English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

por que não existe ar no espaço então o que o preenche

2006-08-12 11:47:58 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

6 respostas

Esclarecimento: astrologia é aquele negócio de adivinhar o futuro. Astronomia é que é a ciência que estuda cosmo.

Fora da atmosfera da Terra temos um vácuo quase perfeito, existem poucas particulas que nem se tocam de tão separadas, cerca de meia dúzia de prótons por centímetro cúbico.

2006-08-12 14:39:55 · answer #1 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

A Astrologia é uma superstição antiga, e não tem nada a ver com o vácuo do espaço.

Todo o espaço é ocupado por matéria, mas esta matéria tem uma densidade muito baixa, algo como umas poucas moléculas por centímetro cúbico de espaço. Mas é matéria, e é atraída pela força gravitacional dos planetas maiores. Um planeta como Vênus, a Terra, e Marte, tem força gravitacional suficiente para manter as moléculas de gás próximas a si, constituindo o que se chama de atmosfera planetária. Planetas do porte de Júpiter e Saturno são grandes engolidores de matéria, a atraçao gravitacional deles faz com que a atmosfera deles seja muito espessa (não é a toa que são conhecidos como gigantes gasosos). Por outro lado, pequenos asteróides e luas do tamanho da nossa tem uma gravidade tão baixa que não conseguem segurar moléculas de gases, e não tem, portanto, atmosfera.

A explicação mais física é a seguinte: todas as moléculas estão dotadas de uma velocidade própria. Quando elas se chocam contra outras moléculas, elas trocam velocidade, mas no geral dá para pensar nelas como tendo uma certa velocidade média. Bom, todo corpo que tem massa tem também gravidade, e para algum outro corpo conseguir escapar da gravidade deste corpo, a sua velocidade tem que ser maior que a velocidade de fuga. Se a velocidade de fuga de um planeta for maior que a velocidade média dos átomos/moléculas de um gás, isto significa que este gás não conseguirá escapar da gravidade daquele planeta, criando assim uma atmosfera.

2006-08-13 00:26:09 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Farley, boa noite. Como disse o Zeca, a astrologia cuida de outra coisa. Pensamos que você quis dizer astronomia. Realmente este ar aqui da Terra, constituído por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de gases nobres (às vezes tem vapor de água, no máximo 7%, e dióxido de carbono, menos de 1%), não existe fora da atmosfera terrestre.
O pessoal aí de cima fala em gases, poeira, resíduos.
Como disse o Zeca, há regiões do universo onde a matéria, como nós a conhecemos, (átomos, protons, neutrons, neutrinos etc) é muito pouco densa., ou seja, há muito pouca matéria por unidade de volume, digamos, cm3.
Mas a coisa é muito mais complexa do que isto. Desde os gregos, os cientistas e filósofos têm tentado definir a coisa que preenche os espaços siderais. Eles a chamaram de "Éter".
Veja o que Newton (um dos maiores sábios de todos os tempos) disse a respeito do éter:
"É inconcebível que a matéria bruta inanimada possa (sem a mediação de algo mais que não é material) operar sobre outra matéria, e afetá-la, sem contato mútuo... Que a gravidade seja inata, inerente e essencial à matéria, de modo que um corpo possa atuar sobre outro à distância, sem a mediação de algo mais, por meio do qual e através do qual sua ação ou força possa ser transmitida de um para outro, é para mim um absurdo tão grande que acredito que nenhum homem dotado, em assuntos filosóficos, de qualquer qualidade competente de pensar, possa jamais nele incidir."
Agora veja o que o Einstein (sobre este nem precisa falar nada, precisa?) disse a respeito do éter:
"O espaço é dotado de qualidades físicas; neste sentido existe um éter. Um espaço sem éter é impensável, pois nele nem haveria propagação de luz, nem a possibilidade de medida, nem portanto intervalos de distância ou tempo. Mas esse éter não é dotado com a qualidade de um meio ponderável, consistindo de partes que evoluem no tempo. A idéia de movimento não é aplicável a ele."
Muito cabuloso, não é, Farley?
Depois do que estes dois caras disseram, você acha que eu teria coragem de dizer alguma coisa? Evidentemente que não!
Eu só poderia humildemente concordar com eles e dizer: na maior parte do universo não existe ar e muito pouco da matéria como a que conhecemos. O que existe é o ÉTER:
Um abraço do Tigrão.

2006-08-12 22:30:19 · answer #3 · answered by tigraopuma 2 · 0 0

Não existe a possibilidade de se respirar no espaço, pois os gases que fazem parte da atmosfera se encontram dispersos e nossos pulmões não teriam capcidade de absorve-los. A nossa atmosfera só existe devido a gravidade.Então o espaço esta preenchido por gasses dispersos e não de um imenso nada.

2006-08-12 18:58:02 · answer #4 · answered by witch adrix 1 · 0 0

No espaco existe quase a ausencia de ar e tambem a presenca de gases, poeira e residuos.

2006-08-12 18:56:18 · answer #5 · answered by linuxbrs 3 · 0 0

outros gases

2006-08-12 18:54:18 · answer #6 · answered by tintinthia 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers