão, o qual mandou-o de volta para Pernambuco. Virgulino declarou que, tendo perdido seu pai por culpa da policia, e responsabilizando-a pela morte da sua mãe, jurou que iria lutar até a morte, e se pudesse tocaria fogo em Alagoas.

http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/cangaco2.htm

2006-08-13 01:59:06 · answer #4 · answered by 7 · 0 0

Porque seu pai foi morto, quando ele ainda era adolescente, por um policial alagoano, de nome José Lucena Maranhão.

2006-08-12 22:09:00 · answer #5 · answered by Carioca 2 · 0 0

Vontade de matar! Arranjou uma desculpa que era para vingar seu pai.

2006-08-12 21:12:09 · answer #6 · answered by magrão 7 · 0 0

Porque o canagaço eram milicias que existiam no Brasil após a independência com Portugal. Seus pais eram militantes e essa cultura era seguida pelos filhos.

2006-08-12 20:24:46 · answer #7 · answered by Gemelli 2 · 0 0

Foi por revolta: já imaginou-se com um nome desses?

2006-08-12 21:53:44 · answer #8 · answered by Tupy 5 · 0 1

O mesmo motivo do Joca entrar no yahoo resposta.

2006-08-12 21:19:24 · answer #9 · answered by Arrepiado 4 · 0 1

O chent pregunta pra ele.

2006-08-12 20:14:04 · answer #10 · answered by belinha 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers