English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Uma vez me disseram que os bichos podem viver mais de 50 anos. Verdade?

2006-08-10 19:19:44 · 6 respostas · perguntado por Carlos "K" Traviz 1 em Animais de Estimação Outros - Animais de Estimação

6 respostas

Capivara
Hydrochoerus hydrochoeris

ORDEM: Rodentia
FAMÍLIA: Hydrochaeridae
NOME CIENTÍFICO: Hydrochoerus hydrochoeris
NOME COMUM: Capivara (Brasil e Paraguai)
OUTROS NOMES: Carpincho (Argentina); chiguiro (Colômbia); chiguire (Venezuela).
NOME EM INGLÊS: Capybara
TEMPO DE VIDA: 10 a 12 anos

HABITAT: florestas úmidas e secas, pastagens próximas à água (região dos Lhanos e pantanal)

DISTRIBUIÇÃO: Norte da Argentina ao Panamá

ORIGEM: Mamífero, roedor, típico da América do Sul. Animal silvestre, de caça. Mas sabe-se que foi criado desde tempos imemoriais como bicho de estimação por antigas tribos indígenas. Seu nome em tupi-guarani, significa "comedor de capim".

PREDADOR NATURAL: Onças, jacarés e piranhas.

DENTIÇÃO: Seus incisivos são gigantescos e medem, cada um, mais de 1 cm de largura, na superfície cortante. Os incisivos crescem sem parar e podem medir até 7 cm se não forem desgastados, coisa que a capivara consegue mordiscando pedras e troncos de árvore.

PELAGEM E APARÊNCIA: escassa e grosseira, e acastanhada, com reflexos escuros e avermelhados. Tem quatro dedos nas patas dianteiras e três nas traseiras, dedos unidos por uma membrana, o que faz dela uma ótima nadadora. Olhos, orelhas e narinas em linha: quando nada, a capivara mantém apenas essa parte da cabeça acima da flor d'água. Possui muito fôlego e é capaz de ficar sem respirar por 5 minutos ou mais.

PESO AO NASCER: cerca de 2kg

PESO DE ADULTO: 60 kg, em cativeiro, este peso pode ser bem maior

TAMANHO ADULTO: 1 a 1,30 m de comprimento e 0,50m de altura

HABITOS: vive em manadas e tem hábitos noturnos. De manhã descansa na sombra, à tarde gosta de nadar e à noite sai para alimentar-se. O grupo anda sempre em trilhas fixas, caminhando em fila, um com a cabeça sobre a anca do outro. Parada, adota um postura incomum entre os mamíferos: fica sentada, como o cão. Em terra é lenta, por isso, nunca se afasta dos rios ou lagos, onde convive bem com bois, cavalos ou mesmo jacarés (perigosos para os filhotes)

ALIMENTAÇÃO EM LIBERDADE: A capivara se alimenta quase exclusivamente de capinas e prefere grama curta, porque seus dentes permitem cortar folhas e talos bem rentes ao solo. Na água, gosta de mergulhar e comer algas que crescem nas pedras. Sempre que seu habitat natural sofre alguma alteração, costuma também invadir plantações, principalmente milharais e canaviais. Não se aventura, porém, a afastar-se por mais de 3 km do habitat.

ALIMENTAÇÃO EM CATIVEIRO: Em cativeiro, pode ser alimentada só de capim (especialmente o camerum). O importante é complementar com outros alimentos. Rações balanceadas podem fazer a capivara ganhar até 150g de peso ao dia, enquanto na natureza ganha apenas 50g. Mas ela também aceita raízes, frutas, milho, cana-de-açúcar, talo de bananeira, coquinhos, aguapés e resíduos de peixe. A ração deve contar, entre outras, substâncias ou alimentos tais como proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e sais minerais, de modo a favorecer-lhe o crescimento.

ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES: Os filhotes podem ser criados com a mesma alimentação dos adultos, mas a ração pode ser enriquecida com leite de vaca, pão e raízes.

UTILIDADE: Em seu habitat natural, a capivara sempre foi muito procurada como animal de caça, por causa da carne, do couro e do óleo. Com o início de sua criação em cativeiro, oferece essas e outras utilidades:

CARNE - tem 24% de proteína bruta, mais que a do porco ou do boi. É seca, parece lombo de porco, mas tem sabor bem característico, agradável. Pode ser consumida "verde" (cozida, assada ou frita), seca ao sol - charque -, em forma de embutidos (presunto, salsichas, por exemplo) ou ainda defumada (frios).
COURO - Estica num só sentido e dá ótimas luvas antitérmicas ou qualquer outro produto industrial.
GORDURAS - Apesar de magra, a capivara também forma toucinho. A gordura, no entanto, tem sido tradicionalmente usada para o preparo de óleo medicinal, usado para cicatrização e até contra reumatismo e bronquite (friccionando).
PÊLOS - São mais compridos e grossos que os de porco. Podem ser usados para a fabricação de pincéis.
ESTERCO - Serve para a preparação de adubo orgânico. A capivara elimina 20 gramas de excremento por dia para cada quilo de seu próprio corpo.

GESTAÇÃO: período de gestação varia de 119 a 125 dias; 4 a 6 filhotes por ano, podendo chegar a 8

CIO: o cio se repete entre 14 e 121 dias e dura vinte a 26 horas.

IDADE REPRODUTIVA: por volta de 14 meses, a fêmea já pode procriar e sua vida útil como matriz chega aos 4 anos. O macho também inicia o seu interesse pela fêmea aos 14 meses mas, se torna maduro apenas aos 18 meses. Serve como reprodutor até cerca de 5 anos de idade.

2006-08-10 19:31:58 · answer #1 · answered by James 3 · 0 0

aí depende do tamanho,sexo,tamanho da orelha,e cor da língua?

2006-08-14 20:31:43 · answer #2 · answered by luizao 3 · 0 0

Depende de qual capivara você está falando.Das de duas ou quatro patas??

2006-08-11 10:38:29 · answer #3 · answered by biba 2 · 0 0

O carlos, normalmente uma capivara vive em torno de 10 anos. Ja tivemos casos aqui na fazenda, de capivara que viveu até os 18 anos, mas essa foi uma exceção.

2006-08-11 10:02:23 · answer #4 · answered by Tárcio <Sistema Xucro> 2 · 0 0

68 anos

2006-08-11 06:42:05 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

capivara macho ou femea?

2006-08-11 02:29:10 · answer #6 · answered by Cherry c 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers