O que é MBA? 01
Muito se fala em MBA e no peso positivo que ele pode dar a um currículo, mas muita gente ainda sabe o que significam essas três letras. Outras pessoas sabem o que é, mas ainda não tem referências de como escolher o melhor MBA, onde ou qual o seu custo.
Para esclarecer algumas dúvidas sobre MBA, conversamos com a jornalista Maria Tereza Gomes, autora do livro 'O guia dos MBAs' (Editora Campus - R$ 35).
C&S - MBA hoje em dia está na moda. Mas, o que é MBA? Qual o significado dessas três letras?
MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em Português, Mestre em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da administração, onde são estudadas matérias de marketing, finanças, RH, contabilidade etc.
C&S - MBA custa caro e também exige tempo. As recompensas para a vida e para a carreira de quem faz um MBA são válidas?
Nunca encontrei ninguém que tivesse se arrependido de ter feito um MBA. As recompensas para a carreira variam muito de profissional para profissional, mas um diploma de MBA abre portas para a vida de qualquer executivo, de um modo geral. Um MBA fora do país faz ainda mais diferença. Ganha-se experiência em outra cultura, faz-se amigos de todo o mundo e, aí sim, o período de estudante é freqüentemente descrito como o melhor ano da vida daquela pessoa.
C&S -É verdade que nunca tantos brasileiros fizeram MBA antes?
Segundo pesquisas recentes de uma consultoria de RH de São Paulo, o número de brasileiros cursando MBA cresceu cerca de 620%, entre 1991 e 1998, numa análise nas 12 escolas de renome, em todo o mundo. Na minha opinião, o crescimento foi ainda maior desde 1998. Somente a Universidade de Michigan tem cerca de 35 brasileiros estudando no momento e um número similar pode ser encontrado em outras escolas, como Kellogg, Harvard e Wharton.
C&S - O livro é mesmo um guia para quem busca orientações sobre MBAs?
A minha proposta com o livro é dar aos leitores as principais informações sobre como fazer um MBA, como ser aceito numa boa escola, o que ele vai aprender lá, como pagar o curso e, no meio de tudo isso, citar exemplos de brasileiros que fizeram, ou estão fazendo, um MBA fora do Brasil. O objetivo do livro realmente é servir como um guia quando o assunto for MBA, inclusive para ajudar os indecisos na sua escolha e para preparar os que já estão decididos. Estes últimos precisam saber como entrar na melhor escola de acordo com o tempo que dispõe, de acordo com as necessidades da sua carreira e com o dinheiro para investir no curso.
C&S - Qualquer pessoa pode fazer um MBA ou é necessário algum pré-requisito?
Acredito que quem deve fazer MBA é aquele profissional que, independente da área, deseja aprender como administrar uma empresa, tanto uma multinacional como um negócio próprio. Mas, existem alguns pré-requisitos sim:
- experiência profissional de pelo menos três anos;
- fluência em inglês, principalmente para aqueles que querem fazer um MBA fora do Brasil;
- convencer a escola, por meio de uma entrevista e análise de currículo feitos numa pré-seleção, que será um bom aluno.
C&S - É muito caro fazer um MBA ou as pessoas exageram um pouco?
O preço varia de acordo com o curso escolhido, com a escola, a duração e a qualidade do curso. Por exemplo, um MBA de dois anos, realizado fora do Brasil, custa cerca de US$ 120 mil. Esse valor diminui em escolas pequenas e de menor prestígio.
C&S - Você tem alguma dica para quem está pensando em cursar um MBA mas não sabe por onde começar?
Esse processo de decisão e escolha é longo. O melhor caminho é pesquisar o que cada escola oferece, compará-las e ver qual delas dispõe do melhor programa de acordo com as necessidades de cada um. Há uma grande variedade de MBAs dentro e fora do Brasil e é difícil saber qual é o ideal para cada leitor. O que sempre recomendo para quem vai fazer MBA fora do Brasil é verificar os rankings publicados na imprensa e tentar entrar nas melhores escolas.
* Entrevista publicada na edição 50 do Jornal Carreira & Sucesso
MBA: uma valorização para o seu futuro
Os MBA (Master Business Administration) não são um mestrado, têm características próprias e um cariz muito prático e aplicado, ao contrário do que acontece com a maioria das pós-graduações. Não é propriamente um curso académico mas uma decisão a tomar dentro de um processo de carreira.
MBA 02
O MBA é fundamentalmente um passo importante que deve ser ponderado antes de ser dado. Isto porque você só tem a ganhar se estiver realmente preparado antes de apresentar a sua candidatura.
Os MBA são cursos que o valorizam, mas também exigem de si bastante preparação.
As comissões de avaliação têm várias decisões à sua espera.
Veja quais são...
Entrei!
Se já conseguiu ser admitido parabéns, mas leia com atenção a carta em que lhe comunicam a sua admissão.
O comité de avaliação pode recomendar nalguns casos que complete um curso de preparação para assegurar que os seus conhecimentos gerais se encaixam no perfil pretendido.
Fui rejeitado...
O número de lugares para os MBA são poucos pelo que não deve deixar-se abater se for rejeitado.
Lembre-se que pode sempre tentar concorrer de novo e provar que nesse momento é um candidato melhor do que era da primeira vez que concorreu.
No espaço de tempo entre as duas candidaturas, tire o maior número de cursos que puder, em princípio que tenham algo a ver com o MBA que pretende tirar. Ganhe experiência e valorize-se!
Admissões deferidas
Esta decisão está reservada para quando o comité o considerar um potencial candidato e acreditar que você só vai beneficiar se tiver mais um ou dois anos de experiência laboral.
Em lista de espera
As escolas usam uma lista de espera, o equivalente ao purgatório.
Se não for chamado de imediato não desespere! Afinal, quem espera sempre alcança!
Peça uma entrevista
Pode sempre pedir uma entrevista antes de lhe darem a decisão final.
Esta é uma excelente oportunidade de conseguir pontos a seu favor.
Para melhor decidir se deve ou não enveredar por um MBA, é necessário saber alguma coisa sobre ele e com o que pode contar:
Duração - A tempo inteiro, os MBA's podem ter a duração de 1 ano, se for numa universidade europeia, ou 2 anos se for numa universidade americana; Há ainda outros programas que podem ser ainda mais longos, durando 4 ou 5 anos;
Língua inglesa- Apresentam uma forte componente de materiais e aulas nesta língua, daí que o seu domínio seja importante. Geralmente é exigido um teste de compreensão do inglês, sendo que é um critério de selecção.
Custos - As propinas são por norma elevadas, conte ainda com os custos de frequência e manutenção num país ou cidade diferentes; Impõe-se uma análise às poupanças ou condições de financiamento antes de tomar a decisão de fazer um MBA;
Especializações - O MBA pode tomar um carácter geral mas geralmente incide numa área de especialização a desenvolver no trabalho de final de curso ou nas disciplinas optativas escolhidas, essas áreas podem ser desde as finanças ao marketing passando pelas mais recentes tecnologias da informação, gestão de recursos humanos ou gestão internacional, entre outros.
Além das decisões de que está à espera veja as razões pelas quais deve fazer um MBA:
É uma valorização pessoal e profissional.
É uma forma de conseguir subir dentro da empresa em que trabalha.
É mostrar que é ambicioso.
É ter uma formação para além da universitária, que hoje em dia já não chega.
Se pretende fazer um MBA faz muito bem porque é um factor muito importante de valorização, no entanto, não deixe de pensar se é realmente a altura certa.
Por vezes será requerida uma formação laboral ou estudantil acrescida, para a frequência do MBA, por isso, antes que lha peçam, faça-a e candidate-se depois ao MBA dos seus sonhos.
AF
2006-08-10 13:46:28
·
answer #1
·
answered by tabata ferreira 2
·
1⤊
0⤋