English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

quem cantava essa música e por sinal muito bem cantada.
e de quem eles fazem homenagem a uma pessoa que era muito querida por
ter feito muito pelo social.

2006-08-12 03:55:58 · 4 respostas · perguntado por aninha 6 em Entretenimento e Música Música

4 respostas

A música O Bêbado e o equilibrista, de Aldir Blanc e João Bosco, interpretada por Elis Regina, foi composta durante um dos períodos mais conturbados da história do Brasil: a ditadura.



Em 1964, o Brasil vivia a imposição do regime militar, marcado principalmente pela opressão e pela censura. Uma das principais formas de protestos da sociedade era através da arte e, conseqüentemente, da música.



Nessa época, surgiram os famosos Festivais da Música Brasileira, responsáveis pelo surgimento de diversos artistas, entre eles: Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Parte das músicas apresentadas traziam uma mensagem de oposição ao governo, mas de forma disfarçada, devido a censura, que não permitia nenhum tipo de crítica social ou política em nenhum veículo de comunicação (jornais, rádios , tvs, artes , etc.)



A partir de 1968, com a instituição do AI-5, inicia-se a fase de maior repressão de todo o governo militar. O fechamento do congresso, a suspensão dos direitos políticos, a prisão e o exílio daqueles que se opunham ao poder marcaram os anos seguintes. Muitos intelectuais e cantores, como Chico Buarque e Gilberto Gil (que se despede do Brasil com o samba, Aquele Abraço) foram obrigados a deixar o país.

Elis se tornou conhecida nacionalmente em 1965, ao vencer o Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior, com a música Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Intensificou sua carreira no exterior em 1969, ano em que fez show nas principais capitais européias e latino-americanas.





Em 1972 , o governo militar organizou um show em homenagem ao Sesquicentenário da Independência. Por causa disto. A participação de Elis nesse evento acabou levando-a ao "cemitério dos mortos-vivos", famosa seção de quadrinhos que o cartunista Henfil mantinha no Pasquim.

Para desancar as personalidades que de alguma forma aderiam ao regime, Henfil promovia o enterro delas no jornal. Outros mortos-vivos enterrados pelo cartunista foram Marília Pêra, Clarice Lispector, Carlos Drummomd de Andrade, Tarcísio Meira e Glória Menezes.

Cinco anos mais tarde, ela e o cartunista se tornaram grandes amigos. Convidada por Henfil, Elis aderiu à campanha pela anistia, principalmente pela volta de Betinho, irmão do amigo.

A adesão dela foi representada pela canção O Bêbado e a Equilibrista,gravada em 1979. No trecho, “meu Brasil que sonha com a volta do irmão do Henfil/ com tanta gente que partiu num rabo-de-foguete / chora a nossa pátria, mãe gentil / choram Marias e Clarisses no solo do Brasil” o apelo é explícito.

A música contém uma mensagem de esperança e otimismo ao povo brasileiro, evidenciado na última estrofe. Essas duas características sempre fizeram parte do repertório de Elis Regina, desejando uma situação melhor para seu país.

O movimento pela anistia deu resultado, e em 1979, com a ditadura já enfraquecida, foi promulgada a Lei da Anistia. Seis anos mais tarde, em 1985, o regime militar chegava ao fim, era iniciada uma nova era na política brasileira. Mas Elis não chegou a presenciar esse momento, pois morreu no dia 19 de janeiro de 1982.

Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!

2006-08-12 04:06:10 · answer #1 · answered by Line 4 · 0 0

a musica retrata um momento conturbado da nossa historia onde era proibido pensar, e o mais comum era encontrar as pessoas chorando um tempo que não voltaria ou por haver perdida alguém muito querido.

2006-08-12 18:44:02 · answer #2 · answered by edilene f 1 · 0 0

A primeira gravação, e que imortalizou a música, foi de Elis Regina. Fala a letra: "do irmão do Enfil", acredito que seja Betinho o homenageado. Mas como a certa altura menciona: "Chora. A nossa Pátria Mãe Gentil, com tanta gente que partiu..." A canção refere-se a todos que tiveram que sair do país, não cabendo aqui, supunho, uma homenagem somente a uma pessoa.

2006-08-12 14:47:34 · answer #3 · answered by Osmar_fcos 3 · 0 0

"...Gente que partiu, num rabo de fogute..."
Refere-se às pessoas que abandonaram o Brasil apressadamante por estarem sendo perseguidos pelo regime militar da época. O falecido BETINHO DE SOUZA, irmão do cartunista HENFIL, é um dos exemplos citados na música.

2006-08-12 11:11:27 · answer #4 · answered by Helcio 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers