Partenogénese, vem do grego - "virgem" + "nascimento". Refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião ou semente sem fertilização, por reprodução assexuada.
A partenogénese ocorre naturalmente em plantas agamospérmicas, invertebrados (pulgas de água, afídeos, etc) e alguns vertebrados (lagartos, salamandras, peixes, etc...). Os organismos q se reproduzem por este método estão geralmente associados a ambientes isolados c ilhas oceânicas. Na maioria dos casos a partenogénese é apenas uma possibilidade eventual, sendo a reprodução sexuada a mais comum. A partenogénese é vista c uma das possibilidades p pôr em práctica a clonagem de primatas.
Atualmente, a biologia evolutiva prefere utilizar o termo telitoquia, por considerá-lo menos abrangente q o termo partenogênese. É em muitos grupos de animais um estratégia de vida. Por exemplo, no caso de alguns animais c os rotíferos e os crustáceos cladóceros, em condições ambientais ideais, só existem populações de fêmeas, q se reproduzem por telitoquia, mas qdo o ambiente se torna desfavorável p o desenvolvimento da população, aumento da população, pouco alimento, transformações ambientais bruscas, as fêmeas produzem ovos que darão origem a machos q se acasalarão com as fêmeas formando ovos de resistência, esses ovos podem germinar em outros locais mais favoráveis, iniciando uma nova população só de fêmeas. Por que estes animais só resolvem se reproduzir sexuadamente quando as condições são mais adversas? Não tenho resposta e alguns cientistas tb ñ.
Espero ter respondido sua pergunta. É um assunto muito extenso, mas ñ complexo.
2006-08-11 02:46:44
·
answer #1
·
answered by Kinha 3
·
1⤊
1⤋
partenogênese é o termo utilizado para designar o desenvolvimento de um embrião, de qualquer ser vivo, sem a contribuição gênica paterna. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem. Este é um tipo de reprodução assexuada. Atualmente, a biologia evolutiva prefere utilizar o termo telitoquia, por considerá-lo menos abrangente que o termo partenogênese. A partenogênese, ou telitoquia, é em muitos grupos de animais um estratégia de vida.
2006-08-11 02:38:12
·
answer #2
·
answered by André21RJ 2
·
1⤊
0⤋
A partenogênese é o termo utilizado para designar o desenvolvimento de um embrião, de qualquer ser vivo, sem a contribuição gênica paterna. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem. Este é um tipo de reprodução assexuada.
A Milena disse o que era paternocarpia ("é o desenvolvimento de uma semente ou embrião sem fertilização") que ocorre com a banana por exemplo.
2006-08-11 07:54:16
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Alguns insetos são capazes de se reproduzir sem que haja fertilização. O resultado são indivíduos diplóides quando não ocorre meiose (aphidae) ou quando o corpo polar se funde ao ovo formando o zigoto (lepidoptera). Podem ser formados indivíduos haplóides quando o macho (hymenoptera) ou a fêmea (várias espécies) nascem do ovo não fertilizado. Pode ser obrigatória ou facultativa.
2006-08-11 02:41:38
·
answer #4
·
answered by NOXALI 4
·
0⤊
0⤋
Partenogênese é o desenvolvimento de uma semente ou embrião sem fertilização. É um processo de reprodução assexuada.
Espero ter ajudado em algo.
2006-08-11 02:38:27
·
answer #5
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋