A alta eficiência das lâmpadas fluorescentes é devido a elas emitirem mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor.
As lâmpadas fluorescentes foram introduzidas no mercado consumidor em 1938.
Funcionam de modo semelhante aos tubos de descarga de gás néon, possuem um par de eletrodos em cada extremo. O tubo de vidro é coberto com um material à base de fósforo, este, quando excitado com radiação ultravioleta gerada pela ionização dos gases produz luz visível. Internamente são carregadas com gases inertes à baixa pressão, as mais comuns utilizam o argônio. Além da cobertura de fósforo, existem eletrodos em forma de filamentos nas suas extremidades. Sua função é pré aquecer seu interior para reduzir a tensão elétrica necessária à ionização, dando a partida no processo de bombardeio por íons positivos dos gases internos ao bulbo.Quando a composição interna é à base de vapor de mercúrio (portanto não condutiva), deve ser aplicado um gradiente de tensão de algumas centenas de volts ao mesmo tempo em que as extremidades são aquecidas.
Além de mais eficientes (mais ou menos 2 a 4 vezes em relação às lâmpadas incandescentes), as fluorescentes chegam a ter vida útil muitas vezes acima de dez à vinte mil horas de uso, contra mil horas das outras.
2006-08-11 08:49:54
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
4⤊
0⤋
As lâmpadas incandescentes comuns são as mais baratas e difundidas. Entretanto, possuem uma vida útil de aproximadamente 1000 horas, podendo ser menor, devido à sua sensibilidade a eventuais sobretensões na rede elétrica. Além disto, um de seus maiores inconvenientes está na grande perda de energia em forma de calor, que atinge 90%. Essa energia liberada em forma de calor provoca aquecimento do ambiente onde está instalada.
No caso das lâmpadas fluorescentes, o custo inicial de instalação é maior, porque a lâmpada é mais cara, além de necessitar de um suporte específico, soquetes e um reator para funcionar. Entretanto, a vida útil estimada para estas lâmpadas em geral está situada acima de 10000 horas (ou 10 vezes mais que as lâmpadas incandescentes), o consumo de energia elétrica é menor e o rendimento mais alto.
Para acionar as lâmpadas fluorescentes, são comuns no mercado dois tipos de reatores: os eletromagnéticos e os eletrônicos.
Os Reatores eletrônicos são compostos por circuitos que proporcionam uma corrente elétrica em alta freqüência (acima de 20kHz) para as lâmpadas fluorescentes, a partir da rede elétrica de baixa freqüência. Nesta freqüência, o comportamento eletrônico da lâmpada muda, resultando em maior eficiência e maior economia de energia.
2006-08-11 16:02:53
·
answer #2
·
answered by Tathiana 5
·
1⤊
0⤋
Na verdade à florescentes são menos ecônomicas, ela tornasse economica quando fica ligada por um longo prazo, pois ela esquenta e assim ela puxa menos volts.
2006-08-14 19:53:04
·
answer #3
·
answered by marcos antonio n 1
·
0⤊
0⤋
Elas gastam menos energia quando comparadas a incandescentes, como respoderam os companheiros, mas existem outros tipos que gastam menos.
2006-08-13 21:33:29
·
answer #4
·
answered by Student_TKitmg1 1
·
0⤊
0⤋
Porque são mais eficientes, como informaram os nossos amigos que responderam à sua pergunta. Isto quer dizer que, para obter o mesmo nível de iluminamento, podemos utilizar menos lampadas e consequentemente gastar menos energia.
2006-08-13 21:27:01
·
answer #5
·
answered by Paulo M G C 6
·
0⤊
0⤋
As fluorescentes são conhecidas também como lâmpadas frias, ela utiliza todo a energia recebida para gerar luz, enquanto as lâmpadas comuns perdem energia em forma de calor. Essa energia perdida é que faz a diferença.
2006-08-12 19:00:50
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque elas não esquentam!!!!
Quase toda a energia consumida é transformada em luz!
Ao contrário do que acontece com a luz INCANDESCENTE, observe o próprio nome dela!!!!
2006-08-12 14:42:50
·
answer #7
·
answered by engerubens 7
·
0⤊
0⤋
As "outras" provavelmente são as incandescentes. essas gastam mais energia por que como são de filamento, aquele fiozinho que fica dentro, iluminam por efeito joule, quer dizer: a corrente elétrica é convertida em energia térmica assim, além de iluminar, também aquecem bastante o ambiente. Esse processo consome muita energia, comparado com as fluorescentes, que emitem luz por que elétrons que haviam sido excitados (saltado para outra camada mais energética) voltam e assim, tendo que se desfazer daquela energia a liberam em forma de radiação, no caso ultra-violeta. Há uma boa luminosidade, mas pouca transformação em energia térmica.
2006-08-11 15:53:52
·
answer #8
·
answered by Dalmo 2
·
0⤊
0⤋
Lâmpadas fluorescentes, também chamadas de "Luz fria", justamente porque não transformam parte da energia consumida em calor igual as incandescentes.
Como não existe esta perda de energia que se transforma em calor, elas são mais eficientes e conseqüentemente gastam menos energia.
2006-08-11 15:53:19
·
answer #9
·
answered by lusquadon 3
·
0⤊
0⤋
As lâmpadas convencionáis utilizam uma resistência. Toda a energia é praticamente convertida em calor, e o calor excessivo gera estado de excitação dos eletrons, e, consequentemente, luz. Nas lâmpadas fluorescentes é o contrário. Boa parte da energia é convertida em luminosidade, e pouca energia é perdida em calor.
Disso fica evidente que as do segundo tipo usam menos energia para a mesma quantidade de luz.
2006-08-11 15:50:34
·
answer #10
·
answered by Ozéas - CM 3
·
0⤊
0⤋