English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-10 07:55:07 · 17 respostas · perguntado por *☆ * Nefertari *╰☆╮ 5 em Educação e Referência Citações

17 respostas

Nefertari:
Parece haver uma certa confusão quanto à autoria da frase
Poucos sabem que foi da mente privilegiada de PETRARCHA, poeta italiano que viveu entre 1304 e 1374, que nasceu a frase imortalizada por FERNANDO PESSOA: "NAVEGAR É PRECISO; VIVER NÃO É PRECISO", usando o verbo precisar não na acepção de necessitar (como, erradamente, quase todos o fazem) mas no sentido correto de ser exato. "A Navegação é uma ciência exata, em comparação com a Vida, que sabemos onde começa e jamais onde termina!"
Fernando Pessoa deu-lhe outros significados.

2006-08-10 18:01:40 · answer #1 · answered by JSOS 4 · 5 3

Significa:
Navegar é exato, sem erros
Viver é totalmente aleatorio, sem uma exata certeza do futuro

Num barco vc vira o leme para um lado e o navio vai
Na vida nao é bem assim......

2006-08-13 08:49:20 · answer #2 · answered by Guinther 3 · 10 0

Ao falarmos que “navegar é preciso, viver não é preciso”, alguns logo citam a genialidade do escritor português, Fernando Pessoa. Indo um pouco mais adiante sobre o estudo dessa frase, aponta este que, o poeta ao mesmo tempo em que lançava uma sentença sobre a condição do homem, dialogava ricamente com a tradição histórica dos portugueses na exploração dos mares. Contudo, devemos saber que essa interpretação está longe de remontar as origens da afamada frase.

No século I a.C., os romanos viviam ativamente o seu processo de expansão econômica e territorial. Na medida em que Roma se transformava em um império de dimensões gigantescas, a necessidade de desbravar os mares, se colocava como elemento fundamental para o fortalecimento de uma das mais importantes potências de toda a Antiguidade. Foi nesse contexto que o general Pompeu, por volta de 70 a.C., foi incumbido da missão de transportar o trigo das províncias para a cidade de Roma.

Naqueles tempos, os riscos de navegação eram grandes, em virtude das limitações tecnológicas e dos vários ataques piratas que aconteciam com relativa frequência. Sendo assim, os tripulantes daquela viagem viviam um grave dilema: salvar a cidade de Roma da grave crise de abastecimento causada por uma rebelião de escravos, ou fugir dos riscos da viagem mantendo-se confortáveis na cidade de Sicília. Foi então que, de acordo com o historiador Plutarco, o general Pompeu proferiu essa lendária frase.

De fato, a afirmação do general Pompeu surtiu bons frutos. A viagem foi realizada com sucesso e o militar ascendeu ao posto de cônsul com amplo apoio das camadas populares romanas. Pouco tempo depois, esse mesmo prestígio o fez ser um dos integrantes do Primeiro Triunvirato que governou todo o território romano. Afinal, será que foi a vitória da história de Pompeu que levou o lendário escritor português a tomar empréstimo dessa instigante sentença? Quem sabe!

2014-04-15 07:45:35 · answer #3 · answered by Julio 2 · 5 1

Quer dizer que navegar é uma atividade precisa pois vc pode se orientar por mapas, planos, constelações Já viver não é tão preciso pois não temos manual. Quando o poeta usou a palavra "preciso" não é no sentido do verbo precisar (necessidade) mas como "certo", "seguro". Entendeu?

2006-08-10 08:06:13 · answer #4 · answered by doug 4 · 3 0

Quer dizer que navegar possui o itinerario certo, sem maiores contratempos, ou, dificuldades presumiveis. Mas, viver, é uma caixa de surpresas nem sempre tão boas ou queridas.

2006-08-12 10:08:52 · answer #5 · answered by trem-bala 4 · 0 0

A diferença entre o palpável

E o intangível esta às vezes apenas

No ato de esticar o braço,

Fazendo-o deve-se estar preparado

Para tudo, porque ate o que queremos.

Tem seu preço,

Se alto ou baixo.

Só depende da intensidade de seu amor.



VALDIR COSTA

2006-08-11 14:57:51 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Quer dizer que não adianta viver por viver. Seguir, navegar, caminhar sem um propósito é estar morto, sem vida. Navegar é preciso,mas com metas, objetivos a fazer; criando e recriando sempre fazendo da vida uma razão para vivê-la.

2015-10-05 01:41:38 · answer #7 · answered by Ana Flávia 1 · 0 1

Esta frase reflete bem o sentido de se ter uma paixão na vida. O autor, no caso, seria um amante dos mares, dos oceanos, de tudo relacionado a navegação. O grande sentido de sua vida está em navegar, de tal forma que as demais coisas que ele poderia viver são dispensáveis.
Se somos tomados por uma grande paixão em nossa vida, seja ela outra pessoa ou um determinado alvo profissional, tudo o que queremos é alcançar esta paixão. As demais coisas não são tão importantes.
Acho que é válido lutarmos por nossos sonhos, MAS é importante que não enlouqueçamos em nome de nossa busca, as vezes pisando nos outros para alcançarmos nossos objetivos.

2006-08-10 08:20:38 · answer #8 · answered by pensador 3 · 1 2

navegar significa trabalhar,seguir em frente....na frase viver nao é preciso é no sentido de querer se manter somente vivo ..porem nao fazer nada

2006-08-10 08:05:46 · answer #9 · answered by JORGE ALTAMIRANO 2 · 0 1

Isto é um poema, não ter que ter um significado só!
Para mimm significa que devemos dar importâncias a outras coisas que não parecem ter tanto importância , mas ,que no fundo, são importantes !

2006-08-10 07:59:43 · answer #10 · answered by Amora 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers