Existem 4 tipos básicos de mentira:
1) Leve
Faz parte do convívio social e nos impede de magoar os outros desnecessariamente (o que muitos consideram o único 'pecado' real)
2) Benéfica
O intuito é ajudar. Como exemplos, o bombeiro para a criança que acabou de salvar, cujos pais morreram, dizendo que eles estão bem ou o médico, com explicações técnicas falsas sobre o estado de saúde de um paciente terminal, para ele.
3) Maldosa (calúnia e/ou boato)
Famosos, muito ricos, e políticos são alvos óbvios desse tipo de mentira. Muito usada como 'arma' em competição acirrada.
4) Enganadora (omissão e/ou falsificação)
O mentiroso tem intenção de prejudicar a vítima. É a forma mais perigosa de mentira.
A forma mais usada de mentira é a auto-enganadora, que faz com que alguém que fuma 2 maços de cigarro por dia diga que não é viciada ou se convença de que a sobremesa muito calórica não irá interferir na sua dieta de emagrecimento.
A maioria da mulheres dirá entusiasticamente que homens mentem mais que mulheres. Mas não é assim, de fato. O que varia é o conteúdo e o tipo de mentira.
A mulher tende a mentir para fazer os outros se sentirem melhor e o homens mentem para parecer bem diante dos outros. A mulher mente para garantir a segurança da relação, mas tem dificuldade em mentir sobre seus sentimentos.
O homem mente para evitar discussões, mente sobre a própria importância e adora mentir ao contar vantagem sobre feitos de sua juventude. A mulher mentirá dizendo que alguém ficou bem numa roupa nova, e , na mesma situação, um homem se afastará para evitar mentir, mas se pressionado dirá que a roupa 'é interessante' ou 'charmosa' ou algo como 'não consigo encontrar palavras' ou dirá que gostou...
Fato é que quando os homens mentem, as mulheres normalmente o percebem. E embora elas mintam tanto quanto eles, as mulherem são, em geral, mais bem equipadas para ter consciência da linguagem corporal (que perfaz 80% da comunicação humana) e dos sinais emitidos pelas variações no tom de voz (outros 10% da comunicação). Por isso, os homens são pegos em flagrante mais facilmente, o que faz com que pareça que mentem mais que as mulheres.
Na verdade eles não mentem mais ... apenas são pegos na mentira !
2006-08-14 04:24:56
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
1⤊
0⤋
sei que n exite mentira inocente e nem indispensável, mas às vezes a verdade dói muito, e nem por ser verdade, a gente prefereria saber, ok?
2006-08-15 07:38:38
·
answer #2
·
answered by marinavg1 3
·
0⤊
0⤋
Talvez seja porque já é da natureza humana infelizmente. Beijocas da Lilly.
2006-08-13 16:57:25
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
PURO MEDO!!!! MEDO DE SÍ MESMAS,MEDO DA INFERIORIDADE,PORQUE QUASE NUNCA MENTIMOS CONTRA-NÓS,MAS SIM PRA ALIVIAR UMA FALHA NOSSA.MESMO Q PEQUENA A MENTIRA ISSO NÓS ALIVIA POR ALGUM TEMPO,ATE TOMARMOS CORAGEM E DIZER A VERDADE.
2006-08-11 07:27:42
·
answer #4
·
answered by MAXLUI 1
·
0⤊
0⤋
o ser humano vive de mentiras, se assim não fosse nossa sociedade seria um caos muito maior do que já é, tudo é uma grande farsa, imagine vc entrar num metrô de manhã e sair falando tudo o que acha das pessoas ao redor, de suas roupas, cabelos ou de como está seu intestino?
2006-08-11 07:01:17
·
answer #5
·
answered by ◘ Ysis ◘ 7
·
0⤊
0⤋
Desde a infância mentimos para nos isentar de culpas ou para alcançar o que queremos, com a finalidade de obter prazer ou evitar sofrimento. Estudos indicam que apenas até os 3 meses de idade um bebê é incapaz de mentir. Após essa idade, aprende a se utilizar artifÃcios para chantagear seus pais. E somente quando a criança atinge cerca de 7 anos passa a ter a capacidade de diferenciar com clareza o falso do verdadeiro.
A mentira quase sempre é utilizada pelos indivÃduos como forma de evitar o sofrimento. Ela pode ocorrer de maneira consciente ou inconsciente. Em sua forma inconsciente, acontece um processo denominado pela psicologia de mecanismo de defesa, que pode ser de três tipos: negação, projeção e introjeção. Negamos os fatos desagradáveis e as sensações dolorosas, como se não existissem. Projetamos nos outros, ou nas coisas, fatos nossos que nos são repugnantes, como se não nos pertencessem. Introjetamos objetos de desejo, que podem ser coisas ou pessoas, como se fossem nossos.
Isso significa que mentimos para nós mesmos e acreditamos em nossas mentiras para evitar a dor ou para obter prazer. Nesse caso poderÃamos dizer que se trata de uma “mentira justificada”, pois seu objetivo é esconder ou falsear fatos, buscando o bem para nós mesmos e para nossos semelhantes. Portanto, se a prática da mentira não envolver o hábito, a perversidade e a hostilidade, e se não deixar seqüelas, ela pode ser útil e até necessária. O problema é estabelecer a diferença entre os tipos de mentira.
2006-08-11 06:58:46
·
answer #6
·
answered by FÊNIX 3
·
0⤊
0⤋
É mais fácil falar a verdade, mas em certos casos antes uma alegre mentira do q uma triste verdade, não é?
2006-08-11 06:58:15
·
answer #7
·
answered by Nara_Fake 2
·
0⤊
0⤋
vai ver porque as vezes pensamos que mentindo evitamos que as pessoas se magoem, o que na realidade nao e verdade
"mais vale uma verdade dolorosa do que uma mentira bondosa"
Abracos!!
2006-08-11 06:56:18
·
answer #8
·
answered by kenji 3
·
0⤊
0⤋
Porque nem sempre á mais fácil ou mais conveniente "falar" a verdade.´"Vivê-la" é que é difícil.
As palavras faladas são levadas pelo vento.
As palavras escritas permanecem.
As palavras gravadas no coração eternizam-se.
2006-08-11 06:55:01
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
às vezes a mentira é necessária. Para não magoar ou ofender a alguem. Por isto desde cedo aprendemos a mentir.
2006-08-11 06:54:05
·
answer #10
·
answered by * Kelly M* 3
·
0⤊
0⤋