É uma longa história.
Tudo começa com o poeta português Bandarra, no século XV. Ele fazia poesias a respeito de um principe q nasceria de um bom rei, salvando a independencia de Portugal e transformando-o no reino de Deus na Terra.
No século XVI, o rei morreu sem deixar herdeiros, apenas a esposa gravida. Quem assumiria o trono caso a criança fosse natimorta, seria seu irmão, um bispo já bem idoso. E, se a criança nascer do sexo feminino, quem assumiria o trono seria o seu noivo, que seria algum principe da Espanha. Então, a unica possibilidade de independencia de Portugal se depositava em nascer um menino saudavel.
Nasceu Dom Sebastião, q logo foi assimilado com o principe proclamado nas poesias de Bandarra, vistas agora como profecias. Fora chamado de "O Escolhido", O Esperado" e etc.
Agora imagina a cabeça dessa criança: ela cresceu com todos acreditando q ela traria o reino de cristo para a terra! É claro q ninguém pode crescer são dessa forma... Dom Sebastião carregava esse peso na cabeça, até q....
... um dia ele teve um sonho, onde Deus aparecia para ele e dizia "Vá e lidere um exercito contra os muçulmanos. Fique na frente de batalha e só ataque qdo vires o meu sinal no céu". Era loucura ir atacar os muçulmanos, ainda mais na linha de frente. Porém, graças a crença fervorosa, ele conseguiu convencer seus suditos mais proximos e foi. Ficou esperando o sinal... q, aparentemente, não veio. Morreu em batalha, levando Portugal a uma surra em Alcacer-Quibir.
Seu corpo nunca foi encontrado.
Agora, imagine como a população recebeu a noticia!
Não acreditavam! Afinal, era o Escolhido de Deus! Pensavam q ele deveria ter sido preso, e q voltaria depois para o seu gloriosos reino.
Portugal então vira Reino Unido com a Espanha... e Dom Sebastião continua sendo esperado.
Passa-se uma década, 2, 3... 100 anos. A crença de q ele voltará continua, mas não mais como homem, e sim como guerreiro que comandará os cavaleiros do Apocalipse!
E vira uma crença comum em Portugal e, por tabela, no Brasil.
Os movimentos do Contestado e de Canudos são exemplos da força do Sebastianismo. E, se vc procurar bem no interior de Portugal e do Brasil, encontrará ainda hj pessoas q acreditam na sua volta
2006-08-10 09:58:28
·
answer #1
·
answered by Compostela 3
·
13⤊
0⤋
A lenda que leva o nome de "sebastianismo" tem a ver com a esperança dos portugueses em relação à volta de Dom Sebastião I de Portugal, morto na batalha de Alcácer-Quibir.
Como o corpo do falecido rei jamais foi recuperado, a população passou a acreditar na sua volta como a vinda de um "salvador da Pátria".
Seria o equivalente português da lenda do Rei Artur. Com a diferença de que Dom Sebastião, garantidamente, existiu.
2006-08-10 15:08:16
·
answer #2
·
answered by Verbena 6
·
1⤊
0⤋
Se não me engano é a crença que as pessoas tinham em que São sebastião ,viria a terra para salvar os pobres.Esta "doutrina" foi utilizada durante a guerra do contestado.
2006-08-10 15:02:04
·
answer #3
·
answered by Déa 3
·
1⤊
0⤋
D. Sebastião , o jovem rei que perde sua vida em batalha , à frente do seu exército a parte fÃsica desaparece nas areias da Ãfrica ; mas se alguns homens buscam a imortalidade este sem dúvida conseguiu , ainda que não fosse sua intenção , ele sobrevive no imaginário português e não só lá . Com certeza o mito por vezes se torna tragicamente real , seja na morte do próprio rei seja na imitação ou no suposto renascimento da figura. à a tragédia , o sofrimento e a esperança que alimentam o sebastianismo durante séculos , na angustia de um povo e a crença no porvir . Figura controversa que inspira admiração e ódio ao mesmo tempo , que se apresenta diferentemente para cada pessoa , D. Sebastião vai de messias a cretino , de salvador a demente , inspira paixões e atiça polêmicas.
Enfim é este caráter obsessivo , quase doentio que leva o Desejado a perder sua vida e de certa forma a independência portuguesa na batalha de Alcácer Quibir em 1578. Seu corpo jamais foi encontrado , pelo menos não para o povo português que desde então identifica o jovem rei como o seu Messias , aquele que conduzirá Portugal ao seu destino divinamente traçado , à um perÃodo de felicidade , paz e prosperidade , ou como diria Pessoa : “No mais é esperar por D. Sebastião , quer venha , quer não.”
2006-08-10 17:52:27
·
answer #4
·
answered by Zé 7
·
0⤊
0⤋
http://www.klepsidra.net/klepsidra2/sebastianismo.html
2006-08-10 15:58:35
·
answer #5
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
1⤋
Talvez alguma ceita fundada pelo sebastiao!!!!!!!!!
2006-08-10 16:02:56
·
answer #6
·
answered by Otavio Junior 3
·
0⤊
4⤋