Tecnologia (palavra de origem grega, (τεχνολογια) techne (τεχνη) "ofício" + logia (λογια) "que diz") é um termo bastante abrangente que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva respectivamente, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar respectivamente. Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.
[editar]
Tecnologia e economia
Robôs industriais em uma montadora de carros.Existe um equilíbrio muito tênue entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia trás para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior, e, ainda assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.
As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição, que, se não for controlada a tempo, evoluirá para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominamos desemprego estrutural. Um dos países que mais sofrem com este problema é o Japão, sendo que um dos principais motivos para o crescimento da economia deste país ter freado a partir da década de 90 foi, justamente, o desemprego estrutural.
[editar]
Lista de Tecnologias
Tecnologias clássicas
Agricultura
Astronomia
Roupa
Fogo
Medicina
Mineração
Parafuso
Roda
Transportes
Escrita
Tecnologias avançadas
Genética
Biotecnologia
Armazenamento de energia
Purificação de água
Instrumentação
Metalurgia
Microondas
Microtecnologia
Microfluidos
Engenharia molecular
Nanotecnologia
Reator nuclear
Energia nuclear
Fusão nuclear
Raios X
Armas nucleares
Armas químicas
Armas biológicas
Tecnologias de comunicação
Satélite artificial
Fotografia
Vídeo
Reprodução de música
Gravação digital
Tecnologia de áudio e som
Tecnologia elétrica fundamental
Eletricidade
Resistor
Indutor
Energia elétrica
Capacitor
Geração de eletricidade
Transmissão de energia elétrica
Distribuição da eletricidade
Controle de energia
Motor elétrico
Tecnologia de informação
Semicondutor
Tubo de vácuo
Eletrônica
Transistor
Circuitos integrados
Informática
[editar]
Ciência e tecnologia
A lente das câmeras digitais é um exemplo de aplicação do conhecimento científico em tecnologias úteisA ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas uma da outra. Geralmente, a ciência é e o estudo da natureza rigorosamente de acordo com o método científico. A tecnologia, por sua vez, é a aplicação de tal conhecimento científico para conseguir um resultado prático. Como exemplo, a ciência pôde estudar o fluxo dos elétrons em uma corrente elétrica. Este conhecimento foi e continua sendo usado para a fabricação de produtos eletrônicos, tais como semicondutores, computadores e outros produtos de alta tecnologia.
Esta relação próxima entre ciência e tecnologia contribui decisivamente para a crescente especialização dos ramos científicos. Por exemplo, a física se dividiu em diversos outros ramos menores como a acústica e a mecânica, e estes ramos por sua vez sofreram sucessivas divisões. O resultado é o surgimento de ramos científicos bem específicos e especialmente destinados ao aperfeiçoamento da tecnologia, de acordo com este quesito podemos citar a aerodinâmica, a geotecnia, a hidrodinâmica, a petrologia e a terramecânica.
[editar]
História da tecnologia
A história da tecnologia é quase tão velha quanto a história da humanidade, e se segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. A história da tecnologia, tem conseqüentemente embutida, a cronologia do uso dos recursos naturais, porque, para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de qualquer coisa, do uso de um recurso natural adequado. A história da tecnologia segue uma progressão das ferramentas simples e das fontes de energia simples às ferramentas complexas e das fontes de energia complexas, como segue:
As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples. Os processos mais antigos, tais como arte rupestre e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e a roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e "crús" em produtos úteis. Os antropólogos descobriram muitas casas e ferramentas humanas feitas diretamente a partir dos recursos naturais.
A descoberta e o conseqüente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitam do calor para serem úteis. A madeira e o carvão de lenha estão entre os primeiros materiais usados como combustível. A madeira, a argila, e a rocha (tal como a pedra calcária), estavam entre os materiais mais adiantados a serem tratados pelo fogo, para fazer as armas, cerâmica, tijolos, e cimento, entre outros. As melhorias continuando tais como a fornalha permitiram a abilidade de derreter e forjar o metal (tal como o cobre, 8000 aC.), e eventualmente à descoberta das ligas, tais como o bronze (4000 a.C.). Os primeiros usos do ferro e do aço, data de 1400 a.C..
Avião de caça F-16 FalconAs ferramentas mais sofisticadas incluem desde máquinas simples como a alavanca (300 a.C.), o parafuso (400 a.C.), e a polia, até a maquinaria complexa como o computador, os dispositivos de telecomunicações, o motor elétrico, o motor a jato, entre muitos outros. As ferramentas e máquinas aumentam em complexidade na mesma proporção em que o conhecimento científico se expande.
A maior parte das novidades tecnológicas costumam ser primeiramente empregadas na engenharia, na medicina, na informática e no ramo militar. Com isso o público doméstico acaba sendo o último a se beneficiar da alta tecnologia, já que ferramentas complexas requerem uma manufaturação complexa, aumentando drásticamente o preço final do produto.
A energia obtida do vento, da água, dos hidrocarbonetos e da fusão nuclear. A água fornece a energia com o processo da geração do hidroenergia. O vento fornece a energia usando correntes do vento usando moinhos de vento. Há três fontes principais dos hidrocarbonetos , ao lado da madeira e de seu carvão, gás natural, e petróleo. O carvão e o gás natural são usados quase exclusivamente como uma fonte de energia. O coke é usado na manufatura dos metais particularmente de aço. O petróleo é amplamente usado como fonte de energia (gasolina e diesel) e é também um recurso natural usado na fabricação de plásticos e outros materiais sintéticos. Alguns dos mais recentes avanços no ramo da geração de energia incluem a habilidade de usar a energia nuclear, derivada dos combustíveis tais como o urânio, e a habilidade de usar o hidrogênio como fonte de energia limpa e barata.
[editar]
Tipos de tecnologia
Também podemos classificar a tecnologia de acordo com seu campos de estudo:
Ciências aplicadas
Arte e linguagem
Tecnologia da informação
Tecnologia militar e tecnologia de defesa
Tecnologia doméstica ou residencial
Engenharia
Tecnologia medicinal
Tecnologia do comércio
2006-08-10 12:16:35
·
answer #3
·
answered by Flávia HP 4
·
1⤊
0⤋