Um objeto, em programação, é uma entidade autônoma que agrega um conjunto de dados às rotinas que manipulam estes dados, comunicando-se com o restante do programa através da troca de mensagens.
Uma linguagem orientada a objetos é uma linguagem de programação contendo os dispositivos necessários para a definição das classes de objetos, criação de instâncias desses objetos e regulação da troca de mensagens entre eles.
As vantagens principais são:
1) Encapsulamento: cada objeto reune em si todo o necessário para a implementação de uma funcionalidade, de modo que, ao ser necessária a modificação de uma funcionalidade qualquer (por exemplo, a forma de calcular um imposto) não é necessário procurar em todo o programa pelos locais onde as mudanças são necessárias, basta alterar o objeto que cuida desta funcionalidade
2) Reusabilidade: o conceito de objeto facilita a reutilização de pedaços de um programa na hora de construir-se outros. Basta saber o que o objeto faz e como comunicar-se com ele.
3) Escalabilidade: se mais de uma pessoa for participar da criação de um sistema, fica natural a divisão do trabalho, cada uma cuidando de um ou mais objetos específicos, precisando entrar em acordo apenas quanto a respeitar a forma de comunicação entre os objetos.
4) Herança: os objetos não precisam serem criados todos a partir do nada. Um objeto pode "herdar" o comportamento de outro, alterando apenas uma ou outra coisa necessária. Assim, você poderia criar um objeto "Pessoa" para guardar nome, endereço, telefone, etc e depois criar a partir dele, por herança, objetos como "Cliente" e "Fornecedor", mudando nestes apenas aquilo que os diferencia de uma "Pessoa" genérica.
2006-08-10 13:26:28
·
answer #1
·
answered by Geek 5
·
2⤊
0⤋
nossa! os cara botaram um tutorial ae! hahahha
curto e grosso velho...
OO é uma maneira de programar...e a vantagem é de tu reutilizar teu cógido...funções que tu cria...tu pode usar novamente e dependendo da liguagem...possibilitar uma infinita melhora na visualização di código!
vlw
2006-08-11 07:12:43
·
answer #2
·
answered by gm 2
·
0⤊
0⤋
A Orientação a Objeto é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos.
Em alguns contextos, prefere-se usar modelagem orientada ao objeto, em vez de projeto.
A análise e projeto orientados a objetos têm como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software. O funcionamento deste sistema se dá através do relacionamento e troca de mensagens entre estes objetos.
Hoje existem duas vertentes no projeto de sistemas orientados a objetos. O projeto formal, normalmente utilizando técnicas como a notação UML e processos de desenvolvimento como o RUP; e a programação extrema, que utiliza pouca documentação, programação em pares e testes unitários.
Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definidos nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos.
Smalltalk, Perl, Python, Ruby, Php, C++, Java e C# são as linguagens de programação mais importantes com suporte a orientação a objetos.
2006-08-10 20:37:19
·
answer #3
·
answered by Fiapo 4
·
0⤊
0⤋