English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

corrente alternada (AC), está continuamente variando. Parte de um valor zero e vai subindo até chegar a um valor máximo, chegando ao valor máximo, começa a diminuir até voltar ao zero novamente. Aí inverte sua direção flui em sentido contrário, até alcançar seu máximo negativo, voltando novamente a zero, assim sucessivamente, formando uma senóide. No Brasil ocorre este processo 60 vezes por segundo. A corrente alternada é mesma que temos nas redes elétricas residênciais.
Corrente continua (CC), circula somente em um único sentido, flui do polo negativo regressando para o polo positivo (sentido real da CC). É mesma que encontramos em pilhas e baterias.
A função do transformador é pricipalmente para elevar ou abaixar tensões "AC".

2006-08-12 13:28:27 · answer #1 · answered by Sthaneslau 2 · 1 3

Corrente alternada (AC, de "Alternate Current)" é aquela cuja polaridade inverte alternativamente.

Corrente contínua (DC, de "Direct Current") é aquela cuja polaridade não inverte. Os polos positivo e negativo assim permanecem.

O transformador é o equipamento utilizado para transformar voltagens.

O equipamento para mudar de corrente alternada para contínua é chamado retificador.

O equipamento para mudar de corrente contínua para alternada é chamado inversor.

2006-08-12 08:52:10 · answer #2 · answered by Alberto 7 · 3 1

Primeiro alguns conseitos, voltagem nao existe, em ingles é chamado de voltage, mas sua traduçao e tensão . Volts e a grandeza e não o fenomeno. O transformador nao transforma corrente alternada em continua, quem faz isso é o retificador(diodos). Tecnicamente é errado usar a letra u para representar a tensao, usa-se a letra "E" assim como para corrente eletrica usa-se a letra "i" e sua grandeza é Amperes (A) ou potencia ativa P que sua grandeza é watts(w).
Na corrente continua, a corrente flui apenas de um sentido para outro, já na corrente alternada, os elétrons (corrente elétrica) vão e voltam 60 vezes por segundo, dai os nossos 60hz. Tem lugares onde esta freqüência é de 50hz.
Tendo em mente alguns princípios de fenômenos elétricos, sabemos que quando um condutor corta ou é cortado tangencialmente por um campo magnético, este condutor cria uma diferença de potencial (tensão), isto é, estas linhas de campo magnético que cortam ele, fazem com que ele concentre mais elétrons em um lado do condutor, e menos no outro lado. Como este campo magnético e sempre constante, a única forma de fazer estes elétrons a mais, ir para o lado do condutor que tem falta de elétrons, é interligando suas pontas, teremos corrente elétrica. Este é o principio da geração da energia elétrica, como os geradores são maquinas giratórias a energia gerada nele, inicia-se do zero, cresce até onde tem a maior intensidade de campo, do lado de um pólo (o pólo norte do campo por exemplo) e depois começa a diminuir ate o zero novamente, dai ele se aproxima do pólo sul e faz o mesmo processo novamente, só que em sentido contrario.
Tentei simplificar ao Maximo, mas e meio difícil sem usar termos técnicos.
O transformador usa o mesmo processo, a energia flui em um lado dele (primário), e é transformada em campos magnéticos pelo núcleo, este núcleo influi no outro lado do transformador (secundário), transformando-se em energia elétrica novamente.
Só mais dois detalhes.
1. o que define a diferença de tensão entre o primário e o secundário é a quantidade de voltas (espiras ou enrolamento) que tem a bobina de condutores de cada um. Se o secundário tiver mais espiras que o primário, a tensão dele será maior que a do primário, e vice e versa.
2. Os transformadores só funcionam em corrente alternada, pois somente com o campo magnético variando de intensidade (mais forte ou menos forte ou como é o principio da corrente alternada, variando entre pólo norte e sul) é que conseguiremos gerar tensão elétrica no circuito, logo em corrente continua, a formação do campo magnético não varia, pois a corrente anda em um único sentido e cria um campo magnético sem variação, por isso os transformadores não funcionam em cc.


Nao sei se consegui ser claro, recomendo a voce ver estas dicas, com figuras exemplificando os fenomenos, e um grafico senoidal do fluxo de energia eletrica em um circuito.

2006-08-12 09:22:13 · answer #3 · answered by Anderrs 4 · 1 0

Entendo corrente contínua tem polaridade mas a alternada não tem

2015-06-05 08:10:34 · answer #4 · answered by David nhunho jacob Jacob 1 · 0 0

Corrente alternada varia dentro de um ciclo, esta variação parte de "zero" até a tensão maxima positiva, volta a "zero" e vai a tensão maxima negativa retornado a "zero" completando assim um ciclo. O ponto maximo da tensão e a frequencia que este ciclo e repetido em um segundo que determinam o valores que você encontra nos aparelhos eletricos. Exemplo 115Volts(tensão maxima negativa ou positiva) 60 Hertz(Ciclos por segundo no caso 60 ciclos em um segundo)
A corrente alternada normalmente é fornecida por geradores eletro-mecanicos acionados por motores a combustão ou turbinas no caso das usinas hidro-eletricas.

Corrente continua é constante não existem ciclos portanto não a variação ou alternancia de tensão.
A corrente continua normalmente é fornecida por geradores quimicos (baterias).

Transformador é um componente formado por duas Bobinas eletro-magneticas, a primeira recebe uma corrente alternada gera um campo magnetico que induz na segunda uma corrente alternada.
Existem basicamente 3 tipos de transformadores:
Abaixador de tensão, ele tem o numero de espiras ou voltas da bobina primaria( a que recebe a tensão) maior que a secundaria desta forma a tensão de entrada e maior que a de saida.
Elevador de tensão,ele tem o numero de espiras do bobina primaria maior que o da secundaria elevando a tensão de saida.
De isolação, ele tem bobinas primaria e secundaria com o mesmo numero de espiras,serve para isolar fisicamente dois circuitos eletricos já que as tensões de entra e saida são identicas.
Lembrando que so funciona com corrente alternada.

É bom lembrar que fontes de alimentação de equipamentos eletrico-eletronicos não são transformadores e sim conversores, pois convertem a corrente alternada fornecida pela distribuidora de energia em corrente continua usada pelos equipamentos.

2006-08-12 09:40:36 · answer #5 · answered by N T 1 · 1 1

A corrente contínua , normalmente é obtida através de reções químicas como é o caso das pilhas e baterias . Tem valor constante e grande amperagem .
A corrente alternada tem um gráfico senoidal , onde seu valor vai de zero a um valor máximo , invertendo depois o sentido até atingir zero e continuando até um valor máximo , porém negativo. Isso quer dizer que ela tem uma frequência de oscilação . No Brasil essa frequência é de 60 Hz , ou seja , essa lâmpada que você vê permanentemente acesa , na verdade está "piscando " 60 vezes por segundo , uma frequencia que você jamais conseguirá perceber .
Os transformadores são usados para modificarem valores de corrente e tensão alternada .Eles são dotados de duas bobinas , uma primária ( entrada) e uma secundária ( saída ) , e funcionam a base da auto-indução , ou seja , a variação do valor da corrente alternada na bobina primária vai gerar uma variação de fluxo magnético na secundária , produzindo uma corrente chamada de induzida . Os valores de entrada e saída da tensão e corrente são determinados em função do numero de espiras de cada bobina , por uma regra de três .
U = tensão elétrica , N = númerop de espiras
U primária . N espiras secundária = U secundária . N espiras primária

2006-08-12 09:03:17 · answer #6 · answered by LsAlpha 4 · 1 1

Corrente contínua tem polarização definida. (um extremo sempre é positivo e o outro sempre negativo) A alternada, alterna a polaridade, aqui no Brasil, 60 vezes a cada segundo.

O transformador pode receber uma tensão de entrada em seu enrolamento primá e emitir uma diferente o até igual a de entrada, em seu enrolamento secundário. Pode ainda ter vários enrolamentos secundários, produzindo diferentes tensões, cada um deles.

O transformador só funciona com corrente alternada. Quando flui corrente elétrica por seu enrolamento primário, forma-se um campo magnético no seu núcleo de ferro, daí, quando ocorre a alternância, esse campo magnético se desfaz e por um fenômeno chamado força contra eletro motriz, ele induz o aparecimento de corrente elétrica no secundário.

Os transformadores possibilitam que a energia gerada na hidrelétrica chegue até nossas casas, na tensão que precisamos.

Um abraço do Jacaré.

2006-08-12 08:59:07 · answer #7 · answered by Joaquim Luiz 3 · 1 1

Normalmente, a corrente elétrica é função do tempo I(t). E é devido a ser função do tempo que aparecem os conceitos de Corrente Contínua (direct current (DC) em inglês) e Corrente Alternada (alternated current (AC) em inglês).
Na corrente contínua, a função I(t) é constante, isto é, não varia com o tempo. Na corrente alternada, a função I(t) é uma senóide, isto é, I(t) = A sen(wt + p) onde A é a amplitude, w é a frequência e p é a fase. O Transformador tem a função de transformar Corrente Alternada de amplitude A em corrente alaternada de amplitude A' , ou transforma Corrente Alternada em Contínua ou vice-versa.

2006-08-12 08:56:39 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

fedest.com, questions and answers