English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estou fazendo um estudo sobre o racismo contra negros[que e mais facil de se falar] , mulheres e nordestino e preciso saber um pouco sobre as formas desse racismo, o porque, que tipos de problemas enfrentam o nordestino nesse ponto. Agradeco a todos q colaborarem com esta pesquisa.

2006-08-11 07:20:52 · 7 respostas · perguntado por rfafaela p 1 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

7 respostas

Excelente abordagem!

É necessário que as pessoas estudem bem o sentido da palavra "racismo", pois ele é muitas vezes confundido, e nem sempre uma atitude de alguém pode ser interpretada assim.

O cantor e compositor Zé Geraldo, na música "Cidadão", talvez tenta enfatizar, de maneira velada, uma "discriminação preconceituosa" de paulistanos contra nordestinos. Não concordo plenamente.

Na letra, há um trecho em que se diz que o operário participou na construção da escola na qual sua filha não pôde se matricular. Ora, o operário teve, imagina-se, os seus salários pagos, e o fato de ter trabalhado na obra não significa que isso dê direito e garantia de matrícula aos filhos. Por algum motivo, talvez por ser uma escola paga e o pai não dispõe de recursos, ou se negue a pô-la em uma escola pública, sua filha não pode estudar ali.

Se você ajuda a construir um prédio, tempos depois, sem nada o que fazer, fica parado, observando a obra, nada há de errado nisso. Mas o bom senso diz que pode ser atitude suspeita.

Você gostaria de contratar pedreiros para te fazer uma casa bonita, e depois de algum tempo os visse constantemente ali no portão, plantados e observando as janelas, as portas, as dependências, mesmo que por admiração? Não seria esquisito?

Não devemos ter preconceitos contra quaisquer raças ou culturas que não nos sejam maléficas, mas o bom senso deve ser verificado.

Se eu tivesse uma loja, que me custasse pesados encargos mensais, e dela dependesse o sustento da minha família, com certeza eu ficaria possesso se um camelô armasse uma barraca bem à frente, tirando toda a visibilidade da loja, além de comercializar produtos similares aos meus, sem pagar encargos, independentemente de ser NORDESTINO. Poderia ser de qualquer procedência. Isso seria concorrência desleal infração de leis e desrespeito ao semelhante. Nem por isso eu condenaria alguém simplesmente por ter vindo do Nordeste.Cabe ao estado e à ética humana dar um tratamento digno aos trabalhadores informais. Não ao sacrifício individual, meu ou de outrem.

Há bons e maus nordestinos, bons e maus paulistanos, bons e maus indivíduos de qualquer origem e camada social.

Nota¹:

Quem diz que "paulistano é preconceituoso" na verdade está inflamando por si só a discriminação contra si, além de estar sendo preconceituoso em primeira mão.

Nota²:

Choque de culturas é inevitável.
Preconceito é desinformação.
Discriminação é arrogância.
Racismo é inadmissível.
...

2006-08-11 07:43:11 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Bom....meus pais são do Ceará...
O preconceito em relação a isso é ridículo como toda os outrs.
Tem bricadeiras com o modo de falar,o tipo físico(dizem que tem cabeça grande),o paladar entre outros...

2006-08-11 14:26:09 · answer #2 · answered by anynha 2 · 3 0

Na realidade há muito preconceito sobre os nodestinos, não racismo, pois lá a população é bem heterogênia, por ser uma parte do brasil bem sofredora e pobre, as pessoas cismam em ter preconceito sobre eles.

2006-08-11 14:26:09 · answer #3 · answered by Rapres 1 · 2 0

É complicado responder a sua pergunta porque se qq um falar alguma coisa politicamente incorreta pode se ferrar aqui por crime de racismo.

2006-08-11 14:32:23 · answer #4 · answered by gffam1973 6 · 1 0

Eu tenho visto muito preconceito e acho um absurdo.As pessoas preconceituosas ficam rindo do sotaque do nordestino, da simplicidade deles quando chegam lá do Nordeste, da forma de se vestirem, das músicas que eles gostam de ouvir, da alimentação, dizem que nordestino gosta de feijão com farinha, enfim de muitas coisas.Um dia eu estava na rodoviária e chegou um ônibus com nordestinos e eles traziam um monte de trouxas com os objetos. Na hora que eles começaram a tirar aquelas trouxas dos ônibus eu ví um monte de gente rindo, só que eles nem perceberam. Eu tenho amizade com muitos nordestinos e acho que são pessoas comunicativas, gostam muito de ajudar outras pessoas mesmo com o pouco que tenham, são alegres , mesmo com dificuldades estão sempre com um sorriso para te receber, a porta da casa dessas pessoas estão sempre abertas,enfim são pessoas humildes e que vale a pena conhecer. Se você quiser ver realmente o que é o racismo contra os nordestinos vá a uma rodoviária onde parem ônibus que venham do Nordeste. Eu fiquei muito chateada com o que ví, fica aí minha sugestão.

2006-08-11 14:42:53 · answer #5 · answered by Vilma 7 · 0 0

É importante você perceber a origem dessa palavra: racismo. Racismo vem de "raça". Então não tem como mesmo existir racismo em relação a nordestinos, já que não existe uma raça nordestina.
Como já disseram, pode haver mesmo muito *preconceito* ou *discriminação* em relação aos nordestinos... Mas falar em racismo em relação a nordestinos e mulheres, é incorreto.

2006-08-11 14:30:08 · answer #6 · answered by Gustavo 3 · 1 1

Ôoxeennte, i tem isto aí é ?

2006-08-11 14:23:29 · answer #7 · answered by Antonio 6 · 0 2

fedest.com, questions and answers