English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A Odontologia é hoje uma profissão da área de saúde que menos condiçoes de emprego e empregabilidade oferece aos seus profissionais, além de possuir órgãos representativos de classe extremamente fracos e omissos.

2006-08-11 16:24:46 · 12 respostas · perguntado por Dagoton 1 em Educação e Referência Nível Superior

12 respostas

Isso é uma questão bastante complexa. O primeiro ponto é que o Brasil possui um número de faculdades de odontologia muito maior que necessário para suprir as necessidades da população, ou seja, o número de dentistas é grande demais. Outro ponto é que as instituições públicas ainda não vêem a odontologia como uma área de saúde, os profissionais da odontologia são vistos como meros técnicos, e não profissionais em saúde. Quando o governo investe em odontologia, apenas a atenção básica é fornecida, sabendo todos que no Brasil há uma população desdentada imensa, o que faria necessária a atenção secundária também para resolver os problemas de grande parte da população. Montar um consultório é difícil. Viver com salarios de um concurso público também é difícil. Só mesmo o amor à profissão poderia superar esses aspectos.

2006-08-12 08:11:29 · answer #1 · answered by Junior 2 · 0 0

O Dentista é um dos profissionais mais requisitados pela sociedade. Não conheço ninguém que não vá ao Dentista pelo menos a cada 3 anos.
O que acaba com muitos profissionais é a ilusão de que "assim que tirar o diploma" começam a ficar ricos e prósperos. Né assim não. Qualquer profissional tem que saber muito além da faculdade, pra competir no mercado com os outros estabelecidos a mais tempo e, tem que dar tempo ao tempo para ser conhecido e fazer sua clientela. Além disso, trabalhar na área médica em qualquer especialidade requer dedicação integral, humildade para aprender sempre e conhecimento do público cliente (marketing).
Também, para aqueles que não tem condição financeira de montar um consultório próprio, existem milhares de ofertas de emprego em clínicas particulares de todo esse continente Brasil.
Há também a alternativa de ocupar vagas em horários livres de consultórios de outros profissionais. O negócio é não querer ficar rico em um ano.
A prosperidade só vem com o reconhecimento e a formação de
uma clientela satisfeita e que recomenda o profissional. Isso é válido pra qualquer profissão liberal.

2006-08-13 08:12:14 · answer #2 · answered by Luisão 2 · 0 0

Rapaz, dentista é um profissional liberal, trabalhar de empregado pra que?
Acorda e vai a luta o TIRADENTES.

2006-08-12 14:58:50 · answer #3 · answered by AAZanettti 4 · 0 0

Não é pior ,só é muito caro num pais de mendigo,vocês tem que diminuir custos mesmo por que trabalho tem bastante,são cento e oitenta milhões de habitantes no brasil,trabalho tem e bastante,por favor se reorganizem que vocês são muito importantes ,sim !!

2006-08-12 01:19:03 · answer #4 · answered by BIRILO 6 · 0 0

Porque a higiene, tambem é uma cultura, ninguem da aquilo que nao tem...Quanto a empregabilidade, é uma crise universal, nao so neste campo, tambem nos outros, o emprego é dificil, por diversas razoes.

2006-08-12 00:10:23 · answer #5 · answered by EMMANUEL K 3 · 0 0

eu sei lá !!!

2006-08-12 00:04:23 · answer #6 · answered by fr_bezerra 3 · 0 0

quanto ao emprego ...ou vc é concursado (serviço publico)ou tem que ter alguém que monte um consultório pra vc quando é recém formado.

2006-08-11 23:34:51 · answer #7 · answered by FERLUPA 2 · 0 0

Será que você só tá enxergando a Odontologia pelo lado do dinheiro? Veja bem: o Brasil é um dos países que mais possui pessoas precisando de tratamento dentário no mundo. O campo é vasto e precisa de profissionais competentes e qualificados. Pessoas para trabalhar em prol das que precisam de tratameto. Mas parece que você não tá enxergando o campo. Por outro lado, é verdade que os órgãos são omissos, pois quem consegue custear um tratamento dentário digno, se tem de pagar caro por coisas que poderiam ser mais em conta? Nenhum trabalhador de salário mínimo consegue bancar mais de 3 mil reais para implantar um dente, porque o mesmo gira em torno desse valor. Se os órgãos competentes fizessem a parte deles, certamente campo não faltaria. Em relação à empregabilidade, você se equivoca quando poderia terminar os estudos e abrir seu próprio consultório odontológico. Senão, abra uma cooperativa odontológica com os amigos que se formam na área. O que falta em muitos casos é falta de interesse, criatividade ou dinheiro mesmo. Use o cérebro pra funcionar, caso tenha dificuldade. Não é ficar de braços cruzados que resolverá sua situação. Boa sorte.

2006-08-11 23:29:07 · answer #8 · answered by Dudu 4 · 0 0

Infelizmente ainda falta muito para atingirmos uma política pública eficaz na área de saúde aqui no Brasil. Não há uma cultura por parte dos cidadãos com o cuidado bucal, só tem dentes as classes de melhor valor aquisitivo, apesar de alguns órgãos estarem desenvolvendo alguns trabalhos excepcionais como o projeto do ônibus clinica -SENAC desenvolve este projeto. E há outro lado, quem sabe a resposta mais correta seja a falta de ganhos extraordinários a exemplo dos sanguessugas e seus superfaturamentos. E quem vai fazer lobby em cima do que não dá alta lucratividade???
Votem certo? esse é o nosso ratatata!!!!

2006-08-11 17:47:16 · answer #9 · answered by LIA 1 · 0 0

Será que é isso mesmo? Não conheço um dentista duro!

2006-08-11 16:37:39 · answer #10 · answered by gabina 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers