Empirismo é a escola de Epistemologia (na filosofia ou psicologia) que avança que todo o conhecimento é o resultado das nossas experiências (ver teoria da "Tabula Rasa" de John Locke). O empirismo é um aliado próximo do materialismo (filosófico) e do positivismo, sendo oposto ao racionalismo europeu continental ou intuicionismo (intuitionism).
O empirismo é geralmente observado como sendo o fulcro do método científico moderno. Defende que as nossas teorias devem ser baseadas nas nossas observações do mundo, em vez da intuição ou fé. Defende a investigação empírica e o raciocínio dedutivo.
Immanuel Kant tentou obter um compromisso entre o empirismo e a corrente oposta, o racionalismo.
Nomes associados ao empirismo incluem Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume.
OBS: Não tomar Aristóteles como um Empirista, mas podendo ser aceito como um "precedente" da idéia básica do empirismo, que é de observar o mundo e tirar conclusões (ou conhecimentos) acerca dessa observação.
Nesta mesma linha, mas mais recentemente, encontram-se filósofos como Karl Popper, Ernest Gellner, William James e John Dewey.
2006-08-11 10:22:26
·
answer #1
·
answered by keit_1f 2
·
0⤊
0⤋
Experiência sensível é a coisa mais relativa do mundo. Vejam o caso dos daltônicos, por exemplo. Por isso, o conhecimento originado da experiência sensível não é confiável. As coisas começaram a melhorar aí pelos séculos XVI e XVII, quando as Ciências Exatas adotaram a Matemática como sua principal ferramenta. Como em Humanidades, a Matemática não reina (seria isso possivel ??), o mundo está essa bagunça de religiões, filosofias, ideologias, sistemas políticos, econômicos, guerras, etç., etç.
2006-08-12 17:06:37
·
answer #2
·
answered by Fioravante 6
·
0⤊
0⤋
Augusto Comte que me perdoe, mas isso só Freud explica.
2006-08-11 18:23:48
·
answer #3
·
answered by Ignobis 3
·
0⤊
0⤋
você está perguntando ou está respondendo
2006-08-11 17:20:10
·
answer #4
·
answered by Henrique 2
·
0⤊
0⤋