Matérias difíceis não existem. O que existem são matérias com as quais o aluno tem pouco afinidade e, por isso, cria barreiras que dificultam a passagem de conhecimento por parte dos professores, muitas vezes mal remunerados e desinteressados.
Os alunos fracos estão aí, mas a culpa não é só deles. A culpa é da família que não incentiva a pesquisa e a busca do conhecimento, das escolas que não oferecem uma estrutura que otimize o aprendizado e desenvolva, mais do que alunos gravadores, pensadores que saibam não só repetir fatos históricos decorados, mas raciocinar e colocar sua idéias em ordem e dissertar e formar suas próprias opiniões. O Brasil continua sendo um país sub-desenvolvido porque o brasileiro acha que construir prédios e colocar pessoas semi-capacitadas(não é culpa dos professores, mas o sistema universitário do Brasil é péssimo) para lecionar em uma turma de 80 alunos, dos quais muitos têm imensa deficiência no aprendizado vai fazer destes alunos profissionais capacitados que poderão mudar o país através de suas ações. A educação brasileira precisa ser revista! Não podemos nos dar ao luxo de entregar nossas crianças para que "babás" com o diploma do ensino médio(às vezes nem isso) tentem ensiná-las a ler e escrever. Na Coréia os alunos menores são ensinados por doutores. Por que? Porque eles reconhecem a importância de uma boa base! A reforma da educação(que os militares fizeram o favor de adiar) terá que ser feita de baixo e atingir à todos. Os políticos só consideram importante a placa de inauguração da escola. Não fazem nada para mudar o interior, quando a casca é o menos importante. Se o governo diz que os alunos de escola pública não se interessam pela escola(ou, o que importa mais ao governo, com o patrimônio da escola) devemos pensar no que os professores pensam dela quando simplesmente não aparecem. A profissão mais importante no Brasil é mau remunerada. O professor passou a ser, ele próprio, um gravador que tem por missão repetir algo até que o aluno aprenda. Não é possível, para um professor, sobreviver com os ridículos incentivos destinados às pesquisas nas universidades ou com os salários dos professores (até mesmo os universitários). Os melhores pesquisadores brasileiros são, eventualmente, convidados por empresas ou universidades estrangeiras a trabalhar no exterior e eles vão. E nós vamos perder algo valiosíssimo para o país, que é a propriedade intelectual de seus habitantes. Resumindo o círculo vicioso:
Os estudantes não recebem uma boa educação básica e têm dificuldade de aprendizado e acabam desistindo de aprender, pricipalmente as matérias com as quais eles têm pouca afinidade, por não terem professores capacitados para perceber essa deficiência e ajudá-los(quando tem professores interessados em fazê-lo) pois a maioria dos professores é desinteressado e muitos tiveram sua próprias deficiência de aprendizado, até mesmo nas universidades, e hoje têm os mesmos problemas que tinham seus antigos professores e, por isso, cometem os mesmos erros e aculpa de tudo isso é da preguiça do poder público que depende dos votos destes eleitores mal informados e mal preparados. Mais uma eleição vem aí e, parece, nada vai mudar.
2006-08-10 10:03:13
·
answer #1
·
answered by Cidadão do mundo 2
·
1⤊
0⤋
Matérias difíceis não existem. A correção para esta expressão seria: "matérias inadequadas para os alunos, seja por causa da idade ou outros fatores".
Alunos fracos também não existem. O professor deve buscar o potencial dos alunos. Não é nenhuma novidade que o professor tem a capacidade de desestimular os alunos com uma abordagem errônea de algum assunto. O assunto tem que ser relacionado com a vivência do aluno. Se isso acontecer, é certo que o aluno não se mostrará "fraco".
Professores ruins existem sim, e são a maioria!
Métodos inadequados de ensino, então, nem se fala! A rede pública inteira, com raríssimas exceções usam métodos inadequados de ensino. Como pode uma escola oferecer um bom método de ensino se ao mesmo tempo sofre escassez de recursos? Mas isso não significa que a salvação seja simplesmente colocar o estudante em uma escola particular. Muitas escolas particulares também abordam erroneamente o ensino. Para bons resultados, o ideal é haver uma parceria e acompanhamento envolvendo família, aluno e escola.
2006-08-10 16:01:36
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho que você ainda esqueceu da falta de estrutura das escolas públicas, que não dão ânimo a nenhum aluno, falta de incentivo, muitas vezes por parte dos professores. A educação no Brasil é um caso sério. Não há base na educação infanto-juvenil e, quando os alunos chegam no final do terceiro ano, pobres, têm que encarar a procura por emprego, ou mensalidades caríssimas de faculdades particulares, porque não há uma mentalidade na escola pública para o ensino superior, acredite, não sei você, mas estudei toda a minha vida nelas. Os alunos de escola pública recebem ensino para procurar empregos rápidos e medíocres. Não acredito em alunos fracos, acredito no desinteresse pelo ser humano mais necessitado; não acredito em professores ruins, acredito em professores mal remunerados, que não possuem incentivo nem tempo para preparar boas aulas, pois têm que arranjar vários empregos ao mesmo tempo; métodos inadequados? Também. Além da falta de estrutura. O estudo no Brasil é um estudo chato, que a criança tem que aprender por obrigação, não por satisfação. É ensinado que a pessoa tem que aprender para arrumar emprego, não para saber mais sobre sua própria situação. Com isso, ficam os indivíduos sucetíveis a todo tipo de ideologia barata, sem nenhum senso crítico.
2006-08-10 15:48:49
·
answer #3
·
answered by RodbertH 3
·
0⤊
0⤋
nao existi alunos fracos e sim incapacitados de fazer algo mas por outro lado existe tambem metodos inadequados..........
2006-08-10 15:42:58
·
answer #4
·
answered by Gislayne A 1
·
0⤊
0⤋
Acho q existe todos...
2006-08-10 15:39:27
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Há tudo isso.
Há matérias difíceis, na qual os alunos não têm afinidade, paciência...
Há alunos fracos, que não conseguem acompanhar grades curriculares apertadas ou não fazem questão de ao menos tentar.
Há professores sem didática, professores que usam-se de sua posição como forma de hierarquia, blá, blá, blá
E há métodos muito inadequados de ensino (repetição é horrível, a meu ver.).
Por isso a educação é o que é.
2006-08-10 15:39:14
·
answer #6
·
answered by [V] [i] [h] 1
·
0⤊
0⤋
Eu colocaria uma opção a mais: alunos desinteressados. O que mais se aproxima das suas opções é alunos "fracos". Mas, na verdade é uma soma de tudo isso. Além da falta de perspectiva que ter estudo seja necessário para se dar bem na vida, graças ao enorme índice de pessoas com nível superior marginalizadas no mercado de trabalho exercendo atividades que requerem nível de instrução mais baixos.
2006-08-10 15:38:43
·
answer #7
·
answered by Cherry c 6
·
0⤊
0⤋
matérias difíceis não existem, o que existem são alunos desinteressados ou com dificuldades de aprendizado; professores ruins, que muitas vezes provocam a falta de interesse dos alunos; e métodos inadequados. Mas o grande problema acho que são professores e alunos ruins. Com um bom professor, qualquer método pode ser aplicado.
2006-08-10 15:36:52
·
answer #8
·
answered by carolina 2
·
0⤊
0⤋
olha:
para mim os métodos de ensino estão ultrapassados,
os professores formados nesse método são muito limitados,
ocorrendo que sendo assim, formam alunos cada vez mais despreparados (fracos),
que reclamam das matérias serem tão difíceis.
ou seja, é um ciclo viciso.
pobre de nossas crianças...
2006-08-10 15:36:04
·
answer #9
·
answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5
·
0⤊
0⤋
Tudo isso. Tem lugares que todos esses fatores estão reunidos em um só lugar, mas existem lugares que esses fatores existem isoladamente. Mas alunos "fracos" existem por dois motivos: Um deles é a falta de dedicação e outro a dificuldade de aprendizado em determinado aspecto. Existem disciplinas que possuem um conteúdo que exige muito de todos os alunos e aqueles que têm facilidade em aprender e se dedicam se sobressaem. Professores ruins e métodos inadequados eu acho que estão associados, pois um bom professor utiliza o método adequado para o ensino e aquele a que a turma se familiariza mais, pois um bom professor se utiliza de diversos métodos de ensino
2006-08-10 15:35:47
·
answer #10
·
answered by DanielMB 2
·
0⤊
0⤋