O comércio internacional pode ajudar um país a se desenvolver de algumas maneiras (essa pergunta poderia resultar em um livro).
Países como os EUA, têm, de fato, um alto índice de comércio com outros países, mas isso não quer dizer q eles não protejam determinados setores da sua economia em relação à competidores globais.
Uma política externa é adequada quando mescla a abertura de mercados mais competitivos (considerando como competitivos nossos produtos, obviamente) e pontualmente com setores menos produtivos.
Para os setores menos produtivos, a abertura do mercado pode provocar um choque de desenvolvimento no sentido que, como os competidores internacionais estão muito à frente dos nacionais, aqueles que não se "modernizam" tendem a perder mercado, o que por esta ótica é muito positivo. Porém nem todos os produtores conseguirão atingir esse estágio, o que resultará em quebra de empresas e algum desemprego adicional ao setor.
A abertura gradativa de setores mais produtivos, gera ondas de desenvolvimento enquanto possibilita a criação de uma cadeia ( fornecedores de insumos, serviços como transporte, sistemas de informação por exemplo) aumentando a circulação de moeda na região onde as empresas exportadoras se situam.
Espero q ajude.
Abs.
2006-08-12 16:54:33
·
answer #1
·
answered by RodrigoBluezz 3
·
1⤊
0⤋
Quanto mais aberto um país é para o comércio internacional, mais dinâmica, moderna e forte se torna sua economia. Um exemplo: EUA, e Europa comercializam mais de 90% de seu PIB, enquanto Brasil comercializa apenas 30%. Equanto o comércio dos EUA representa uma fatia de quase 30% do comércio global, o comércio do Brasil representa pouco mais de 1%, pois o Brasil ainda tem uma economia relativamente fechada, embora isso esteja começando a mudar.
2006-08-12 20:06:21
·
answer #2
·
answered by Fabricio C Fernandes 3
·
0⤊
0⤋