Absolutamente! É absurdo o voto ser obrigatório. No século XIX, após a Revolução Francesa havia muitas discussões sobre quem deveria ter direito a votar. John Stuart Mill, filósofo inglês do século XIX, responsável, em grande parte, por conceder às mulheres o direito ao voto, defendia o seguinte - ninguém pode representar os interesses de outra pessoa da melhor maneira possível, pois o melhor defensor dos seus interesses é sempre você mesmo. Assim sendo, J. S. Mill defendia que a educação de qualidade deveria ser um direito de todos pois só assim, todos conseguiriam representar-se melhor. Ele acreditava que a democracia só funcionaria se o nível de educação do povo fosse muito bom. Veja, o cara disso isso no século XIX. Isso não foi feito e os resultados estão aí.
Em suma, acho que o direito ao voto deveria ser dado somente às pessoas com certo grau de instrução. Sem dúvida. Mas não defendo que muitos deveriam não votar, mas sim, que uma educação sólida e de ótima qualidade deveria ser direito garantido a todos.
Abraço!
2006-08-10 04:24:04
·
answer #1
·
answered by Dave 3
·
0⤊
0⤋
Eu acho que o voto ñ deveria ser obrigatório, E sabem porque? É por que muitos safado, isso é o político. eles se aproveitam da situação,comprando votos e não tem consciência do mal que eles fazem para própria população.é claro que muitos de nós somos culpa dos, pois permitimos que isso muitas das vx acontece. Por isso que o nosso Brasil tão rico de tudo, mesmos de justiça social. O Brasil o meu pais tão amado sta caminhando para um caos sem fim, e as nossa autoridades em vez de tomar alguma atitude. eles ficam sentado sem fazer nada para o nosso bem.nos stamos na mão de muitos políticos corrupto, pois os próprios pesam que somos burros, sei que é uma palavra um tanto drúxula, mais é isso que sta acontecendo. Hoje nos brasileiro já sta pensando melhor, e somando se vale apena voltar na pessoa indicada antes de voltar, acho eu que os brasileiros ñ stão mas vendendo os seus votos. pelo contrario. Stão mas conciente que precisamos de um pais melhor para nos, e nossos filhos. E sim voltar em uma pessoa que não se deixa se corromper pelo cistema atual que é uma vergonha para nossa nação.por isso sou contra ao voto obrigatório.l Só assim muitos políticos fariam as coisas com mas consciência.
2006-08-10 05:33:11
·
answer #2
·
answered by kety 1
·
0⤊
0⤋
Não sou a favor da obrigatoriedade do voto, mas acho absurda a idéia de estabelecer como critério para o voto que as pessoas tenham um "certo grau de instrução".
Isso não diminuiria a "compra" de votos e acredito que não se deve impedir que pessoas "menos instruídas" votem, mas sim lutar para que todos tenham direito a educação e dissernimento para escolher seus canditados.
Vale lembrar ainda que a chamada "elite" do país também vota em canditados corruptos e inaptos para governar, e a manipulação e a troca de favores também acontecem, porém de outras formas....
2006-08-10 04:39:17
·
answer #3
·
answered by Marina 3
·
0⤊
0⤋
Acho idiota... em quem eu voto se num confio em nenhum candidato?
Abraço
2006-08-10 04:38:47
·
answer #4
·
answered by ?*JR*? 5
·
0⤊
0⤋
Sim ,claro que sim.
2006-08-10 04:38:21
·
answer #5
·
answered by vevezinha 2
·
0⤊
0⤋
^Não é necessário que o voto continue sendo obrigatório o povo vai votar mesmo assim. Eu penso que a obrigatoriedade é que faz com que o voto continue sendo manipulado ou de "cabresto" como se costuma dizer.
2006-08-10 04:24:35
·
answer #6
·
answered by Teresinha S 1
·
0⤊
0⤋
Acho que o voto não deveria ser obrigatório, e mais deveria ser permitido o voto apenas às pessoas com no mínimo 1º grau completo e acima de 18 anos, e que estivessem e que não estivessem presas ou melhor condenadas.
2006-08-10 04:24:10
·
answer #7
·
answered by marcos 2
·
0⤊
0⤋
Concordo que um certo grau de instrução ajudariaa diminuir a compra de votos, a prática ciclica da corrupção e tudo mais, mas não acho que deveriamos revogar o sufrágio universal. Creio que o problema do voto obrigatório é que ele não gera a consciencia para a importancia da votação ...´
Além disso, o voto sem consciencia é um voto morto de qualquer expressão política além de um numero quantitativo.
Como diriam em outras questoes: não importa o número, mas sim a qualidade.
Concordo em muito com o voto livre, mas , daí, como poder falar também que os representanets escolhidos são legítimos mesmo sendo escolhidos por tão poucos que se propuseram a votar sendo o ato não obrigatório?
2006-08-10 04:19:57
·
answer #8
·
answered by leonardo o 2
·
0⤊
0⤋
ñ eu acho q as é quem deveria decidi.
2006-08-10 04:19:33
·
answer #9
·
answered by maria 3
·
0⤊
0⤋